quarta-feira, 9 de junho de 2021

Marido de homem agredido pelo dono do Supermercados Meira após confusão faz relato do crime: 'Fez vários insultos homofóbicos'

“Os ‘veados’ estão invadindo a praia”. Esse foi um dos insultos homofóbicos que o empresário Herbert Moreira Dias, de 62 anos, dono dos Supermercados Meira em Itabuna e Ilhéus, disse ao casal Lucas Bahia e Carlos Alberto Novaes, antes de partir para a agressão, segundo testemunhas e o marido da vítima. O caso aconteceu na cidade de Maraú, no distrito de Barra Grande, no sábado (5). (Relembre o caso aqui)

O caso foi registrado na 9ª delegacia de Salvador, no bairro da Boca do Rio, porque o casal não conseguiu fazer o registro na delegacia de Maraú. Toda a situação foi filmada, tanto pelo casal quanto por alguns vizinhos. [Veja vídeo acima]

A confusão começou depois que a prefeitura instalou barreiras para evitar o acesso de veículos motorizados, como motos, carros e quadriciclos, à faixa de areia das praias. Segundo Lucas Bahia, que é marido de Carlos Alberto, que foi agredido pelo empresário com socos, a discussão foi permeada pela homofobia.

De acordo com moradores, Herbert é uma das pessoas que passeiam pelo local com quadriciclos. Inconformado com as barreiras de proteção, ele suspeitou que os equipamentos teriam sido colocados por Lucas e Carlos, que são engajados na causa do Meio Ambiente.

Horas antes da agressão, Herbert ao chegar no local onde estavam as barreiras, insultou o casal, que mora vizinho à pousada dele.

Barreiras que motivaram início da discussão foram instaladas pela prefeitura — Foto: Reprodução/Prefeitura de Maraú

“Ele viu bloqueio e começou a difamar a gente. Dizendo que os 'veados' estavam invadindo a praia, se referindo claramente a gente, porque tinham outras pessoas no local, mas nenhuma delas era homossexual. Ele dizia que as 'bichas' tinham que voltar para casa de onde vieram. Fez vários insultos homofóbicos”, conta Lucas.

Esses insultos foram ouvidos pelas testemunhas, que não querem se identificar por medo da represália, já que Herbert é um empresário conhecido na região.

“No meio de toda a gritaria, realmente ocorreram ofensas homofóbicas. Lembro de ter ouvido o senhor chamá-los de ‘veado’ e de ‘bicha escrota’. Ele ficou irritado por ver o acesso da praia fechado”, contou uma das pessoas ao G1.

Durante as ameaças, Lucas conta que Herbert disse que ia derrubar a barreira com uma motosserra. Por causa disso, Lucas e o marido entraram em contato com gestores do município para buscar orientações sobre como falar para Herbert que o equipamento não havia sido instalado por eles.

“Eu ia deixar a situação de lado, mesmo com os insultos. Nem ia entrar com processo por LGBTfobia, porque eu não queria confusão. Então, eu liguei para o administrador de Barra Grande, que me orientou a comunicar que era da prefeitura. Ele me disse: ‘Se ele for destruir o patrimônio público você filma e me aciona para eu chamar a polícia'".

As informações de Lucas foram confirmadas ao G1 pela assessoria da Prefeitura de Maraú. Depois das ofensas, Herbert seguiu para passear. Na volta, novamente fez agressões verbais aos vizinhos. Um dos funcionários do empresário já o esperava na praia com a motosserra, e destruiu a barreira da prefeitura a mando dele.

“Ele já voltou com acusações de que nós tínhamos colocado a barreira, sem nem nos ouvir. A gente tentando explicar e ele estava alcoolizado, gritando. Meus funcionários viram, os vizinhos também viram, pessoas de casas alugadas, todo mundo viu tudo. Nós não queríamos brigar, só queríamos informar que não foi a gente. Mas ele veio para cima”.

Casal acusa empresário de agressão durante retirada de 'barricada' em praia de Maraú — Foto: Arquivo pessoal

A situação foi filmada pelo casal e por uma vizinha. Nas imagens, Herbert aparenta estar alcoolizado e faz ameaças ao casal o tempo inteiro. Em um determinado momento do vídeo, ele chega a dizer que vai atirar no rosto de Carlos Alberto, que já estava com o nariz quebrado, após a agressão do próprio Herbert.

