quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ministro Nunes Marques é eleito presidente da Segunda Turma do STF

O ministro Nunes Marques foi eleito, nesta terça-feira (29), presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), seguindo o sistema de rodízio. Ele assume o lugar deixado pelo ministro Gilmar Mendes, que apresentou relatório de sua gestão em sua última sessão à frente do colegiado.

Em sua despedida, Mendes lembrou que assumiu o mandato diante de verdadeiro período de exceção causado pela pandemia da Covid-19. “Mas, graças ao extraordinário empenho dos ministros e servidores da Casa, a prestação jurisdicional ampliou-se, mesmo nos momentos de maiores restrições”, afirmou.

Foram realizadas 77 sessões ordinárias na sua gestão, 35 delas por videoconferência, e analisados mais de 5,3 mil processos. Somente nos últimos dois meses, foram apreciados 40 Habeas Corpus e Recursos em Habeas Corpus.

Entre os momentos mais emblemáticos que registrou na presidência da Turma, Mendes rememorou a despedida do ministro Celso de Mello, após 31 anos de “incondicional dedicação e sacerdócio a uma das cadeiras desta Turma”. Ele parabenizou, também, a chegada do ministro Nunes Marques, para quem desejou uma gestão “firme e lastreada nas mais altas virtudes”.

O decano da Segunda Turma, ministro Ricardo Lewandowski, enfatizou que, sob a gestão de Gilmar Mendes, o colegiado “cumpriu o dever de prestar uma jurisdição tempestiva e eficiente”. A ministra Cármen Lúcia manifestou que os números do mandato falam por si.

Edson Fachin destacou que o agora ex-presidente da Turma “jamais se furtou ao diálogo” enquanto acadêmico, professor, jurista e magistrado. Por fim, o subprocurador-geral da República Luiz Augusto Santos Lima agradeceu ao ministro em nome do órgão e desejou que, no retorno dos trabalhos da Turma, já no mandato de Nunes Marques, eles possam dividir o mesmo espaço físico.

O próximo presidente do colegiado assume em agosto, após as férias coletivas dos ministros, e irá conduzir os trabalhos por um ano. O ministro Nunes Marques agradeceu a confiança dos colegas e servidores para “continuar na empreitada com respostas céleres e justas aos jurisdicionados”.

4 comentários:

  1. Nada a ver com o texto o que vou colocar aqui. Enquanto os preguiçosos de Itabuna rejeitam a chegada de empresas em Itabuna, Vitória da Conquista acolhe todas que chegam, as loja Pernambucanas abre sua mega loja. Povo trabalhador torce por desenvolvimento do seu município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade povo trabalhador tem que receber um salário digno e não ser escravizado você ver as coisas com os seus olhos então não deve estar afirmando algo por hipótese ou pelo que você acha, é lógico que queremos trabalho, só quem trabalha de carteira assinada sabe o que é receber 1.100 e pagar 500 de aluguel , enquanto os ricaços pagam menos imposto e só aumentando sua fortuna . KARL MARX um grande escritor e comunista russo fala bem acerca disso .

      Excluir
  2. Na verdade bolsa família é melhor, ganhar sem trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Filosofia de Karl marx, só deu errado nos países comunistas, porque o povo perdia sua liberdade e potencialidades de um crescimento.

    ResponderExcluir