quinta-feira, 3 de junho de 2021

Ministério Público ajuíza ação para garantir funcionamento de única maternidade de Ilhéus

O Ministério Público estadual ajuizou na terça-feira (1) ação civil pública contra o Município e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora da maternidade Santa Helena, para que retomem, imediatamente, o serviço de pediatria e neonatologia da unidade hospitalar até, pelo menos, a inauguração do Hospital de Referência Materno-Infantil da cidade, prevista para o fim deste mês.

Segundo o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, um impasse quanto à destinação de verbas para pagamentos dos profissionais da maternidade levou à interrupção do serviço, a ponto de duas gestantes não terem sido atendidas nesta terça-feira em razão da falta de médicos.

Na ação, é solicitado à Justiça que determine, em decisão liminar, a retomada imediata do serviço, “com corpo clínico adequado, composto de ao menos um pediatra, um obstetra e um anestesista”, com envio à Justiça da escala de plantão no prazo de 72 horas. As informações são do blog do Gusmão.

“Indubitável que a interrupção das atividades por parte dos médicos da maternidade, antes da inauguração do novo hospital, coloca sob risco de grave lesão a saúde pública, gerando inaceitável desassistência às parturientes e nascituros”, afirmou o promotor.

Segundo o documento, a Santa Casa alega que o atraso das verbas federais pelo Município tem impossibilitado o pagamento dos médicos. Já o Município, registra o promotor, nega ter pendências financeiras com a instituição e argumenta que houve redução dos valores dos repasses em razão da queda da produção da unidade hospitalar, o que teria gerado a redução do valor dos repasses efetuados.

Pedro Nogueira destaca que uma solução judicial é urgente para não “impor às parturientes locais que aguardem por ainda mais tempo a boa vontade do Município de Ilhéus e da Santa Casa de Misericórdia na solução do impasse”.

2 comentários:

  1. Aqui em Itabuna PT fechou maternidade, hospitais, enfim, PT faz de baianos o que? De trouxas, baianos e baianas são o que mesmo? Trouxas, trouxas trouxas, trouxas, trouxas por votar em PT. Até quando Deus meu! Baianos(as) serão trouxas? No dia que ninguém, ninguém votar em PT, único votos dos ladrões, maconheiros, cheiradores de pó e queimadores de canecos, sim ou não? Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  2. Eu eim,KD a propaganda alardeando a inauguração da maternidade pelo governador? Mentira tem pernas curtas, já dizia minha vó

    ResponderExcluir