“Ele estava assim, bem agressivo, xingando muito. Os meninos tentavam falar, mas ele não queria ouvir, já foi agredindo. Quando o rapaz disse que ia levar para a Justiça, ele disse que podia levar”, contou outra testemunha.

Em uma das gravações, dá para ouvir parte da discussão, em meio à gritaria. Quando Herbert percebe que várias pessoas estão filmando, ele chega a correr atrás de uma delas. O empresário profere diversos xingamentos também, enquanto algumas pessoas, que aparentam ser da família dele, tentam tirar ele da situação.

Segundo Herbert, ele não sabia que as barreiras tinham sido colocadas pela prefeitura, mesmo os vizinhos tentando avisá-lo. Disse ainda que agrediu Carlos no que seria um revide, mas também diz que Carlos não chegou a agredi-lo. Ele não comentou sobre as ofensas homofóbicas.

“Eu não sabia que a obstrução tinha sido feita pela prefeitura de Maraú. E quando eu fui fazer a desobstrução da rua, eles vieram para cima de mim, para tentar me agredir. Eu revidei porque eu não ia esperar um homem do tamanho daquele, uma pessoa do tamanho daquele lá me agredir primeiro. Eu só fiz revidar, não fiz outra coisa a mais do que isso”, disse Herbert.

Registros de ocorrência e cirurgia

Vítima que teve nariz quebrado pelo empresário durante discussão em Maraú — Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Lucas e Carlos não registraram o caso em Maraú porque não conseguiram contato com a delegacia da cidade. Para não deixar a situação impune, eles então fizeram o boletim de ocorrência em Salvador.

A prefeitura da cidade, por meio das secretarias de Turismo e Infraestrutura, também informou que vai acionar a Polícia Civil e a Justiça para apuração dos danos ao patrimônio público e ressarcimento. Herbert se colocou à disposição para pagar pelo prejuízo.

“Quando soube dos danos da prefeitura, entrei em contato com o pessoal da prefeitura, pedindo a eles que colocassem as coisas corretamente lá e eu repararia esses danos, para não deixar prejuízo nenhum para o município”, disse ele.

Casal acusa empresário de agressão durante retirada de 'barricada' em praia de Maraú — Foto: Arquivo pessoal

Depois da agressão, Carlos foi atendido em um posto de saúde da cidade, que não tinha médico de plantão. Já em Salvador, ele procurou um médico especialista em traumas, para fazer os exames e ver o dano da lesão.

"É provável que ele precise fazer uma cirurgia no nariz. Fomos em um especialista em ortopedia, que fez o raio-x, verificou a lesão e a fratura. Ele [especialista] fez um boletim médico e encaminhou para um outro ortopedista, especialista em nariz, para conduzir o tratamento e fazer cirurgia".

Além do trauma físico no nariz, o casal passa agora pelo trauma emocional das agressões homofóbicas.

"Nós nunca tivemos problemas com ele. Eu tenho casa de locação de aluguel por temporada, e ele tem pousada atrás. Eu sempre indiquei a pousada dele, a gente teve sempre uma relação tranquila. Nunca foi de eu ir na casa dele, nem ele vir na minha, mas era uma relação normal, de cumprimentar, dar bom dia. Eu me senti completamente inseguro nessa situação toda. É difícil passar por isso", lamenta Lucas. 

As informações são do G1/Bahia

72 comentários:

  1. Isso não justificar a agressão física, murro dando ninguém tira ne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TOMA VIADOS DESCARADOS. EU NÃO GOSTEI MUITO PORQUE O DONO DO MEIRA NAO QUEBOU A OUTRA BIXA NO PAU TAMBÉM. TINHA QUE BATER ERA DE ARAME FARPADO NESSES VIADOS RELENTOS DOS INFERNOS.SE FOSSEEU EU CORTAVA NO FACÃO E DEPOIS JORAVA NO MAR ESSAS CRIACAO DO CAPETA.

      Excluir
    2. Dificil julgar sem saber o que ocorreu para levar o empresário a "agredir" o v.........

      Excluir
    3. Anônimo 9 de junho de 2021 05:45


      CUIDADO, AMEAÇA E HOMOFOBIA SÃO CRIMES.

      VOCÊ PODE SER RASTREADO SE A COMUNIDADE LGBT QUISER TE PROCESSAR.


      AH, SIM FORA BOLSONARO

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pois é, o que não faz o menor sentido, você se preocupar com o ânus alheio, se preocupar com a forma sexual dos outros. Se respeitem, seus ridículos, baixos, incivilizados, bolsonaristas miseráveis.

