quinta-feira, 8 de julho de 2021

Anvisa autoriza aplicação em voluntários da vacina Butanvac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira (7) o início da aplicação da vacina contra a Covid-19 Butanvac em voluntários em São Paulo. O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan e está na etapa A de testes clínicos, que vai envolver 418 pessoas com o objetivo de avaliar segurança e seleção de dose.

De acordo com o G1, a pesquisa clínica de fase 1 e 2 está dividida em três etapas (A, B e C) e, segundo a agência, a autorização dada nesta quarta se refere apenas à etapa A. Os voluntários foram selecionados entre pessoas que se inscreverem pela internet.

A Butanvac terá aplicação em duas doses e terá intervalo de 28 28 dias entre elas. O início da aplicação será a partir desta sexta-feira (9). Ao todo, seis mil voluntários com 18 anos ou mais serão envolvidos as fases clínicas 1 e 2, segundo a Anvisa.

A previsão do Butantan é de que a pesquisa dure 17 semanas, mas o prazo pode ser alterado já que o avanço para a próxima etapa está condicionado à conclusão da fase anterior e análise dos dados.

Um comentário: