sexta-feira, 18 de junho de 2021

Mais de 90 mil pessoas já foram vacinadas em Itabuna

Mais de 90 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira e segunda doses da vacina contra a Covid-19, em Itabuna, o que representa 41% da população. De acordo com o boletim (vacinômetro) divulgado na noite de ontem, dia 17, oficialmente haviam sido imunizadas 88.134 pessoas, mas esse total não inclui os itabunenses atendidos no drive-thru noturno no Teatro Municipal Candinha Dórea. 

Na manhã desta sexta-feira, a coordenação da Rede de Frio e as Unidades Básicas e de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde deu prosseguimento ao cronograma com a aplicação de doses de vacinas em diversos subgrupos, incluindo jornalistas e outros profissionais de comunicação. 

Dentre os grupos prioritários, idosos a partir de 60 anos são maioria dos imunizados com 27.669 (1ª dose) e 17.256 (2ªdose), seguido de pessoas acima de 50 anos sem comorbidades que totalizavam 12.472 (1ª dose) e trabalhadores em saúde com 9.388 e 61.128, respectivamente, nas primeiras e segundas doses. 

Para reforçar a imunização na cidade, a Prefeitura tem disponibilizado doses da vacina em todas as unidades de saúde da rede pública e realizado drive-thru noturno. A próxima ação já está agendada para a próxima terça-feira, dia 22, no Teatro Candinha Dórea. 

O atendimento será das 17 às 21 horas. A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, disse que o número de pessoas vacinadas em Itabuna ainda não é o esperado, embora o município tenha elaborado um esquema especial de vacinação, disponibilizado o imunizante mais perto da comunidade e equipes de vacinadores e auxiliares para alcançar maior quantidade de pessoas. 

“É preciso que as pessoas, dentro dos grupos prioritários ou na idade estipulada pelas autoridades sanitárias, se sensibilizem para a importância da vacina e procurem uma unidade de saúde mais perto de casa”, apela a coordenadora em relação à 1ª e 2ª doses da vacina. Camila lembra que os casos da Covid-19 ainda estão altos e há indisponibilidade de leitos de hospitalares. 

Por isso, a imunização é importante por reduzir o número de pessoas contaminadas com sintomas ou não, evitar internações, casos mais graves e até óbitos. Por último, a coordenadora da Rede de Frio também diz que muitas pessoas que receberam a primeira dose do imunizante ainda não voltaram para receber a segunda dose. “A vacina evita que a doença se alastre ainda mais”, alerta.


15 comentários:

  1. No meu humilde entender, esta notícia necessita ser clarificada. Mais de 90 mil pessoas já tomaram as duas doses da vacina, ou seja, mais de 180 mil doses de vacinas já foram aplicadas? Então, só com a primeira dose muito mais pessoas já foram vacinadas, uma vez que a minha 2a. dose esta agendada para o dia 22.06. Favor tirar a duvida. muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. o Correto seria 90 mil doses aplicadas em Itabuna.
    Para chegar a 90 mil pessoas vacinadas = 41 % da população, quem toma a segunda dose tem que virar outra pessoa (ou jacaré).

    ResponderExcluir
  3. Na verdade foram 63 mil pessoas com a primeira dose
    E quase 90 mil doses usadas

    ResponderExcluir
  4. Está incorreto
    Foram administradas quase 90 mil doses
    São 63 mil pessoas com a primeira dose

    ResponderExcluir
  5. Q piada kkkkkk
    Só se for com a primeira dose, q eu já duvido

    ResponderExcluir
  6. Povo burro. Não sabe nem interpretar um boletim de vacinação. Se observarmos veremos que foi aplicado 88.134 doses sendo elas 1ª e 2ª dose. Sendo assim as pessoas que ja tomaram segunda dose contam como 2 doses. Resumindo não estamos nem perto de 90 mil pessoas vacinadas

    ResponderExcluir
  7. Intepreta os dados direito. Foram 63.990.

    ResponderExcluir
  8. E nada do pessoal que trabalha em mercado, não paramos um dia,só parou mesmo quem pegou o Covid,eu mesmo tive duas vezes 🤦🏿‍♂️

    ResponderExcluir
  9. COMO, RAPAZ?
    QNDO QUE CHEGOU ESSE TANTO DE DOSE EM ITABUNA?
    ESSES CARAS TAO BRINCANDO COM O POVO
    E O FODA É QUE NAO VAI DAR EM NADA
    BREGA
    ESSE PAÍS É UM BREGAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  10. Um bando de descarados mentiroso e ladrões.

    ResponderExcluir
  11. A vacinação em Itabuna está a passos lentos... Ilhéus recebeu menos e vacinou muito mais. Vide vacinometro do estado da Bahia.

    ResponderExcluir
  12. Vai aparecer tantas profissões com uso prioritário que é melhor eliminar logo pela idade.... Na minha opião todas as profissões são prioridades e correm riscos.... Deveria cortar isso e ficar somente pela idade, idosos e pessoas doentes que tem maior risco.... se tivesse assim aposto que já estava na base dos 30 anos.

    ResponderExcluir
  13. Itabuna está muito atrás nas vacinações. Postos vacinando pouco, vacinas estocadas... Algumas cidades, como Ilhéus, receberam menos vacinas e aplicaram uma maior quantidade. Cadê o prefeito que não vê isso?

    ResponderExcluir
  14. NÃO PRECISO DE VACINA, MEU PASTOR PEDIU DOAÇÕES porque a cura já foi distribuída pela IGREJA.

    ResponderExcluir