      Excluir

    2. Anônimo9 de junho de 2021 01:20

      Gostas de rastrear o cú dos outros é???

      Violência gera violência.

      E violência não se tolera, se combate.

      PODE SER RASTREADO TAMBÉM.

      Tem Promotor LGBT daí da região que pode te rastrear e pedir sua prisão por ameaças.

      Excluir
  3. Tudo é homofobia,esse povo com o PT e o tal Jean Willis ficaram tudo osados essa raça do Caralho,quer impor que a gente aceite as poucas vergonhas deles,pois tem cada um relento,o dono do mercado tem razão,dependesse de mim iriam pro tronco tomar chibata pra deixarem de ser frescos !!

    ResponderExcluir
  4. O COROA É O VALENTE CONTRA VIADO E SE DIZ O QUE ATIRA, NE?
    CONFIA SO NA GRANA QUE TEM, QUE NEM É MUITA!
    POUCA GENTE SABE, MAS ESSE POVO VIVE DE EMPRÉSTIMO EMPRESARIAL, É PRA INVESTIR O CAPITAL NA EMPRESA, MAS COMPRA CASA, CARRO, E POCA O NOME, SEMPRE COM OS LARANJAS GANHANDO UM GOL OU UM CORSA E SE ACHANDO RICO!!
    KKKKKKKK
    ISSO É UM CORNO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...rindo ate 274074

      Excluir
    2. Você tá enganado o véio é rico

      Excluir
  5. Isso que dá meter o nariz onde não é chamado, era só ligar pra o setor responsável e denunciar, e não tomar as dores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo!!! Uma pessoa sensata faria isso!

      Excluir
  6. Delegacia que não funciona? Por quê o cara é empresário a delegada sumiu? Será? É o ranço do coronelismo. O agressor parte pra cima da vítima com violência desde o início. Tentando abrir caminho na praia pra cometer mais um crime federal. Que feio!

    ResponderExcluir
  7. Meu dinheiro o Meira não vê nunca mais. Homofóbico tem que comer cadeia.

    ResponderExcluir
  8. Cara escroto, deveria estar preso.

    ResponderExcluir
  9. Se fosse CMG esse coroa ia apanhar tanto que ia precisar de cadeira de rodas o resto da vida. Deixa um desse fazer isso CMG que o caixão é certo

    ResponderExcluir
  10. Juntou a cachaça com a revolta de não poder passar com quadriciclo, e deve ter surtado.

    ResponderExcluir
  11. Não vai dar em nada.Quem tem dinheiro nesse país sempre ficará impune.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Anônimo9 de junho de 2021 05:47

      NEM SEMPRE. DEPENDE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DA SEGURANÇA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

      VEJA O CASO RECENTE DO ENALDO NUNES, QUE ATÉ PRATICOU HOMICÍDIO.

      O MUNDO GIRA. ELE PODE CAIR NA DELEGACIA OU NAS MÃOS DE OUTRO VALENTE.

      Excluir
  12. O caso foi caracterizado principalmente pela arrogância de uma pessoa que, por possuir um dinheirinho, se acha superior aos demais. A partir daí, não suporta ser contrariado em seus desejos e vontades, sente-se o dono de uma parte do mundo. Independentemente de ser veados, bichas, sapatões, o diabo que o parta, todos merecem respeito. Infelizmente o povo brasileiro é submisso por ignorância e submete-se aos caprichos de qualquer canalha que possua algum tostão furado. Saiba que, o próprio corpo não aproveita tudo que consome, para tanto, basta que enfie um dedo no toba e cheire. Sentirás o quanto és podre e sujo. Logo serás uma carniça putrefata e todos que o bajulam, se afastarão enojados. Dinheiro acaba, a vida passa, o corpo a terra toma e transforma em alguma coisa útil, embora muitos seres sirvam apenas para poluir e contaminar o meio ambiente com a sua toxicidade.

    ResponderExcluir
  13. Outro homofóbico que nem escrever sabe, vc quis dizer caiu né???😱

    ResponderExcluir
  14. Palhaçada mesmo é interditar a praia.... quadriciclo nunca estragou praia nenhuma... mas fica um monte de gente fresca dizendo que defende o meio ambiente...no caso a prefeitura.... um lugar onde tudo já é longe e ainda não poder ter acesso com o único meio de transporte alternativo.

