terça-feira, 13 de julho de 2021

Aulas presenciais da Educação Infantil podem retornar na segunda-feira em Itabuna

Depois de reuniões setoriais e debates de autoridades das secretarias municipais com segmentos do setor educacional, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), decidiu facultar o retorno às aulas presenciais nas escolas da Educação Infantil da Rede Particular de Ensino na próxima segunda-feira, dia 19. Desde março de 2020 que haviam sido suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

As diretrizes que nortearão a volta às aulas presenciais estão contidas em Decreto Municipal que será publicado ainda nesta terça-feira no Diário Oficial. A decisão do prefeito levou em conta diversos fatores, a exemplo da grave crise financeira do setor educacional privado, a reivindicação dos pais de alunos e, principalmente, o aumento da quantidade de pessoas imunizadas contra a doença e a queda de infecções em Itabuna.

Os encontros tiveram a participação de gestores ou proprietários de escolares da rede particular, representação de pais de alunos e dirigentes do Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum Municipal de Educação (FME) e Sindicato do Magistério de Itabuna (Simpi). 

Pela Prefeitura, envolveram os secretários Janaína Araújo, da Educação; Lívia Mendes Aguiar, da Saúde; Josué Brandão Júnior, de Governo; Mariana Alcântara, da Secretaria da Ordem Pública; Othon Dantas, diretor do Departamento de Fomento e Indústria, da Secretarias de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; o Procurador-Geral do Município, Álvaro Luís Ferreira e sua equipe.

Segundo a secretária da Educação, Janaína Araújo, todas as possibilidades foram discutidas amplamente no Comitê, constituído por técnicos e representantes das secretarias da Educação, Saúde, Segurança e Ordem Pública,  Governo, Procuradoria-Geral do Município e das comissões de Saúde e de Educação da Câmara de Vereadores. 

“Foi mantendo diálogo e discutindo com o segmento de pais de alunos, com a representação dos gestores escolares, dos profissionais da Educação e o CME que o Comitê chegou ao consenso de que, neste momento, é possível o retorno às aulas de forma híbrida e gradativa  nas escolas da Educação Infantil na Rede Particular de Ensino”, argumentou Janaína.

A secretária chamou à atenção para que os proprietários ou diretores das escolas cumpram o que determina o Decreto e Protocolo, inclusive, os prazos e requisitos estabelecidos. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde e todos seus técnicos, vai inspecionar as unidades escolares para que tenham alvará sanitário. Assim aconteceu com as brinquedotecas que só receberam alvará após atender legislação municipal.

26 comentários:

  1. Porque não falam da saúde que tá uma horrível.

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim, só a rede particular volta porque lá os professores precisam trabalhar para receber, já na rede publica municipal ou do governo , eles não precisam ir para seus trabalhos, as crianças ficam em casa ( algumas as mães não tem com quem deixar para ir trabalhar ) mas os professores da rede publica continua recebendo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O olho de sua goiaba seu retardo(a)/retardex, meter as crianças em sala de aula sem vacinação é um crime sem tamanho seu imundo, professor está trabalhando em casa e dobrado seu vagabundo, todo aparato para trabalhar em casa está sendo bancado do bolso do professor o governo só entrou com a taca nessa história aí, e você que é vagabundo fica falando merda. Tanto é que fala que as crianças não tem com quem ficar e aonde tem escola publica em tempo integral para todos? Seu pilantra!

      Excluir
    2. Eii, mais as mensalidades são cobradas todos os Meses, professores do Particular estão recebendo sim. Ainda mais que está tendo aulas online.
      Fica atrás que eles não recebem

      Excluir
  3. Vamos ver qual merda vai sair da descarga do FILHO DE MUTUNS agora. Qdo ele resolve fazer um esforço para escrever já sabe que vem esgoto

    ResponderExcluir
  4. TARDOU, mas veio. Espero que de fato aconteça

    ResponderExcluir
  5. Que discurso vazio. Vá a uma escola pública e veja a calamidade que está, sujas e decadentes. o MP precisa fazer a vistoria igual a Ilhéus.

