quarta-feira, 2 de junho de 2021

Partiu Estágio convoca mais 1.388 estudantes para atuar em órgãos estaduais

Mais 1.388 estudantes universitários foram selecionados pelo Programa Partiu Estágio e terão a oportunidade de atuar nos órgãos estaduais, em 60 municípios da Bahia, com postos de trabalho na capital e no interior. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (1º), durante o Papo Correria. Outro destaque do programa foi a confirmação de que o pagamento da segunda parcela de R$ 150 do programa Bolsa Presença será realizado no dia 10 de junho. A ajuda financeira é destinada a famílias com filhos matriculados na rede estadual de ensino e em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos investindo muito na educação, porque acreditamos que é o caminho para o desenvolvimento de nosso povo. Além das bolsas e programas como o Primeiro Emprego, temos investimentos em novas escolas, em requalificação da infraestrutura das escolas existentes, para capacitar e dar condições para um modelo que vai integrar educação profissional, arte, cultura e esporte com a aprendizagem convencional. Nos próximos meses, nós vamos inaugurar uma série de escolas e iniciar outras obras”, afirmou o governador.

Nesta edição do Partiu Estágio, o programa contemplará 110 cursos de graduação. A lista com os convocados será divulgada nesta quarta-feira (2). Os estudantes selecionados terão até vinte dias úteis para apresentar a documentação exigida no edital, a partir do dia 11 de junho, ao órgão em que irão atuar. O chamamento será encaminhado por email e SMS. Já a lista dos convocados estará disponível para consulta no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). Os universitários que não apresentarem a documentação completa, ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, perderão a vaga de estágio automaticamente.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, todas as medidas preventivas estão sendo adotadas pelos órgãos estaduais a fim de garantir a segurança de seus colaboradores. Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato por email ou pelo telefone do órgão em que irão estagiar. Todos esses dados estarão no email de convocação para o estágio. Após a entrega de toda a documentação e assinatura do contrato, o universitário já poderá iniciar o estágio.

Também nesta quarta-feira (2), será lançado um convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a startup Digital Innovation One com o objetivo de permitir a distribuição de 10 mil vagas para formar desenvolvedores de software capacitados para o mercado de TI. O objetivo do ProgramAÊ é levar educação em desenvolvimento de software para milhares de pessoas do estado de forma totalmente gratuita, democratizando o aprendizado em tecnologia, além de capacitar milhares de desenvolvedores para suprir o déficit do mercado nacional. As inscrições para as vagas ficarão abertas até o dia 30 de junho e podem ser acessadas, nas modalidades iniciante e avançado, no site da Secti (www.secti.ba.gov.br).

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, trata-se de uma oportunidade que os jovens baianos terão para aperfeiçoar as suas habilidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). “Promover acesso à educação em desenvolvimento de software para os nossos jovens é incentivar que eles possam ter um futuro promissor em um dos setores de maior potencial de crescimento no mercado de trabalho. Além disso, é um grande ganho econômico para o nosso estado, pois, com profissionais capacitados, conseguimos atrair ainda mais empresas para a Bahia”, afirmou.

Os cursos são online e envolvem a criação de soluções e sites com o uso de HTML, CSS, JavaScript, ReactJS, Node.js, Java, NET, Python e bancos de dados. Serão trabalhados ainda o desenvolvimento de soft skills e debates a respeito de aspectos fundamentais dessa carreira no mercado de trabalho. As aulas são tanto gravadas quanto ao vivo, todas ministradas por profissionais do setor.

2 comentários:

  1. Kkkkkk o desespero é grande, esse genocida baiano comprador de respiradores que não funciona, teve a oportunidade de admistrar corretamente a Bahia por 7 anos, agora que enganar por um ano. Chupa Neto em 2022.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns governador, fui um dos selecionados e estou muito feliz, oportunidade de estágio é importante para que ingressemos no tão difícil mercado de trabalho. Faladores só servem para agredir, não fazem nada quando estão no poder, reflexo disso é o nosso atual presidente crianção e sem postura de lider.

    ResponderExcluir