quarta-feira, 14 de julho de 2021

Alunos que não retornarem às escolas na BA terão benefício cortado

O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou, nesta quarta-feira (14), que os estudantes que não retornarem às escolas terão o benefício do Bolsa Presença cortado. A fala vem depois do governador Rui Costa anunciar a retomada das aulas semipresenciais, a partir de 26 de julho.

A medida é semelhante à informada pelo governador, na manhã desta quarta. Rui disse que os professores e profissionais da Educação terão corte salarial caso não retornem às escolas a partir da mesma data.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) afirma que a categoria não vai voltar às salas de aula neste mês, porque não há vacinação completa contra a Covid-19.

De acordo com o secretário Jerônimo Rodrigues, estudantes, professores e profissionais da categoria só poderão se ausentar das escolas caso apresentem atestado médico comprovando a comorbidade. Ele avalia que esses casos são exceções e serão tratados como tal, pela coordenação das escoclas.

“As atividades estão sendo retomadas. Caso haja alguma exceção, será tratada na condição de exceção. O direito do Bolsa Presença, se não está frequentando agora no remoto, nós já suspendemos esse pagamento. Então, no hibrido [semipresencial] nós continuaremos fazendo o padrão combinado dentro de uma lei que foi aprovada na assembleia".

"O nome do programa é Bolsa Presença, e isso serve como exemplo para outras atividades. Agora, se for uma exceção, a escola terá orientação para a gente cuidar como exceção", explicou.

Questionado sobre estudantes e familiares que não se sentirem confortáveis com o retorno, o secretário afirmou que essas famílias devem procurar a escola para uma conversa.

“Os pais e as mães que acompanham a decisão do governador e tiverem a preocupação com aprendizagem do estudante, do seu filho, eles saberão procurar escola para acharmos uma saída à altura, para que o estudante que esteja inseguro, com medo".

O secretário disse ainda que estuda como será feito o pagamento do Vale Alimentação, outro benefício concedido aos alunos da rede estadual durante a pandemia. O estudo do pagamento será feito porque, conforme o secretário, com retorno das aulas, os estudantes terão alimentação nas escolas.

No entanto, com o modelo semipresencial a ser adotado, essas aulas só serão feitas em três dias da semana, com revezamento: uma parte da turma às segundas, quartas e sextas-feiras; e a outra parte às terças, quinta e sábados.

Os benefícios do Bolsa Presença e do Vale Alimentação são complementares, para famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

"Estudantes de famílias pobres ou extremamente pobres, já fazem parte do Bolsa Presença e terão esse benefício assegurado com a frequência escolar. O Bolsa Presença já tem seis meses garantidos, estamos pagando terceira parcela, vamos pagar quarta em agosto".

"Se a gente, no decorrer do ano, tiver condições de voltar às atividades totalmente, não teremos necessidade dos programas, porque os estudantes farão a alimentação na escola".

No caso das universidades, o secretário informou que elas já possuem calendário semestral organizado e que os conselhos universitários terão autonomia para deliberar e decidir se vão aderir ao método semipresencial, ou se vão seguir no modo virtual.

"Nosso desejo é que as universidades nos ajudassem nesse aspecto, até porque o público da universidade já é mais adulto, o que torna as condições mais cuidadosas, de uso de máscara, afastamento. Mas ficará a cargo dos conselhos, a deliberação", disse ele.

63 comentários:

  1. Então agora eles estão forçando
    Os alunos a volta...Sem tomar a
    Vacina

    ResponderExcluir
  2. É... RUMA DE BOSTA AO ESTILO MORRA QUEM MORRER. ISSO É PETRALHISMO.

    ResponderExcluir
  3. O meu filho NN vai voltar a escola ,pandemia NN acabou e os alunos NN foram imunizados
    E ditadura é ,já NN tem emprego e ainda querem cortar o pouco que os alunos receber ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mande, que ele cresça burro e alienado como vc. Fica aí acreditando em professor que não quer trabalhar.

