segunda-feira, 5 de julho de 2021

Pesquisadores desenvolvem máscara facial que detecta Covid-19 em 90 minutos

Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Instituto Wyss de Engenharia, da Universidade de Harvard, desenvolveram uma máscara facial capaz de diagnosticar, em 90 minutos, se o usuário está contaminado com o coronavírus ou não.

Os pesquisadores do MIT e da Universidade de Harvard garantem que o resultado da máscara é tão eficaz quanto o do PCR, que atinge precisão de mais de 90% nos diagnósticos. O estudo foi publicado na revista Nature Biotechnology.

A máscara tem componentes liofilizados (desidratados) do sensor embutidos dentro do tecido da máscara, onde são circundados por um anel de elastômero de silicone. Eles podem então ser ativados pela adição de água (ou gotículas). E para isso, basta apertar um botão. Os resultados são exibidos dentro da máscara para privacidade do usuário.

A equipe trabalhou na tecnologia por anos. Quando a pandemia de Covid-19 atingiu países em todo o mundo, o projeto já estava na fase final, então eles decidiram usar a tecnologia para criar um diagnóstico para o vírus SARS-CoV-2.

Os envolvidos na pesquisa afirmam que a vantagem de testar pela máscara é que o processo é menos invasivo e mais barato. O projeto contou com financiamento do governo dos Estados Unidos e da Johnson & Johnson.

Um comentário: