quarta-feira, 14 de julho de 2021

Após Funarte reprovar apoio a festival de jazz na BA, Paulo Coelho e esposa se oferecem para cobrir gastos do evento

O escritor Paulo Coelho comunicou, através das redes sociais, que se dispõem a arcar com o valor dos gastos do Festival do Capão, evento realizado na Chapada Diamantina, na Bahia, que foi reprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) de ter apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A postagem foi realizada na madrugada desta quarta-feira (14). Com uma foto ao lado da esposa, Christina Oiticica, com quem tem uma fundação, Paulo escreveu: "A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (R$ 145,000) Entrem em contato via DM pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita. Única condição: que seja antifascista e pela democracia".

O G1 entrou em contato com os organizadores do evento, que ainda não estavam cientes da disponibilidade de ajuda.

A Funarte reprovou o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão, via Lei Rouanet e citou Deus em um parecer técnico para essa reprovação. Além disso, o documento da Funarte menciona uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia", para embasar o parecer de indeferimento do pedido.

A postagem do Festival, feita em 1º de junho do ano passado, diz: “Não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”.  O texto do parecer emitido pela Funarte à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura cita a postagem, que funciona como um slogan para "divulgação", com a denominação de Festival de Jazz do Capão, no Facebook.

“Destarte, conforme consta no link https://www.facebook.com/FestivJazzCapao/, localizamos uma postagem do dia 1º de junho de 2020, com uma imagem, contendo um slogan para 'divulgação', com a denominação de Festival de Jazz do Capão, na plataforma Facebook, a qual complementou os fundamentos para emissão deste Parecer Técnico. Para tanto, printamos a imagem e a mesma foi encaminhada para à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, para upload no Salic, como complementação da apreciação deste parecer”, diz trecho do documento.

No texto, a Funarte cita uma frase atribuída ao músico alemão Johann Sebastian Bach, que morreu em 1750: "O objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma", afirma.

O parecer destaca também que “por inspiração no canto gregoriano, a Música pode ser vista como uma Arte Divina, onde as vozes em união se direcionam à Deus”. Também citou que “A Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”.

Por fim, concluiu que “a candidatura deste que se postulou a Arte ao concorrer à categoria de Projeto Cultural, apresenta-se desconfigurada e sem acepção a esse atributo. Portanto, o sumário de propositura à chancela do MTur deve ser conduzido ao indeferimento, S.M.J. deste Ministério”.

18 comentários:

  1. Esse escritor comunista quer aparecer na mídia. Fica tirando onda de puritano dizendo que foi ele quem lançou Raul Seixas. Que nunca fez nada ilícito e coisa e tal.
    Pau no Coelho ... Kkkkkkl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vivia da musica do Raul...agora de um tal Soro de leite...........kkkkk

      Excluir
  2. Deveria pegar esse dinheiro e comorar insumos para intubação e fazer a doação para hospitais publico seria muito mais bem empregado (palhaçada) agora a prioridade é saude quer se aperecer se apareça fazendo o bem o povo precisa e de saude a (arte kkkkk) fica pra depois

    ResponderExcluir
  3. TODO MUNDO SABE MENOS A IMPRENSA ESQUERDISTA QUE SE FAZ DE CEGA E SURDA, QUE PAULO COELHO MANTEM UMA RELAÇÃO DE GEORGE SO Open Society Foundations foi fundada por George Soros" QUE ABERTAMENTE FINANCIA A EXPANSAO DO COMUNISMO NO MUNDO, PORTANTO NAO É O PAULO COELHO QUE FEZ DAS FACULDADES DO BRASIL UM REDUTO DE DROGADOS E MULHERES SO SOVACO CABELUDO E GRELHO DURO, PORTANTO QUEM VAI FINANCIAR ISTO É A FUNDACAO GEORGE SORO, FAÇA BOM PROVEITO, COM DINHEIRO PUBLICO QUE NAO É

    ResponderExcluir
  4. REEMBOLSO DO QUE JÁ COMEU , POR CONTA DESSA LEI !

    ResponderExcluir
  5. #BOLSONAROTEMRAZAO #ESQUERDAMERCENARIA

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus quantos comentários idiotas,como esse país sairá dessa situação com mentes como essas,gente vcs já viram que esse Bolsonaro é louco,ou se faz de ,pelo amor de Deus vivam no mundo real,se não podem ajudar ao menos se calem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK
      TEM JEITO NAO...
      FORAM E SAO, MUITOS ANOS DE NEGLIGENCIA EM TUDO
      DESDE A BASE AO OPORTUNIZAR CRESCIMENTO PROFISSIONAL, FINANCEIRO, INTELECTUAL...
      FORAM ANOS DE MIGALHAS ESPALHADAS BRASIL AFORA, E O POVO FOI SE ACOSTUMANDO A ISSO, MAS VIVENDO PELA SUA CORRERIA... ENTAO DEIXOU-SE DE PENSAR, DE EDUCAR, DE ENSINAR VALORES!! O RESULTADO É ISSO!! NOSSA SOCIEDADE É DOENTE!
      E GERA SERES CADA VEZ MAIS INÚTEIS E DOENTES!!
      SOMOS JA UMA GRANDE MASSA DE OPERARIOS FUNCIONAIS, PRA SER BEM EDUCADO EM MINHAS PALAVRAS!!!
      EU NAO VEJO SOLUÇÃO NESSE SECULO!!
      TENHO A MAIOR VONTADE DE CONSEGUIR SAIR DESSE PAÍS!!
      ZERO ORGULHO DE SER BRASILEIRO!

      Excluir
  7. Larga de Mi Mi bando de quebrados, deixa o cara pagar o evento. Vão tentar curar o solução do seu presidente de merda. è dever do governo comprar suprimentos para saúde e VACINA também. Está com medo por isso o soluço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os vagabundos queriam levar um por fora em evento

      Excluir
  8. Fora evangélico genocida Jair Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum queria faturar com evento elitista................kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Paulo Coelho e uma piada sem graça,
    Só idiota ler as porcarias q ele
    Escreve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é o idiota brasileiro mais lido no mundo, pra você que não sabe ler, deve ser uma porcaria mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Pessoas no mundo inteiro são idiotas... só vc que é"inteligente". Para de cagar pela boca.

      Excluir
    3. IDIOTA MESMO DEVE SER VOCÊ QUE ASSISTE RATINHO, SIQUERA NÃOSEIOQUE, NOVELAS BOBAS DA RECORD, MAS QUE PROVAVELMENTE NUNCA ENTROU NUMA LIVRARIA. AH, TAMBÉM DEVE SER ELEITOR DO BOZZO. COISA DE ASNO MESMO. LAMENTÁVEL.

      Excluir
    4. IDIOTA MESMO DEVE SER VOCÊ QUE ASSISTE RATINHO, SIQUERA NÃOSEIOQUE, NOVELAS BOBAS DA RECORD, MAS QUE PROVAVELMENTE NUNCA ENTROU NUMA LIVRARIA. AH, TAMBÉM DEVE SER ELEITOR DO BOZZO. COISA DE ASNO MESMO.

      Excluir