      Excluir
    2. Algum professor respondendo

      Excluir
  4. Criança não toma vacina respondendo ao 16.42 horas

    ResponderExcluir
  5. O meu filho NN vai voltar a escola ,pandemia NN acabou e os alunos NN foram imunizados
    E ditadura é ,já NN tem emprego e ainda querem cortar o pouco que os alunos receber ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo em não voltar às aulas presencial. Tbm só a favor de os professores não receber

      Excluir
  6. Muito bem, governador. Coloca estes professores preguiçosos pra trabalhar. Vão ficar dando desculpas até o final do ano. Os alunos precisam estudar em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. Qual o valor desse benéfico?será q vale a pena correto risco? Até porque até agora não existe previsão para vacina para esse público. Iae?

    ResponderExcluir
  8. Manda esse governador mandar o filho dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que as filhas dele vão, gente rico que tem visão do prejuízo que não ir a escola está causando vai mandar seus filhos, só os pobres burros que não vão.

      Excluir
  9. Professores vagabundos, todos profissionais trabalham menos os preguiçosos dos professores

    ResponderExcluir
  10. Ele é ditador,e tem outra fala pra ele parar de comer pressão dos donos de escola particular.o pais é democrático

    ResponderExcluir
  11. Vamos parar de pressa o ano já tá acabando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é algum professor . Simples não tem aula , não tem salário.

      Excluir
  12. Esse é mesmo um bandido. Acabou com a economia da Bahia, agora querem obrigar o Professor voltar para a sala de aula?. Bandido desesperado. Então quer dizer que não tem mais perigo???. Como assim????? Foi golpe dele esse tempo todo, ou ele agora está tentando matar alunos e professores???

    ResponderExcluir
  13. Que se lasquem...55 reais🙄!? 1 milhão de reais,pára né!? Vacina primeiro energúmenos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também a maioria das pessoas não foram imunizado com a segunda dose

      Excluir
  14. Tem que ter cautela pq os alunos não estão vacinados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq tudo está aberto e as escolas , não podem . Então se ver algum aluno na rua ele tem que ir preso.kkkk

      Excluir
  15. Pq esse vagabundo não vacina as crianças primeiro esses ladrões. Só foi a CPI entra tudo esta BB om para volta o Normal

    ResponderExcluir
  16. Melhor ficar sem esses negocio ai doque morrer. . do que adianta beneficio sem vvid?? Vacina prós alunos que é bom nada meus filhos que ñ pisa os pés la. Os filhos do governador tão vacinados os meus ñ. Morra quem morrer la os meus ñ vai quem quer a covid ta ai matando adoidado

    ResponderExcluir
  17. Qual bouça kkkk ?????

    ResponderExcluir
  18. Engraçado esses pais, os filhos ficam o dia todo na rua, na beira rio, nos bares, em cebolinha , em cavalgada, só não pode voltar a estudar kkkk, povo burro, os filhos dos ricos estão estudando ...

    ResponderExcluir
  19. Desgovernador FDP... O Estado vai idenizar as sequelas e as vidas das crianças e adolescentes contaminados pelo CORONAVID, com o retorno das aulas presenciais? Tudo que vier a acontecer com nossos filhos, saberemos responder em 2022...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada aqui está tudo caro por causa dos impostos praticados por ele, ICMS aqui na Bahia e o mais caro do país 40 % de ICMS, por isso tudo e caro aqui, e ainda votaram nestes ladrões do PT.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkk. Essas crianças e adolescentes estão na rua . Só não pode estudar , vai dizer que eles tem 1 ano sem sair de casa

      Excluir
  20. Ameaçando os alunos aqui ponto esses governantes chegaram não são os filhos netos ou qualquer parente deles.

    ResponderExcluir
  21. Troca essa merreca aí por vacina e para de mamar recursos do governo federal. Engraçado que tem vacina mais barata que essa merreca, mais se ele ivestir na imunização acaba a mamata do governo federal. Meus filhos só vão com dose única ou as duas doses tomadas. É ditadura agora é. Essa miséria não é nem uma cesta básica, tá achando que isso aí tá sustentando quem mesmo?

    Eu saio pra trabalhar todo dia pra trabalhar com maior cuidado pra não trazer essa maldita pros meus filhos, agora acha que imposição é argumentos. Aqui ningurm vai não.

    ResponderExcluir
  22. Acorda gente ainda r pessoas defendendo esses governantes.

    ResponderExcluir
  23. Não vale a pena colocar a vida só nossos filhos risco.

