terça-feira, 15 de junho de 2021

Polícia Federal cumpre mandado nesta manhã, e conduz os ex-prefeitos Robério Oliveira e Cláudia Oliveira

Na manhã desta terça-feira (15) a Polícia Federal cumpriu mandados de prisão contra os ex-prefeitos das cidades baianas de Porto Seguro e Eunápolis, Cláudia Oliveira e Robério Oliveira, respectivamente.

A justiça também determinou a prisão de Humberto Adolfo Gattas, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos Guerreiro e Edmilson Alves de Matos. Na decisão foi determinada o afastamento por 180 dias do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD).

Neste momento está sendo realizada a audiência de custodia. Os advogados estão tentando mudar para prisão domiciliar, de acordo com o blog Políticos do Sul da Bahia. 

Operação Fraternos

Em abril deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra 32 pessoas, incluindo políticos por participar de vários “certames feitos pelas administrações”, por meio de fraudes para desviar rendas públicas de origem federal, estadual e municipal, para a contratação dos serviços licitados, incluindo merenda escolar, descoberto em 2017. Segundo a acusação, assinada pelo Procurador Regional da República Lauro Pinto Cardoso Neto, os envolvidos teriam cometido diversos crimes entre 2009 e 2017.

Segundo apuração do MPF, os líderes da organização criminosa seriam os ex-prefeitos de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD). A estrutura da organização seria dividida entre núcleos: político, dos servidores, empresarial e executivo e pode ter desviado mais de R$ 200 milhões no período.

De acordo com a denúncia, a ação “abrangia corrupção de funcionários públicos – incluindo vereadores nos municípios geridos pelo ‘casal Oliveira’ – e simulações de processos licitatórios junto às prefeituras de Eunápolis e Porto Seguro, voltados à contratação de obras de infraestrutura nos municípios, à locação de máquinas e veículos, à aquisição de merenda escolar, à prestação de serviços de publicações oficiais e à realização de eventos culturais, para posteriormente desviar parcela dos recursos destinados à execução dos contratos administrativos em benefício direto e indireto de seus integrantes, mediante interpostas pessoas físicas e jurídicas, as quais cediam suas contas com o escopo de ocultar e dissimular a origem, a localização e a propriedade dos recursos”.

Entre os crimes que os participantes da organização criminosa teriam cometido estão: concurso material, delitos licitatórios, de corrupção passiva, peculato e lavagem de capitais, culminando na fraude de dezenas de procedimentos licitatórios e no desvio de recursos de origem federal, estadual e municipal.

15 comentários:

  1. Casal Unidos São presos Unidos,
    Kkkklkkl pense num casal de BANDIDOS...

    ResponderExcluir
  2. PF dá um pulinho na prefeitura de Potiraguá Na

    ResponderExcluir
  3. Eu fico olhando cara como o Tom Ribeiro era um puxa saco dessas pessoas quem lembra no carnaval algumas festas de Porto hj ele passou a matéria e né si quer chamou eles de ladrões si um qualquer ele mais Silmara caia matando más como os bandidos de colarinho branco são amiguinhos deles aí fica tudo queto né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo,esses dois apresentadores que vc citou são putinhas de quem está no auge,o tal do Tom se acha o William Bonner,coitado,puxa saco descarado e cara de pau,apresentadorzinho de merda esse tom merdeiro.

      Excluir
    2. Tom safado, na época de Fernando Gomes a mulher de mamava nas tetas da prefeirura e continua na gestão de Augusto.

      Excluir
  4. Virou moda essa prisão domiciliar. O político que rouba o do jeito público, da saude,da educação e da segurança e um genocida e deve ir pra cadeia .ficam ai desfilando na sociedade hipócrita como milionarios

    ResponderExcluir
  5. E a casa de FG vai cair quando

    ResponderExcluir
  6. O problema é que o povo acaba votando neles novamente 🤦‍♂️

    ResponderExcluir
  7. se essa moda pegar aqui em mascote a coisa vai ficar feia
    porque antes de entrar na prefeitura os caras so tinha corro velho e financiado agora e carrão fazendas e muitos gados
    é o mais inportante é o que eles declararão antes de entrar no poder se comparar aas declaração que os politicos de mascote tinha e agora tem como é que eles vai provar como conseguil essa furtuna que eles tem agora a casa pode cair qualque
    hora

    ResponderExcluir
  8. Porto seguro sempre com LADRÕES,e os bestas continua elegendo eles,
    Esses aí basta se candidatar novamente, o povo gosta é de fumo no rabo,
    Olha aí janio natal de novo.

    ResponderExcluir
  9. So não prende os políticos de Itabuna tudo um bando dladrão .

    ResponderExcluir
  10. Tudo ladrão discarado

    ResponderExcluir
  11. Se a federal chegar a Itabuna, não escapa ninguém, de vereadores a prefeito ,vai todo mundo preso, bando de ladrão.

    ResponderExcluir
  12. Tom Ribeiro não é mais puxa saco pq o tamanho (nanico) não permite, pra mim ele nem fazia esse programa, Silmara iria apresentar com mais dignidade, esse Tom é o pior jabazeiro da região.

    ResponderExcluir