quarta-feira, 21 de julho de 2021

MP aciona empresa de investimento em criptomoedas por bloqueio de conta de consumidores

O Ministério Público da Bahia acionou na Justiça a empresa You-Wallet, pertencente ao Grupo Águia Empreendimentos, com atuação no ramo de investimentos. A ação tomou por base fatos apurados após consumidores relatarem a existência de irregularidades contratuais praticadas pela acionada em negócios jurídicos relativos a investimentos em moedas digitais, especificadamente a criptomoeda Bitcoin.

A ação relata que alguns consumidores, após realizarem investimentos e compra de ativos, tiveram bloqueio dos valores em suas contas, obtendo a notícia de que as contas estavam bloqueadas para a retirada dos rendimentos, sem qualquer aviso prévio ou contemporâneo ao bloqueio sobre tais razões.

Na ação civil pública, o MP pede que a Justiça determine, em caráter de urgência, que a acionada informe, de forma ostensiva e clara, nos contratos fechados com seus clientes-investidores que são integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários brasileiro, além de esclarecer a existência de riscos inerentes ao investimento, não permitindo que consumidores incorram em erro.

Pede ainda que se determine o desbloqueio imediato dos valores a título de rendimento dos consumidores que realizaram investimentos e que foram indevidamente retidos. Requer também a condenação da acionada a restituir em dobro os valores indevidamente retidos dos consumidores-investidores, além de ressarcir o prejuízo causado aos consumidores e indenizá-los por dano moral coletivo.

O promotor de Justiça Cristiano Chaves relata que, quando questionados pelos consumidores-investidores, a empresa não prestou “qualquer amparo aos consumidores que sofreram a constrição indevida, muito menos ofertaram um canal para contato eficiente”. O promotor acrescenta que a publicidade da empresa apontava no sentido de que se tratava da oferta de um investimento de alta rentabilidade, atraindo consumidores a aderir a essas aplicações, “sem esclarecer os riscos envolvidos e sem afirmar que existiam riscos de ataques cibernéticos”.

4 comentários:

  1. O filão de ouro está derretendo. Uma única criptomoeda que num passado recente, mais precisamente no mês de abril do ano em curso, que já valeu em torno de $ 62.000 dólares ou mais de 363.000 reais, neste período de quatro meses sofre uma desvalorização de mais de 60% (sessenta por cento). Espera-se que haja uma recuperação ao longo dos próximos anos. Contudo, atualmente, existem centenas de criptomoedas a disputarem um filão neste mercado cada vez mais bilionário. Boa sorte àqueles que se mantém esperançosos.

    ResponderExcluir
  2. Eitaaaaa peste pelo menos Anna não deixava o filho abandonado pra ir senta na pica de homem casado sua pau no cu otária safada fala oque você sabe prostituta

    ResponderExcluir
  3. NO MUNDO INTEIRO
    SEMPRE VAI EXISTIR IDIOTAS
    QUE ACHAM QUE EXISTE DINHEIRO FACIL E QUE EXISTEM PESSOAS QUE AJUDAM OUTRAS PESSOAS A FAZER DINHEIRO
    KKKKKKKKKKKKK
    TEM TUDO QUE SE FUDER

    ResponderExcluir
  4. Brasil Pátria amada salve salve o povo desses parasitas chamados políticos pessoas passando fome pessoas morrendo em filas de hospitais e é consentido auxílios alem de ganhar um ótimo salário pra fazer nada.Vergonha revolta

    ResponderExcluir