sábado, 17 de julho de 2021

Projeto do Governo Federal oferecerá capacitação profissional para 270 mil mulheres


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, na quinta-feira (15), uma parceria com a Associação Aliança Empreendedora para oferecer 270 mil vagas grátis para a qualificação de mulheres em vulnerabilidade social. Estão previstas 10 mil vagas em cada estado.

Serão oferecidos cursos gratuitos de educação financeira, marketing digital, inovação em tempos de crise, formação de mulheres empreendedoras, entre outros.

A iniciativa faz parte do Projeto Qualifica Mulher, que tem investimento de R$ 36 milhões, e objetiva auxiliar na autonomia econômica do público feminino. De acordo com a secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, o oferecimento das vagas poderá gerar oportunidades durante a pandemia.

“O Qualifica Mulher surgiu em meio ao cenário de pandemia, que retirou 8,5 milhões de mulheres do mercado de trabalho. Sabemos que o empreendedorismo é um dos melhores caminhos para reverter esse cenário, pois, além de contribuir para o crescimento da economia, gerando empregos, colabora para construção de uma sociedade mais equilibrada, na medida em que gera oportunidades de liderança para as mulheres”, disse a secretária.

Para a diretora executiva da Aliança Empreendedora, Lina Useche, as mulheres precisam ver o empreendedorismo como uma opção viável e real.

“Pela crise causada pela pandemia, dentro do empreendedorismo as mulheres têm uma grande representatividade, mas elas também têm grandes desafios. A gente vê que os mesmos desafios que a mulher tem na sociedade, ela também tem quando deseja empreender”, disse.

Pelo projeto serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio ou não tenham escolaridade.

Entre os cursos a serem ofertados, constam “Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras”, “Porque você e todo mundo pode empreender”, “Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras”, “Formalização para Mulheres Empreendedoras”, “Desvendando o Crédito – tudo sobre o tema em sete aulas” e “Inovar em tempos de crise”.

Também integram a lista de capacitações, “Empreendedoras da Beleza – para você que atua ou tem um negócio na área da beleza”, “Finanças – Como organizar suas reservas para enfrentar tempos de crise?” e “Artesanato & Costura: esse é meu negócio!”.

Instituído pela Portaria n° 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”. Acesse a página do projeto.

5 comentários:

  1. Esse governo é mentiroso rapaz,será igual o ceep que irão dar as vagas pra quem eles querem,cartas marcadas como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver carta marcada, serão dos governos dos Estados, para onde serão direcionadas as vagas.

      Excluir
  2. Será se Creusa autorizou o uso da imagem dela?

    ResponderExcluir
  3. Só tá faltando aí onde se escreve para concorrer a vaga ou é apenas uma forma de dizer que o governo está fazendo alguma coisa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é tudo falcatrua do comunista Ruim Costa pra ter votos PT na bahia nunca mais !!

      Excluir