terça-feira, 29 de junho de 2021

Prefeitura de Itabuna continua implantando pontos verdes no combate ao descarte irregular de lixo

O Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna continua atuando firmemente para reduzir pontos de lixo e entulhos em toda a cidade. Desde o início do ano, ações para remoção de resíduos de construção e outros materiais e de resíduos sólidos de alguns locais acontecem, seguidas de trabalho educativo com os moradores.

Até agora pelo menos 46 “pontos viciados” já foram eliminados nas áreas mais problemáticas, caindo de 119 para 73. Os locais, que antes eram pontos de descarte irregular de resíduos sólidos, aos poucos estão sendo recuperados com a implantação de pontos verdes, ou seja, áreas ajardinadas para impedir o descarte irregular de lixo.

“Pneus usados ajudam a proteger as plantas, inclusive árvores, quando possível. Quando não há condição de colocar um ponto verde pavimentam o local”, diz o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Alcântara Pelegrini. Segundo ele, a vantagem do ponto verde está em criar um ambiente agradável para a comunidade.

Nesta semana, a retirada de entulhos aconteceu em diversos locais, entre os quais, próximo ao viaduto Paulo Souto, em frente a Escola Castelo Branco, no Califórnia, às margens da Avenida Roberto Santos, Final de Linha do São Caetano, Rua Bonfim, no Santo Antônio, e Nova Califórnia.

Lázaro falou que, além de remover resíduos e entulhos, a Prefeitura tem feito um trabalho educativo e de conscientização dos moradores. “É uma parceria diária. As pessoas são orientadas a não descartar entulhos nem lançar lixo. Quem lançar lixo e restos de materiais de construção nas ruas pode ser notificado como previsto no Código Municipal de Posturas”, afirmou.

PODA E ROÇAGEM 

Nesta terça-feira, dia 29, equipes da Limpeza Pública também estão fazendo a poda na futura praça   em frente ao 4º Grupamento de Bombeiros Militares. O espaço vai ser denominado de Praça Subtenente Lopes, em homenagem ao bombeiro militar que morreu há dois meses em decorrência da Covid 19. 

Na Avenida Juracy Magalhães, no entorno do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e nas  imediações da Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva está sendo executada a roçagem de algumas áreas em um trabalho de rotina. 

14 comentários:

  1. Precisa fiscalizar também esses garis,que no intuito de adiantar o serviço deles, recolhem os lixos da rua e juntam em uma porta de residência, até o caminhão passar os urubus furam sacolas, despejando imundície dos outros em nossas portas,. E as vezes o caminhão quebra,aí fica a sujeira dias em nossas portas,. Por isso é péssimo esse serviço de Itabuna,. No dos outros é refresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade,Itabuna é muito suja,na feira da california por exemplo,só "lixaida",governantes só querem dinheiro,cidadezinha porca.

      Excluir
  2. Cade os puxa-saco da invasão seu vereador ai o homem deu as cara e invasão nada kkkk

    ResponderExcluir
  3. Louvável esforço da prefeitura em conscientizar alguns moradores. Muitos não jogam lixos em suas portas, e sim nas portas dos outros. No final da rua Santo Antônio, (São Caetano) está se formando um lixão. Chegam carroças, galiotas, caçambas e até alguns moradores com sacolas de lixos. Isso já vem acontecendo desde muitos perfeitos anteriores. Precisamos de uma placa de avisos para proibir essa prática e multa-los, principalmente os que chegam pela madrugada.
    Por favor, esses lixos têm trazido ratos as residências mais próximas.
    Outra coisa é o lixo colocado nas portas no domingo à noite. Todos sabemos que não passa o caminhão que recolhe o lixo nesse dia, com isso, os vira-latas fazem a festa, espalhando e sujando as ruas.
    Limpeza é saúde.

    ResponderExcluir
  4. quiero rustiça pera molte di Guilherme da ceprac, a puliça nãm vai envestigar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um requerimento ao poder judicial mas não se esqueça de escrever em português.

      Excluir
  5. Vocês precisam vir aqui no Conceição na antiga feira, próximo ao posto de Saúde, os próprios moradores estão utilizando o local como descarte de lixo e entulhos de construção....
    Se tornou um local vicioso para descarte, a prefeitura limpa, a população faz o descarte novamente. É preciso alguma providência por parte do poder público e punição as pessoas que insistem nesse comportamento....

    ResponderExcluir
  6. Precisam vir com urgência na rua Elvira de Carvalho na Mangabinha, esta um verdadeiro lixão criado pelos próprios moradores ao redor. É um verdadeiro descaso. Quando chove a água sai arrastando o lixo pelas ruas.

    ResponderExcluir
  7. Esse lixão aolado do clube da useme!lixo o dia todo sendo descartado pela população

    ResponderExcluir
  8. Aqui na Mangabinha o estado é crítico, depois que o aterro sanitário foi desativado a situação na rua Elvira de Carvalho (Mangabinha) ficou ainda pior. Muito lixo e entulhos.

    ResponderExcluir
  9. Prefeito Vinícius Ilbran olha que ideia bacana, queremos esse projeto aqui em Buerarema.

    ResponderExcluir
  10. Esse Vereador tá me surpreendendo. Uns 10 desse, a câmara andava mais.

    ResponderExcluir
  11. Vao na Mangabinha, atras do colégio José Oduque, no final da Nossa Senhora das Graças! É um verdadeiro lixão!!
    Nem a prefeitura cuida, nem o povo imundo que mora ali perto!!

    ResponderExcluir
  12. CONCORDO COM O PRIMEIRO COMENTÁRIO, PRECISA ACABAR ESSE PROCEDIMENTO DOS GARIS SAIR CATANDO OS OS SACOS DE LIXOS E JUNTAR EM UMA PORTA, CONCENTRA O MAU CHEIRO, AÍ OS URUBUS DESCE PRA FURAR OS SACOS , AS VEZES DEMORA DUAS,TRES HORAS, AÍ QUANDO RECOLHEM FICA O CHORUME E RESTO PEQUENOS DE IMUNDÍCIE EM NOSSAS PORTAS, CAUSANDO MOSCAS E PROLIFERAÇÃO DE RATOS.

    ResponderExcluir