terça-feira, 20 de julho de 2021

Combate ao mosquito da dengue em Itabuna tem ações conjuntas das secretarias municipais

A Prefeitura tem usado todas as formas e estratégias para o combate ao Aedes aegypti em Itabuna na tentativa de baixar o índice de infestação predial que ainda gira em torno de 6%, segundo o último LIRAa realizado em junho. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde vem sendo feito em parceria com as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Infraestrutura e Urbanismo. 

Na semana passada, por exemplo, a partir de uma denúncia de acúmulo de lixo num imóvel abandonado com possíveis focos do mosquito, a Secretaria de Promoção Social acionou o Departamento de Vigilância em Saúde. No local, os Agentes de Combate às Endemias constataram muitos focos do inseto em estágio de larvas. 

Além da eliminação dos focos em diversos tipos de vasos, inclusive garrafas pets sem tampa, o local passou por uma varredura com a retirada de grande quantidade de lixo pelos  trabalhadores da Divisão de Limpeza Pública enquanto agentes de endemias fizeram o bloqueio com a borrifação de inseticida para o combate a focos de larvas e mosquitos adultos. 

O supervisor dos Agentes de Combate às  Endemias, Clodoaldo Santos de Oliveira, destacou a parceria com as secretarias municipais no combate ao mosquito da dengue que também transmite a chikungunya e zika vírus. Ele lembra que o pode público sozinho não tem condições de zerar o índice de infestação predial no município se não houver a participação da comunidade.    

A chefe da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar  Santos Ribeiro, também reforça a importância da participação das famílias na luta contra o mosquito que causa enorme danos à saúde do ser humano. “Não podemos permitir que Itabuna enfrente novo surto de dengue como já ocorreu no passado”, alerta.

A diretora aproveita para orientar as famílias sobre cuidados simples que devem ter no dia a dia, como manter quintais limpos e livres de vasilhames que possam acumular água, principalmente garrafas plásticas descartadas sem tampa. 

Também devem manter cobertos tanques e outros reservatórios de água. “Se cada familiar fiscalizar a própria casa, vamos diminuir a infestação com o mosquito. Nós, da Secretaria de Saúde da Prefeitura, temos trabalhado intensamente no combate, controle e prevenção da dengue”, finaliza Luciana Ribeiro.

8 comentários:

  1. Verdinho o PM acusado de agressão em porto. Não tem matéria?
    Hummm...pq?

    ResponderExcluir
  2. Aqui em minha casa o agente nem entra em casa, só faz perguntas da rua e sai fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Covid ! Mas cada um tem que fazer o seu .

      Excluir
    2. Comentarista das 12:53 e o cara esta errado é? Vc passa o final de semana em paredão se aglomerando,dai de segunda feira em diante o cara que não tem nada haver vai receber esse saco de poty nas caixas dos peitos? Ou seja a covid.O agente esta é certo !!

      Excluir
  3. Qual o contato para fazer denúncia ?

    ResponderExcluir
  4. OLHA O NÍVEL DE CIVILIDADE DO NOSSO POVO
    ALGUEM AINDA ACREDITA NUM FUTURO PROMISSOR PRA ESSA BAGAÇA DE PAÍS?
    OW LUGAR DE GENTE MEDÍOCRE, GENTE PORCA!!
    QUE VONTADE DE IR EMPBRA DAQUI

    ResponderExcluir
  5. Beijo na carequinha do meu sogro o de bone preto ele é tão fofinho.

    ResponderExcluir