sexta-feira, 16 de julho de 2021

Itabuna: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente quer ampliar cooperação técnica com a Uesc

A parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) da Prefeitura de Itabuna com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será ampliada para a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural a agricultura familiar e à pequena produção. Atualmente, a instituição de ensino superior é responsável por ministrar aos técnicos municipais curso de criação e manejo de peixes.

O curso será ministrado na Fazenda Almada, em Castelo Novo, município de Ilhéus, onde a Uesc desenvolve pesquisas nas áreas de piscicultura e criação de pequenos animais. O programa da Seagrima objetiva a diversificação da produção para incentivar a agropecuária no município, elevar as fontes de proteína e a renda familiar de acordo com a proposta da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Pelo projeto, a Universidade vai disponibilizar o espaço físico e também envolverá estudantes da empresa Júnior além de professores, para a realização de diagnósticos sobre as potencialidades produtivas locais e posteriormente assistência técnica aos pequenos produtores das associações cadastradas pela Prefeitura de Itabuna.

Os temas foram objetos de um encontro do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, na quinta-feira, dia 15, com o reitor da Uesc, professor Alessandro Santana, o vice-reitor, Maurício Moureau, o chefe de Gabinete, Luís Gustavo Fraga e a assessora da Reitoria, professora Acácia Pinho. Além disso, se fechou a agenda de monitoria dos cursos para os técnicos na primeira semana de agosto na Estação Experimental da Fazenda Almada.

Os técnicos Pedro Jeronimo e Cleumo Guimarães estiveram presentes no encontro na Reitoria da Uesc, para definir os detalhes do curso de manejo em piscicultura. Segundo eles, a expectativa é grande pois o objetivo é ajudar os produtores rurais a ter outra fonte de renda nas suas áreas onde atualmente cultivam hortigranjeiros que são comercializados na Feira do Produtor, às sextas-feiras no Pontalzinho, e nas feiras livres da cidade.

3 comentários:

  1. Moacir Smith,tá gagau sempre gostou de mamar na prefeitura e estado,a mulher pau de bosta,a mesma coisa. Augusto vamos priorizar os jovens. Moacir não tem formação acadêmica da área Agrícola. Fora gagau!

    ResponderExcluir
  2. isso a globo nao mostra e ninguem comenta. parabens policia

    ResponderExcluir
  3. Grassas a nosso bom Deus e nosso grande presidente Bolsonaro, o governo federau está ascertando e indiretando essa universidade que só tem maconheiro e usuário de maconha.
    Xega de profeçores comunistas, tinve a chance de instudar neça faculdade e mim recusei, hoje tenho muinto orgulho de não ter mim infiutrado neça bagunça.
    Obrigado governador.

    ResponderExcluir