sábado, 5 de junho de 2021

Deputados articulam para acelerar PEC que veta militar da ativa no governo

A decisão do comando do Exército de não punir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello levou deputados a tentar acelerar a votação de uma proposta de emenda constitucional que impede que militares da ativa ocupem cargos políticos no governo. A informação é do Jornal Nacional, da TV Globo.

O ex-ministro da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro, o general da reserva Santos Cruz manifestou na sexta-feira (4) contrariedade em relação à decisão do comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, de livrar o general Eduardo Pazuelo de qualquer punição por ter participado de ato político de apoio a Bolsonaro.

Em uma rede social, ele escreveu que sentiu vergonha da decisão e complementou: “É uma desmoralização para todos nós. Houve um ataque frontal à disciplina e à hierarquia, princípios fundamentais à profissão militar. Mais um movimento coerente com a conduta do presidente da República e com seu projeto pessoal de poder. A cada dia, ele avança mais um passo na erosão das instituições”.

Santos Cruz também criticou a forma como o presidente Bolsonaro tem se referido ao Exército brasileiro. Ele escreveu: “À irresponsabilidade e à demagogia de dizer que esse é o ‘meu exército’, eu só posso dizer que o ‘seu exército’ não é o Exército brasileiro. Este é de todos os brasileiros, é da nação brasileira”.

Segundo o jornalístico, a decisão de não punir um general da ativa, apesar das proibições previstas no estatuto dos militares e no regulamento disciplinar do Exército, gerou uma movimentação na Câmara dos Deputados em favor da votação de uma proposta para impedir que militares da ativa ocupem cargos políticos na administração pública.

A proposta da deputada Perpetua Almeida, do PC do B, muda a Constituição para determinar que o militar com mais de dez anos de serviço passará automaticamente para a inatividade, ao assumir cargo de natureza civil. O texto já tem a assinatura de 82 deputados – precisa de 171 para começar a tramitar.

O ex-presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, do DEM, apoia a votação. “A PEC impõe um limite e dá uma sinalização clara. Chega. Aqueles que estiverem na ativa precisam ir para reserva se quiserem continuar na administração pública, no campo civil da administração pública, nas questões de governo”, disse Maia.

O vice-presidente da Câmara Marcelo Ramos, do PL, disse que a PEC afasta a política dos quartéis: “Vou conversar com o conjunto de deputados e deputadas nesse sentido, de que não é uma ação contra governo, é uma ação a favor das Forças Armadas e contra a politização das Forças Armadas, que é ruim tanto à direita como à esquerda, como ao centro. A política não deve estar dentro dos quartéis”.

13 comentários:

  1. Militar é um cidadão brasileiro, porque tirar o direito deles?
    Cadê a igualdade?
    Que sistema autoritário é esse que quer criar conforme a conveniência do momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Militar na ativa já tem emprego. é funcionário publico. De fato não pode pela lei. Tem que se afastar de um pra assumir o outro.

      Excluir
    2. Quer dizer pedir licença, não deixa de ser militar.

      Excluir
    3. O servidor público que se candidata pede licença, não foi reeleito volta ao cargo como servidor, não é meu amigo?

      Excluir
  2. O narcotráfico, a bandidagem geral acostumaram roubar, prostituir o Brasil, fazer do Brasil uma fonte que jorra para sempre, sustentar a luxuria de dono de TV, jornalista de veículo de comunicação rede globo, artistas serviçal desta, maconheiros(as), a republica sindicalistas da roubalheira do PT e aliados, agora estão todos vendendo casas no exterior, vendendo avião, políticos apesar de ganhar robusto salários, mas querem continuarem com a prostituição e ser exemplo para as famílias brasileira, pedofilias, estupros, assassinatos, fuma maconha,
    roubar, roubar, roubar, assaltar, assaltar os cofres do Brasil, diante do fim do tráfico de cocaína internacional do combate de guerra do tráfico interno e externo, o Brasil nos 18 anos de PT sinônimo e cocaína, maconha, pedofilia, prostituição, estupro, venda de mulheres para prostituição internacional, esta legião do mau quer a volta de tudo de ruim ao Brasil, é uma luta sem fim, não vamos aceitar não Brasil, mesmo que usemos as armas, amém! Brasil, Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, não basta palavras, vamos por em prática, amém!
    Finalização; "quem sabe faz a hora e não espera acontecer" Vandré! Obs; o artista
    se revoltou pelo fato dos maconheiros, cheiradores de pó, bandidos terem usados essa canção contra os militares, amém! Se tiver dúvida maconheiros relentos, pesquise viu canalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cagando de novo com o cérebro, né FILHO DE MUTUNS? Esse seu ódio pelo PT deve ser complexo seu. Vá se limpar pq qdo vc escreve o fedor bate longe.

      Excluir
    2. Texto confuso com dificuldade para chegar uma conclusão. Logo se percebe que o indivíduo está sob efeito de substância química com traços paranóide.

      Excluir
    3. A BIBA IDOSA E FRUSTADA VOLTA A ATACAR. SE MANCA LOUCA, ARROMBA A PORTA DO ARMÁRIO, JOGA NO FUNDO DO MAR E ASSUME LOGO SUAS FANTASIAS DE RAINHA DO DESERTO, PAGA UM BOY DE PROGRAMA E TENTA SER MENOS AMARGA. LAELE.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Esse ai do comentario das 12:11 so pode ser mula lula kkkl baba-ovo do encantador de jumentos,o luladrão kkkk

      Excluir
  4. Bolsonaro sempre! Vamos pra cima deles.
    Estão com medinho? Militar lá dentro sim com o homi.

    ResponderExcluir
  5. É exército dele mesmo o presidente tá certo meu que não é

    ResponderExcluir
  6. Leiam a seguinte história:
    O Tigre o Burro pegaram um teima:
    O Tigre disse que o CAPIM É VERDE.
    O Burro disse que o CAPIM é AZUL.
    Diante de questão, concordaram em levar a questão para o REI LEÃO decidir.
    Ao ouvir ambos, o Leão decidiu que o BURRO tinha razão.
    Quando o Burro saiu da sala de audiência, o Tigre indagou: senhor LEÃO o senhor sabe que o capim é VERDE, como pode ter dado razão ao BURRO?
    Eis a resposta do LEÃO: eu sei que o capim é VERDE, dei razão ao oponente para que vc nunca mais teime com um BURRO.
    MORAL DA HISTÓRIA, nunca leia o que esse tal FILHO DE MUTUNS escreve.

    ResponderExcluir