    ResponderExcluir
  15. E já pode bloquear o acesso à praia? 🤔 Desde quando o mar e a praia é particular? Todo mundo errado nessa história... E sinceramente, se bloqueou o acesso à praia, apanhou pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia a matéria e interprete o texto animal...kkkkkkkk

      Excluir
  16. Pau nessas bichas frescas tão atrás de Ibope lgbt de cu é rola!

    ResponderExcluir
  17. Viado, alem de bocudo é dramatico, quer ver quem é a classe, questione um direito seu pra ver, lhe xinga, vem pra cima, todos sabem disso, tem que reagir mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Os viadinhos querendo aparecer

    ResponderExcluir
  19. O boiola quer plástica,kkkk
    Vira homem seu mané
    Vai dá seu rabo lá nos infernos

    ResponderExcluir
  20. Este vagabundo só pq tem dinheiro se acha o dono da verdade. Isso é apenas o começo para a sua destruição . Estelionatariao. Agora vai ficar ruim para ele fazer suas festinhas com orgias.

    ResponderExcluir
  21. Chamar um viado de viado virou insulto. Era só o que estava faltando.

    ResponderExcluir
  22. Bota provando em cima desse corno, ele está pensando que é dono do .indo só pq tem dinheiro. Justiça seja feita, esse corno da falha mole tem que aprender respeitar.

    ResponderExcluir
  23. Pau nesse baitola mesmo foi atrás de confusão achou, ainda fica provocando o cara ..

    ResponderExcluir
  24. Vou mandar um dossiê e algumas matérias de veículos da região para esse casal falando sobre os episódios em que esse tal empresário foi preso pela PF e conduzido ao presídio de Ilhéus por conta da sonegação de milhões de reais em impostos, armas e munições não legalizadas, encontradas em seu poder!
    Quem é o vagabundo???????
    Além do mais é uma rede de Supermercados podre, fétida, insalubre, sujo, que vende alimentos vencidos, inclusive já ganhei uma causa por venda de alimento vencido! Taí, além de bandido sonegador também é homofóbico! O suprassumo de tudo o que não presta numa criatura só.

    ResponderExcluir
  25. Mesmo o empresario errado, esse cidadão não tinha q ficar em cima afrontando e inflamando mais a situação. A praia é d todos ou d ninguem. Nada justifica a violencia, Agora quer ser vitima. Quantos humildes eles não devem ter intimidado, mesmo tando a pé...

    ResponderExcluir
  26. Dois 🦌🦌e o povo ficam chamando de casal. É desrespeito a um casal de verdade(homem-mulher)porrada foi pouco

    ResponderExcluir
  27. Esses tipos de empresários que se achando que são donos do mundo, fazendo e acontecendo,mas infelizmente no país a lei faz vista grossa quando se trata na ação do dinheiro,se fosse ao contrário,esses aí já estaria no presídio de segurança máxima.

    ResponderExcluir
  28. Esse cara aí (Herbert) dono do Supermercados Meira é um cavalo em pessoa, muito ignorante e agressivo...Não é de agora que ele apronta, mas como ele é rico não vai dar em nada !

    ResponderExcluir
  29. Carro do suco nele Beto tá demais querendo mandar em tudo cuidado com o carro do suco

    ResponderExcluir
  30. Agressão tá errado, agora quanto ao posicionamento dele à respeito da praia não entendi o ocorrido, acho que só quem pode fechar o acesso à praia é a prefeitura.

    ResponderExcluir
  31. Dava uma facada nesse corno véi!
    Só pq vcs são gays não sabe se defender não?

    ResponderExcluir
  32. O empresário se achou no direito de retirar algo quem nem procurou saber quem tinha colocado... Tudo isso poderia ter sido evitado com DIÁLOGO ! Simples...

    ResponderExcluir
  33. Pergunta popular:
    QUAL É A RESPOSTA PARA UM TAPA NA CARA?

    ResponderExcluir
  34. Por que esses gays são tão bagunceiros e gostam tanto de se aparecer ????? Perguntar não ofende

    ResponderExcluir
  35. Tem gente que acha que é dono da praia mesmo, um dia eu estava correndo na praia e resolvi descansar sentado na areia, quando foi menos de 5 minutos apareceu uma pessoa que mora em uma casa em frente a praia e ficou me encarando com a cara feia pq eu tava sentado na areia, mas eu não sair. Naquela hora eu tava com o sangue quente pq tinha corrido uns 10 km, se ele vinhesse tirar satisfação ia tomar no olho Oo

    ResponderExcluir
  36. Eu não vi nenhum comentário homofóbico nesse video. Agora para se defender tem que perguntar ao outro: "VOCÊ É GAY? FAZ PARTE DO LGBTQI+?" Fora isso, deve "confiar" que o outro não vai te agredir e esperar que não seja agredido.