    ResponderExcluir
  6. O covid vai aumentar, crianças assintomáticas,levando a covid pra dentro de casa, ano letivo recupera e vidas não.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado tdo esse tempo nas escolas fechadas e a prefeitura não moveu uma palha pra melhor a estrutura física das escolas públicas para o retorno as aulas

    ResponderExcluir
  8. Esse povo ou é idiota ou finge ser. Querendo equiparar as condições estruturais das escolas públicas com as escolas particulares. As escolas públicas em sua maioria são espaços alugados, improvisados, salas pequenas, alunos amontoados aff...meus filhos não retornam de jeito nenhum

    ResponderExcluir
  9. Loucura isso, retorno sem aplicação da segunda dose. Minha filha mesmo q não retorna pra essa atitude irresponsável do prefeito. Nem parece q ficou a beira da morte por covid

    ResponderExcluir
  10. Essa secretaria de educação não tem conhecimento de causa quem tá presidindo a educação são os vereadores

    ResponderExcluir
  11. Rapaz o nível de diretores q os vereadores colocaram nas escolas, só Deus na causa. Cada uma pior q a outra😅😅😅

    ResponderExcluir
  12. Os profwssores da rede particular também estão recebendo, pois os pais continuam pagando as mensalidades. E sem desconto mesmo sem aulas presenciais.

    ResponderExcluir
  13. Só não entendi pq só o particular vai voltar !!! Até nisso tem discriminação
    afffff

    ResponderExcluir
  14. Trabalhar ruma de folgado... Que dizer "tapiar"

    ResponderExcluir
  15. Isso é ridículo por que só a particular??

    ResponderExcluir
  16. Nenhum desses me representa...as aulas online estao tao eficientes quanto presenciais ou ate mais devido a maior concentraçao do aluno e fora o custos de trasportes desnecessario...incluindo maior segurança...pois o aluno no seu leito se sente mais protegido.o conteudo é o mesmo e o encino é melhor online.obs os professores desempenham a mesma funçao pois precisam elaborar a aula nao importa o deslocamento que nesta pandemia é um custo combustivel caro tanto para nos pais como para todos.quem vive do transporte recebe beneficio do governo como todos logo nao pode alegar que perdeu toda a renda...sendo assim estamos todos no mesmo barco e neste momento é preciso reiventar conceitos de educaçao neste país.

    ResponderExcluir
  17. Que absurdo...sempre privilegiando os empresarios....muita gente morrendo com essa doença e colocar nossas crianças em risco....

    ResponderExcluir
  18. O covide mata 19 por cento de todos os infectados sem tratamento previo isso siguinificaria 51 milhoes e 300 mil pessoas mortas num país de 270 milhoes de pessoas como o brasil...ou erradica a doença e cura todos ou ainda podera morrer muita jente...logo fiquemos em casa...a biblia fala -nao tentará o senhor teu deus...quando o anjo da morte passar unge a tua porta com o sangue do cordeiro novo pra que nao te leve.porem viva pela fé e ampara os aflitos na angustia e sede fraterno com teus irmao.

    ResponderExcluir
  19. Cade os kit das escola do municipais

    ResponderExcluir
  20. Mas uma vez favorecendo aos ricos, mas uma vez cedendo os caprichos dos mais favoritados... deu explicação do tal retorno das escolas particulares e o do município e estado? Como sempre tratamento diferenciado, mas é disso que o povo gosta.E não fazem nem questão de esconder kkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Acho que a prefeitura deveria liberar as aulas simultaneamente das redes Públicas e Privadas, os professores que mais trabalharam serão ainda os primeiros a voltar. Isso só reflete o privilégio de quem paga por ensino no Brasil. Particular sempre em vantagem em relação aos alunas do público, até porque eu acho que outubro seria uma boa data para as duas redes voltarem.

    ResponderExcluir
  22. A Minha Filha é que não Vai!
    Enquanto não Houver Vacina, ela não volta as Aulas!
    Isso todos os pais deviam fazer com seus filhos.
    Os professores já estão Vacinados e as Crianças ficam como??

    ResponderExcluir
  23. Então prefeito, a grave crise financeira do setor educacional privado, será paga/coberta pela vida dos professores e alunos? "A reivindicação dos pais de aluno". Eu não fiz nenhum reivindicação, essas pessoas não me representam. A escola que é um lugar de aprendizado, agora ensina como destruir, exterminar a vida. Parabéns a todos os envolvidos nessa fiel decisão capitalista.

    ResponderExcluir
  24. Augusto vc manda em sua casa na .unha mando eu, o meu filho não vai, vai continuar tendo aulas online, pago caro para isso enquanto aos donos de escolas vcs tem que assinar o termo de responsabilidade para com os alunos.

    ResponderExcluir