terça-feira, 20 de julho de 2021

Governo da BA define volta às aulas semipresenciais do ensino médio na próxima semana; fundamental retornará em agosto

Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

A Secretaria Estadual da Educação definiu que os alunos do ensino médio retornarão às aulas semipresenciais na próxima segunda-feira (26), em sistema híbrido. O mesmo ocorrerá para estudantes do ensino fundamental, no dia 9 de agosto. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (20) no Diário Oficial do Estado.

O retorno está programado para ocorrer com as turmas divididas pela metade, para seguir o protocolo de manter 50% da capacidade das salas de aula.

O primeiro bloco será formado por alunos com nomes iniciados entre as letras 'A' e 'I', e o segundo, de 'J' a 'Z'. Cada escola poderá ajustar a escala de acordo com a realidade das classes.

As unidades deverão programar as aulas de modo que, enquanto metade dos alunos participe das atividades presenciais, a outra parte desenvolva trabalhos remotos, mantendo a mesma carga horária e em dias alternados para cada turma.

Sobre a alternância, a SEC definiu que será feita entre os dias da semana e entre as semanas. Por exemplo: na semana 1, metade da turma terá aula na escola segunda, quarta e sexta-feira, enquanto a outra metade terá na terça, quinta e sábado. Na semana 2, a ordem se inverte.

Conforme o decreto, cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) deve validar a escala de retorno definida para cada colégio e fazer o devido acompanhamento para garantir que nenhum aluno fique fora do revezamento no retorno híbrido.

A SEC também determinou que os professores irão ministrar as aulas nas turmas e nos horários estabelecidos na programação e não modificarão os horários citados, exceto em caso da inclusão de sábados letivos, quando acontecerão atividades presenciais e remotas de acordo com a escala.

Entrevistado no Jornal da Manhã, da TV Bahia, desta terça-feira, o presidente da União das Prefeituras da Bahia, Zenildo Santana, conhecido como Zé Coca, afirmou que a retomada está seriamente comprometida em cerca de 90% dos municípios do estado.

Zé Cocá, que também é prefeito de Jequié, defendeu que o retorno é necessário, mas ponderou que licitações para o transporte escolar e alimentação dos estudantes, além da vacinação dos professores, são pontos que podem atrasar as atividades nas escolas.

5 comentários:

  1. Muito bem governador, quem decide a data de voltar as aulas é vc, não meia dúzia de professores, muito menos sindicatos oportunistas.

    ResponderExcluir
  2. JA ESTAVA NA HORA DE VOLTAR , FESTAS PODE TER , E PORQUE NÃO PODE TER AULAS PRA OS ALUNOS

    ResponderExcluir
  3. Tem que deixar as aulas remotas é os alunos que não tem acesso a inter vai na unidade escolar pegar suas atividades. Pois ainda tem muitos funcionários que não foi vacinado o governo deve
    ria ter aplicado a vacinada dose única é já tá quase no final do ano encerra o ano letivo com aulas semi presencial aí em 2022 o retorno das aulas presenciais com quase todos imunizados.porque se relaxar agora pode acontecer como em Israel que relaxou é agora por causas das variantes vêm tendo aumento de casos porque todos sabemos que esses jovens não ficam em casa vão pra festa de paredões fazem aglomerações aí quem paga são os que estão trabalhando. Portanto atenção governantes pra depois dizer que não foi avisados as estatísticas está a
    í contra fatos não têm argumentos.

    ResponderExcluir
  4. Tem que te vacina para os alunos isso sim.

    ResponderExcluir