    ResponderExcluir
  37. dsicurçao nao teve nada haver com viadagem, esses viados sao oportunista, por ai ja se tira um transtorno. todo psicoticos do carai.

    ResponderExcluir
  38. Gente esse vei toma 2 viagra e comer esses viado eles vão ver. Veio ignorante do carai

    ResponderExcluir
  39. Respostas
    1. Anônimo 9 de junho de 2021 10:50


      Cuidado para Satanás não te carregar logo, logo.

      Quem com ferro feri, com ferro será ferido.

      Lei do retorno.

      Cuidado, Satanás está ao teu lado

      Excluir
  40. Assisti o video e não vi nenhum comentário homofóbico. Agora até para se defender tem que perguntar ao outro: "vc é gay? Ou faz parte do LGBTQI+?" Fora isso deve "confiar" que o outro não va te agredir. Se tem vídeo para provar a briga pq nao tem provando que o Beto xingou? Muito conveniente (a vítima) usar dessa causa (lgbt) para ganhar visibilidade em algo que não aconteceu. Pelo menos não tem prova nenhuma!

    ResponderExcluir
  41. Essa é a direita brasileira, vê assim o dono dos supermercados Meira , que já foi preso por sonegação de impostos, com certeza é bolsonarista filha da puta hipócrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito petista pobre que enricou dando golpe nos bancos federais e hoje dão uma de santo ,kkkk
      Hipócritas

      Excluir
    2. tudo ladrão ...vê assim , vc é maais um deles . kkkkkk

      Excluir
  42. Na zona Sul de Ilhéus está ocorrendo o mesmo,estão construindo condomínios e levantando muros impedindo o acesso a praia,de quem mora no lado oposto.

    ResponderExcluir
  43. CABE AÍ UNS 50 MIL DE DANOS MORAIS E MATERIAIS.


    Não deixe passar em branco.

    ResponderExcluir
  44. PROMOTOR INOCÊNCIO, PEDE A PRISÃO DESSE VALENTÃO.

    JOGA ELE NO PRESÍDIO, PARA VER SE ELE É HOMÃO MESMO.


    Só é valente com quem é de paz.

    Mas vai achar outro valente com uma peixeira ou o Brinquedo Assassino.

    ResponderExcluir

  45. PROCESSA ELE.

    PEDI A PRISÃO DELE NO MINISTÉRIO PÚBLICO POR AMEAÇAS.

    ResponderExcluir
  46. Boooaaaa Hebert!! Só por causa disso vou fazer minha feira todo mes no Meira

    ResponderExcluir
  47. SÓ É O MINISTÉRIO PUBLICO COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA PASSAR NO MERCADO DELE.



    PARA VER SE É VALENTÃO MESMO.


    VEJA SE NÃO É ENVOLVIDO COM COISA ERRADA.


    PEDE INDENIZAÇÃO


    LEVA PARA O MP


    MARGINAIS TEM DE SER PRESOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andar a noite de quadriciclo na praia esrava na brisa o machão

      Excluir
  48. pqp !!! A baixaria chegou a barra grande..kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  49. falando da briga , como bom raparigueiro que sou , fiquei de olhos nos mamões da loira de verde no video q nao sou besta...
    to la preocupado com baixaria de rico! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  50. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o gordinho correndo e dizendo seu bosta foi engraçado

    ResponderExcluir
  51. Esses viados tem cair é na porrada mesmo!!!

    ResponderExcluir
  52. Kd a delegada de Marau Andrea Oliveira q era de Ilhéus? Não frz a ocorrência por que ?

    ResponderExcluir
  53. Dois safados deveria tomar vergonha na cara vão comer uma xoxota fica atrás de comer cu kkkkk

    ResponderExcluir
  54. Querem dinheiro pq agora não pode falar nada com essas praga que é proseando justiça vagabunda

    ResponderExcluir
  55. Oxiii...marido??? Liberou o casamento gay no Brasil??

    ResponderExcluir