terça-feira, 29 de junho de 2021

Jovem que estudou em casa sem energia elétrica na BA passa em medicina na UFRB

O jovem morador de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, que estudou em uma casa simples, emprestada da amiga, sem energia elétrica e internet, foi aprovado em medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) após quatro anos de preparação.

Matheus de Araújo Moreira Silva, de 25 anos, quase atingiu a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 com 980 pontos. As aulas do tão sonhado curso de medicina já começaram na segunda-feira (28), inicialmente de forma remota.

“Para mim foi surreal, foram oito anos fazendo Enem. Há quatro anos que eu tento fazer medicina, então é um bom tempo estudando", disse o jovem em entrevista ao G1.

Matheus de Araújo Moreira Silva fez o processo seletivo da UFRB por quase um mês e agora, com o resultado positivo, o jovem vai realizar o maior sonho: vai ser o primeiro médico da família e da comunidade quilombola à qual faz parte.

“Eu só vou acreditar quando passar essa pandemia e eu poder me mudar para Santo Antônio de Jesus, que é onde tem o polo que eu vou fazer medicina”, contou.

“Minha família e minha comunidade quilombola de Antônio Cardoso estão super felizes, porque é o primeiro médico da família, então eles estão em êxtase, em festa, por isso tudo, porque eles viram o meu esforço durante esse período todo. Estão muito, muito alegres”.

Com a aprovação desejada, Matheus Silva agora pensa em conseguir formas de se manter no curso e conseguir se formar. A primeira estratégia pensada foi a realização de uma "vaquinha" virtual. Ele também procura um estágio para conseguir uma fonte de renda.

“Eu pretendo agora montar uma vaquinha para a manutenção do curso até eu conseguir uma residência universitária e, nesse momento que eu vou ter aulas remotas, quero achar um horário para eu conseguir um estágio, para conseguir um dinheiro e me manter”.
Entretanto, os problemas futuros, embora pensados agora, ficam em segundo plano, quando o jovem lembra que vai lutar para salvar vidas.

“Eu estou bastante honrado em poder fazer o curso que eu irei possibilitar mudanças de vida de várias pessoas. É um sonho se concretizando”, afirmou Matheus Silva.
Estudante de escola pública, o jovem sempre desejou estudar medicina desde que concluiu o ensino médio, em 2013.

Em 2015, ele foi aprovado no curso de enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Mas, depois de dois anos, trancou a faculdade, o que ele considera uma “uma decisão da vida”, e desde 2018 se dedicou a estudar para passar em medicina.

21 comentários:

  1. Que legal jovem!!!
    Deus em primeiro lugar!!
    Eu desejo sucesso pra você🙏
    Deus ilumine cada passo sua sua caminhada.
    Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. POR MAIS GAROTOS COMO ESSE... QUE O NOSSO BOM DEUS VENHA ABRIR AS PORTAS PARA ESSA SUA NOVA JORNADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Deus multiplique benção n vida dele e realize todas os sonhos. São esses exemplos q mim fortalece a n querer fazer a mínima pra filho q n q nada se querer eu sacrifício trabalhando n querer eu sou mais ajudar uma pessoa c vontade de vencer n vida caso ao contrário eu vou e curtir meus tempos d vidas mas tem pais q diz q e educação d escola boa pra folho q n q nada celular, moto,carro,lazer,pra filho q nem respeita e n chama e nem d bença pai e mãe dengo agente d d acordo o merece d filho c cautelar se n eles relaxar os filhos n albedece pai e mãe as professoras chama n escola ou a rua alguém faz queichar os super pais d educação levantar e que o q c meu filho para a mãe q n d educação ao seu filho c a vara será envergonhada.vc escolhe q criar o seu filho pra sociedade ou pro estado.

      Excluir
  3. Que bom, que notícia boa, glorificado seja Deus.

    ResponderExcluir
  4. Exterminador de Petista29 de junho de 2021 às 08:50

    Enquanto existir jovens como esse eu jamais irei acreditar que o petista roubou pq não teve escolha

    ResponderExcluir
  5. o esforço ou a preguiça sempre são recompensados.... parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Matheus,👏🏽👏🏽👏🏽
    Deus te abençoe mais e mais🤗🤗🤗

    ResponderExcluir
  7. Se fosse de esquerda tava dando á bunda e fumando maconha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cringe demais, já saturou comentário de lula e Bolsonaro, a única coisas mais odiada que ambos são esses fãs irritantes

      Excluir
    2. Aí, falou a voz dá experiência!

      Excluir
  8. sem palavras DEUS, DEUS, DEUS, DEUS E NOSSA SENHORA NO COMSNDO DE TUDO, PARABÉNS GAROTO VC É UM ORGULHO NEGRO

    ResponderExcluir
  9. belo exemplo O que os racista vão falar agora?

    ResponderExcluir
  10. CHUPA QUE É DE UV, PARABÉNS GAROTO

    ResponderExcluir
  11. VC DO COMENTARIO DAS 11:42, ele não tinha nem luz para estudar, pessoa extremamente pobre, ou seja se dependesse do seu presidente essas pessoas não aprendia fazer o próprio nome, essas pessoas não existe para seu presidente.

    ResponderExcluir
  12. VC DO COMENTARIO DAS 11:42, ele não tinha nem luz para estudar, pessoa extremamente pobre, ou seja se dependesse do seu presidente essas pessoas não aprendia fazer o próprio nome, essas pessoas não existe para seu presidente.

    ResponderExcluir
  13. Vaquinha para este abençoado.
    O caminho é longo e sem proventos “ dinheiro” .

    ResponderExcluir
  14. vc do comentario das 11:42 se depender de bozo, ele continua sem luz, passando fome e desempregado

    ResponderExcluir
  15. ele passou graças os esforço dele

    ResponderExcluir
  16. Tá difícil viver nesse mundo cheio de gente medíocre,que na maioria não são nada, há não ser um zero a esquerda,pessoas insignificante que não consiguiram nada na vida e não fica feliz com a conquista do próximo, Matheus que Deus continue te abençoando sempre,e que nada e nem ninguém faça vc desistir dos seus sonhos.Que por onde vc passar possa fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  17. Tá difícil viver nesse mundo cheio de gente medíocre,que na maioria não são nada, há não ser um zero a esquerda,pessoas insignificante que não consiguiram nada na vida e não fica feliz com a conquista do próximo, Matheus que Deus continue te abençoando sempre,e que nada e nem ninguém faça vc desistir dos seus sonhos.Que por onde vc passar possa fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  18. UM PAIS ONDE SO FAVORESSE OS MAIS RICOS E OS POBRES CADA DIA MAIS POBRES

    ResponderExcluir