sexta-feira, 16 de julho de 2021

Faroeste: Desembargadora delata 68 pessoas entre magistrados, servidores e políticos

Faroeste: Desembargadora delata 68 pessoas entre magistrados, servidores e políticos

A delação da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), menciona 68 pessoas, conforme revelado pela Folha de São Paulo. A delação da desembargadora investigada na Operação Faroeste foi homologada em junho deste ano pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Desde que circulou em grupos do Whatsapp uma suposta delação da desembargadora e do filho Vasco Rusciolelli, a família da delatora passou a ser alvo de investida de membros do Judiciário baiano. O advogado de Sandra, Pedro Duarte, também foi alvo de processos movido por magistrados, em uma tentativa de assédio para o documento não ser homologado pelo STJ. Em setembro de 2020, mãe e filho foram colocados em prisão domiciliar por ameaças de morte.

Segundo a reportagem, a colaboração tem 39 anexos, e envolve 12 desembargadores, incluindo uma aposentada e 12 juízes. Três desses desembargadores ainda não haviam sido citados anteriormente na investigação. Também são mencionados 15 advogados e 16 funcionários do TJ-BA, além de filhos e parentes de magistrados. A delação cita um parlamentar, empresários e agentes públicos, como o ex-secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.

A maioria dos anexos envolve o filho da desembargadora, que admitiu ter atuado na negociação de venda de sentenças. Pelo acordo, Sandra e Vasco deverão entregar milhões de reais à Justiça e poderão ser beneficiados com redução de pena.

A delação ajuda a explicar como foi formado o esquema que envolvia pagamento de propinas para obtenção de decisões judiciais favoráveis na disputa de mais de 300 mil hectares de terras no oeste baiano. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), mãe e filho negociaram propinas de R$ 4 milhões, mas receberam R$ 2,4 mi efetivamente. 

Eles foram denunciados por corrupção, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa. O processo está suspenso a pedido do MPF devido a realização da colaboração premiada. Eles ainda não se tornaram réus na Operação Faroeste. 

Ao jornal, o advogado Pedro Henrique Duarte afirma que seus clientes “trouxeram à tona uma dinâmica não somente de fatos relacionados à Faroeste, mas também de outros fatos tantos”. Para ele, “o peso maior que ela [Sandra] carrega nas costas não é o fato de ser a primeira desembargadora [a fazer uma colaboração], mas sim de quebrar um tabu de que o Judiciário é uma caixa preta”, diz ele. “Você não tem noção do conflito que é para ela ter prestado um juramento e ter que trazer mazelas de alguns poucos colegas à tona”, declarou. A delação está em sigilo. Já firmaram delação premiada na Faroeste a desembargadora Sandra Inês, o advogado Júlio Cavalcanti, o produtor rural Nelson Vigolo e o advogado Vanderlei Chilante, além de mais uma operadora do Direito, que ajudou a prender um operador do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio.

14 comentários:

  1. PT genocida, ladrão, terrorista, narcotraficante, ladrão nato, Rato de Esgoto do PT da Bahia agora vai para a Lemos Brito e a felicidade da Bahia vai voltar a reinar.
    Um governador cachorro ou uma cachorra trilhões de vezes melhor do que PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC É UM BOSTA
      ADORADOR DE MILICIANO
      MAMADOR DE MILICO
      PAU NO CU

      Excluir
    2. Oxi doente isso é falcatrua de bozo que dá aval para isso . O pêtê têm um movimento sem terra que vai de encontro aos latifundiários , ou seja uma pessoa com grande posso de terra que muitas das vezes não usa .

      Excluir
    3. O PT da terra aos sem Terra e tira 80% do bolo para eles. Sabido todo.

      Excluir
  2. DEVE RESPINGAR AKI NA REGIAO.KKK
    CORRE QUE O JAPONES DA FEDERAL TA NA AREA

    ResponderExcluir
  3. Tem que ver o juiz dr Gláucio saber dele os presentinhos q ele recebe kkkk ele é a Sra sua esposa kkkk

    ResponderExcluir
  4. Filho de mutuns,deixa de ser idiota o PT,não tem nada haver com a roubalheira do tjb,Agora com a rachadinhas seu presidente bostazonaro,e envolvido até a alma.kk

    ResponderExcluir
  5. Bandidos delatados, relaxem, o STF resolverá tudo.

    ResponderExcluir
  6. Todo petralha é filho do rabudo com uma sapatona de cavalo-do-cão, não possui cérebro e fornece furico para os comedores pausudos. Vamos comer muito furico de beiradas galhudas. KKKKKKKKKK... KKKKKKKKKKKK... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. OXE EM PLENO GOVERNO BOLSONISTA TENDO ROUBO OS CARA DIZ Q VEM DO PT KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PIADA.

    ResponderExcluir
  8. HAHA VAI FICA TODOS EM CASA DE TORNOSELEIRA COMENDO E BEBENDO GOSTOSO BANHO DE PISCINA DA EM NADA ESSA É A DIFERENCIA DO RICO E POBRE.

    ResponderExcluir
  9. Esses analfabetos não sabem ler! isso vem do governo do PT agora estourou há dois anos! petista o dia que não rouba tem dor de cabeça e não consegue dormir! petista e tudo ladrao e corno

    ResponderExcluir
  10. SERÁ QUE FOI O POVO DO PT QUEM SE MISTUROU COM MILICIANO para PARTICIPAR DO ESQUEMA DAS RACHADINHAS ?
    Garanto que algum puxa-saco vai fazer alguma comparação.kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir