sexta-feira, 16 de julho de 2021

Associações ciganas de Vitória da Conquista acusam PM de promover "massacre e terror" na comunidade e divulgam nota pública

Comunidades e associações de ciganos em todo o território nacional divulgaram, nesta quinta-feira (15), uma nota pública em que solicitam ao poder público brasileiro, especialmente na Bahia, uma intervenção no "massacre e terror que as comunidades ciganas de Vitória da Conquista e cidades da região estão sofrendo por parte da polícia militar (PM) do Estado da Bahia".

O caso acontece em decorrência da morte de dois policiais militares em troca de tiros com ciganos em Vitória da Conquista, em caso ocorrido na última terça-feira (16). (Relembre aqui). 

De acordo com representantes da comunidade, a Polícia Militar tem perseguido ciganos que não qualquer relação com o crime desta semana. Confira, na íntegra, o que diz a nota, assinada por 61 associações ciganas de todo o território nacional.

NOTA PÚBLICA

Imediata intervenção do Poder Público para garantir a vida das pessoas ciganas em Vitória da Conquista.
Ciganos de Vitória da Conquista estão sendo caçados pela PM e pedem socorro!

As comunidades ciganas brasileiras e suas associações abaixo assinadas vêm a público solicitar ao poder público brasileiro, especialmente o governo da Bahia, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPE), e as Comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara Federal, a ONU, a imediata intervenção junto ao massacre e terror que as comunidades ciganas de Vitória da Conquista e cidades da região estão sofrendo por parte da polícia militar (PM) do Estado da Bahia desde os acontecimentos da tarde de terça-feira (13.07).

Nessa data ocorreu um conflito entre dois policiais à paisana e uma família cigana do distrito de Zé Gonçalves (município de Vitória da Conquista), que resultou na morte imediata de dois policiais e dois ciganos. Entretanto, após o conflito, a polícia vem promovendo uma verdadeira caçada e matança junto à todas as famílias ciganas da cidade e região.

Lideranças ciganas locais informam que mais de seis pessoas ciganas foram assassinadas pela polícia militar, 15 baleadas e muitas outras sofreram violências nas abordagens da PM. Vários carros de famílias ciganas foram queimados e casas invadidas e queimadas também sem autorização judicial, e conforme preconiza as ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que governos e cidadãos de todo o mundo, promovam o bem-estar de todos.

Há áudios de policiais ameaçadores dizendo que “vão pegar todos os ciganos”. E há também áudios de pessoas ciganas inocentes com medo de terem a residência invadida a qualquer momento, não conseguindo sair de casa, sequer para comprar alimentos.

Nessa quarta-feira (14.07), a um adolescente cigano que tinha apenas 14 anos dentro de uma farmácia foi baleado por um homem com capacete na cabeça, e outra foi assassinado em frente a um posto de Assistência Social. Ainda com todo esse sofrimento corpos continuam no IML sem as famílias poderem fazer seus funerais. No Brasil ainda não existe pena de morte. Uma comunidade inteira não pode pagar pelos crimes de alguns dos seus membros. Assim, exigimos que todos os órgãos públicos e de direitos humanos interfiram imediatamente na situação, garantindo o direito à vida de todos os ciganos que moram em Vitória da Conquista e cidades do Estado da Bahia.

Vidas Ciganas importam!