sábado, 5 de junho de 2021

PRF estoura oficina de desmanche e apreende veículos em cidade baiana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu que um ferro-velho localizado no perímetro urbano de Seabra (BA) era utilizada para desmanche de veículos. Quatro veículos com ocorrência de furto/roubo foram identificados. 

A ação aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (4). Tudo começou quando equipe da PRF fazia fiscalização em frente a unidade operacional de Seabra (Km 415 da BR 242) e deu ordem de parada a um caminhão Iveco, com placas de Feira de Santana (BA). 

Na vistoria do veículo, os policiais perceberam indícios de adulterações nos elementos identificadores. E com técnicas de identificação veicular, constataram que se tratava de um clone, pois o caminhão original possuía ocorrência de roubo, registrada em março/2021. 

Para tentar ludibriar fiscalizações da polícia, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes. Questionado, o condutor informou que presta serviço para o dono de um ‘ferro-velho’ e que utiliza o veículo o caminhão para o transporte de material reciclável. Disse ainda que recebe 350 reais por semana pelo trabalho de motorista. 

Os policiais decidiram aprofundar a fiscalização e quando chegaram na oficina, verificaram o funcionamento de comércio de venda de peças automotivas usadas e confirmaram se tratar de um local de desmanche de veículos, muitos deles produtos de crime. 

Com técnicas de identificação veicular e expertise, os agentes federais conseguiram identificar mais 3 veículos (Novo Gol, Gol, Peugeot 207), todos com restrição de furto, roubo ou apropriação indébita. No ferro-velho, também foram encontrados diversas peças de veículos desmontadas e carcaças de veículos serradas ao meio. 

Foram encontrados também carcaças de veículos serradas ao meio, com a numeração raspada e outros com as numerações de veículos com alerta de roubo. Muitos dos veículos já estavam com o chassi separado da carroceria, e a gravação da numeração de identificação havia sido adulterada. Com técnicas de identificação veicular e expertise, os agentes federais conseguiram identificar 4 veículos (Golf, Gol, Strada e Astra), todos com restrição de furto ou roubo. 

O responsável pelo estabelecimento foi identificado e todos os envolvidos foram apresentados na Polícia Civil de Seabra (BA) para os demais procedimentos legais e apuração dos crimes. Muitas dessas oficinas são utilizadas para montar, por exemplo, veículos envolvidos em acidentes ou aqueles classificados como sucatas e se transformem em um veículo com aspecto de novo, para que seja de algum modo licenciado de forma fraudulenta e volte a circular. 

Além dos crimes relacionados as fraudes veiculares, tem-se uma situação ainda mais perigosa, que diz respeito aos riscos de dividir as vias com veículos sem nenhuma condição de segurança viária.

3 comentários:

  1. A prf esta precisando dar uma passadinha na cidade de itajuipe

    ResponderExcluir
  2. tem que acabar com todos os ferros velhos que compram veículos roubados

    ResponderExcluir
  3. DE CADA 100 CASAS DE VENDA DE PEÇAS USADAS, 90 praticam lavagem de dinheiro vendendo peças de origem ..................

    ResponderExcluir