    ResponderExcluir
  24. Certíssimo, os pais são alienados( por falta de educação passada) e ficam caindo em papo de professor que não quer trabalhar, escola com protocolos de segurança é seguro, sim. Deu certo em vários estados só aqui que não vai dá? Educação é essencial os prejuízos as nossas crianças são irreparáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC das 20:03: protocolo de segurança nas particulares, sim, e na pública do teu rabo. Tem escola com cozinha caindo, imbecil. Vai ver as condições das escolas públicas antes de falar merda.

      Excluir
  25. Se voltar às aulas,com esse vírus maldito circulando vai ser uma catastrofe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuem votando no PT e sua trupe de ladrões !

      Excluir
  26. Enfia o dinheiro no rabo de rui costa ditador amedronta o povo ladrão KD o dinheiro dos respeitadores até hj nada o vírus vai mata muita criança sem vacina . Uma falta de respeito da porra ter coragem de falar isso pro povo ta fudido o povo com esse governo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior esse dinheiro não vem todo mês e olha o valor 55 Reais

      Excluir
  27. Então vcs serão responsabilizados pelos que contraírem a doença através das escolas.
    Vocês estão obrigando nos por-mos a vida dos nossos filhos em risco.
    E se depender de mim pode fica com esse bolsa merda, a vida dos meus filhos vale mais que qualquer valor.
    Qualquer aluno que contrair a doença através do estabelecimento escolar é de responsabilidade será estado ou municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aluno está nas ruas . Quem escreveu isso foi algum professor que quer ficar em casa recebendo

      Excluir
  28. Os professores boa parte em suas casas de praia os alunos boa parte não ruas e sem máscara, Bolsonaro tem razão TUDO manhã desses sindicato de preguiçosos

    ResponderExcluir
  29. Até em Cuba onde a repressão é monstruosa com assassinatos de cidadãos, prisões, torturas, o povo está reagindo e saindo às ruas em protestos veementes contra o secular sistema ditatorial dos bandidos irmãos Castro e sua quadrilha. Na Bahia, onde um ditadorzinho de meia tigela, um petralha ladrão das verbas federais para o combate ao vírus comunista chinês, o povo se queda acovardado e jamais tenta sair de sua postura submissa de lesmas lerdas. Terrível!

    ResponderExcluir
  30. Ñ concordo com essa volta, os professores foram vacinados ñ os alunos.
    Que continuem como estao com as aulas online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Então é errado os professores receber salários ??

      Excluir
  31. RUIM É O BOLSONARO DA BAHIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc e doidoooo !!! não culpa bolsonaro.... só culpa RUi Costa e pt

      Excluir
  32. Tem algo estranho neste auxílio, o valor e R$55,00. Aí vem um mês e levam 2 meses ou mais para vim de novo ! Como diz Shakespeare " A algo de podre no Reino da Dinamarca " .( Ou será na Bahia).

    ResponderExcluir
  33. Absurdo viu! Então é na base da chantagem? Que ridículo. Para esses políticos safados as vidas das pessoas menos favorecidos não lhes importam!

    ResponderExcluir
  34. Até porque os adultos não foram imunizado com a segunda dose.

    ResponderExcluir
  35. Grande ajuda vcs dao seus vermes de esgoto
    O ano que vem vcs tem o troco relaxe

    ResponderExcluir
  36. Seria Oi momento de vcs, inimigo do trabalho, procurar um emprego e deixar de depender de bolsa esmola, dar uma banana pro governo.

    ResponderExcluir
  37. 55 conto kkkkk parece ate piada ruin bosta deveria pegar essa esmola e comprar todo de pepino pra enfiar ...... Ditadorzinho de 💩💩💩💩

    ResponderExcluir
  38. viva o pt,,,ditadura total...essa desgraçaaaa

    ResponderExcluir
  39. Parabéns para o governo, porque você vai a praia tem muita criança e professor também, só não pode dar aula me poupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh jumento/jumenta, tu conhece a situação das escolas públicas, que teu ruim bosta não reforma? Cala a boca, trate. Comparar a sociabilidade da aprendizagem com praia é coisa de jumento/jumenta mesmo.

      Excluir
  40. Sou a favor da volta as aulas

    ResponderExcluir
  41. Enfia o auxílio do governo ladrão de respiradores no rabo.

    ResponderExcluir
  42. Isso sim é ditadura. Acordem pra vida petistas. Aprendam como um verdadeiro ditador age

    ResponderExcluir