quinta-feira, 22 de julho de 2021

Universidade do sul da Bahia aprova reserva de vagas para detentos, egressos do sistema prisional e refugiados

A Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) aprovou uma proposta que reserva vagas nos cursos de graduação para pessoas em situação de privação de liberdade, egressos do sistema prisional e para refugiados. A informação foi divulgada pela instituição na quarta-feira (21).

Segundo a instituição, esse público vai poder acessar a vaga via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Colégios Universitários. Haverá uma vaga para cada curso, turno e campus da instituição. Ao todo, a universidade possui três campi: Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas.

A expectativa é que as novas medidas sejam aplicadas nos próximos processos de ingresso na Ufsb. De acordo com comunicado da instituição, a Ufsb é a primeira universidade a oferecer reserva de vagas para o público interno ou egresso do sistema prisional no país.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário da Ufsb, e alterou a Resolução 10/2018, que trata da política de ações afirmativas para processos seletivos aos cursos de graduação da universidade.

A Ufsb também informou que vai buscar apoio junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Justiça do Estado da Bahia e unidades prisionais da área de abrangência da universidade, além de outras instituições, para divulgar a nova resolução.

Sobre a medida, a instituição informou que já comunicou à Secretaria de Administração Prisional (Seap) e deve realizar nos próximos dias uma reunião com a direção do presídio de Itabuna, sede da instituição, para apresentação da resolução e alinhamento de ações conjuntas para que os detentos se preparem para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A universidade já possui reserva de vagas para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, além dos povos indígenas aldeados, povos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais e pessoas de origem cigana.

45 comentários:

  1. Enquanto quem rala e estuda, é branco de classe média só paga imposto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vê assim, nem é branco e pensa que é de classe média. Kkkkkk

      Excluir
  2. Esse país não existe. O José Dirceu conseguiu mesmo implodir todas as instituições. E a mais lenhada de todas é a academia. Se hoje a academia já não é respeitada pelo mercado, quem dirá depois de tantas cotas. Anotem aí, até curso de Medicina de universidades públicas cairão em total descrédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque é pública. Mais um com dor de cotovelo por não conseguir entrar na pública e não ter dinheiro pra pagar uma particular. Vai estudar. Para de frequentar barzinho de “liso elite” todo final de semana que tu consegues.

      Excluir
    2. Estudei e estudo em instituição pública e se a instituição oferece este tipo de serviço sem que haja o cuidado com os demais indivíduos, a instituição está infringindo a lei do Direito de Personalidade. O direito de personalidade exige que todo cidadão tenha direito a integridade física, a instituição nesta situação está pondo a integridade física de todos os alunos em risco. Simples Assim.

      Excluir
    3. Procure então o significado de EGRESSO! Depois volte pra o debate.

      Excluir
    4. O fator EGRESSO não se enquadra no contexto psicológico e de caráter do indivíduo. Vai me dizer que porque no indivíduo é EGRESSO está preparado para voltar a conviver imediatamente em sociedade? Após sair do sistema carcerário falido do Brasil? Sem que tenha acompanhamento psicológico intensivo? Meu caro cidadão... Psicopatas não têm condições nenhuma de voltar ao convívio em sociedade! Assassinos em série, estrupradores e pedófilos JAMAIS poderiam voltar a conviver em sociedade, mas aquí é Brasil, não é? País onde o trabalhador SE FODE de trabalhar e SEM PRIVILÉGIOS, enquanto MARGINAIS, isso mesmo, MARGINAIS, que vivem fora das margens da lei, destroem famílias, matam, roubam, estupram e quando vão presos passam anos coçando o saco e vivendo às custas de quem rala e pagam impostos em absolutamente TUDO, ainda temos que aceitar meliantes com facilidades para ingressar em universidade federal e conviver com nossos filhos e filhas, assim,naturalmente!? Ah, tem que ralar, meu irmão!!! Tem que ralar, direitos iguais! É por isso que as cadeias estão lotadas, a comunidade carcerária tem tido mais privilégio que o trabalhador! Se a população carcerária tivesse que trabalhar dentro lá dentro para manter, tenho CERTEZA, que esse bando de vagabundo iria pensar mil vezes antes de fazer merda e rodar no camburão...
      Ainda temos que suportar gente com com alteração significativa no ego apresentando exacerbado grau de superioridade vir aquí em rede social querendo passar por PHD em ciência social... EGRESSO É O MEU PAL!!!
      Não sabe nem interpretar texto e vem querer me dar lição de moral é MOBRAL? NA MANCHETE DA MATÉRIA DIZ DE FORMA DIREITA OBJETIVA, MAS VOU DESENHAR PARA VOCÊ ENTENDER: Universidade do sul da Bahia aprova reserva de vagas para DETENTOS... Entendeu ou está difícil?

      DE-TEN-TOS
      Vá lá procurar saber o significado e de preferência vá tratar. Procure um psicólogo.

      Excluir
    5. Anônimo 23 de julho às 16:26, não leu nem o título da matéria e vem querer aplicar lição de moral... Se tivesse lido o título da matéria, saberia que além dos egressos, o projeto contempla também os DETENTOS.
      Procure o significado DETENTO para ter condições de entrar em debate.Você tem zero condições de entrar em debate aquí. Pelo visto a vergonha agora é no PIX... 😒

      Excluir
  3. Orgulho em pertencer.
    Essa instituição definitivamente não parte do pressuposto de que "Bandido bom é banido morto!"
    Todo ser humano erra e quem quer, pode recomeçar uma nova vida, novas oportunidades, novas chances. O próprio Deus nos disse no livro de Mateus 18:21-22. "Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?' Jesus respondeu: 'Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. No entanto estamos sendo tomados pela apologia ao ódio, falácias como: "tá com pena põe na sua casa", "tá sentado no colo do capeta" ou " mais um CPF cancelado", expressões tão reverberadas principalmente por jornais sensacionalistas financiados por políticos nos fazem sentir ódio de várias pessoas que não tiveram oportunidade na vida, já nascem em periferia dominada pelo tráfico e crescem destinadas a ingresso na facção do bairro que moram. É muito fácil julgar quem tá no tráfico, difícil é saber que caminho levou o jovem até lá.
    As pessoas estão alienadas com essa polarização da política, ver cristãos e católicos desejando a morte de um irmão é comum nos dias atuais.
    E eu pergunto: A QUE DEUS VOCÊ SERVE IRMÃO? Como acabar com a maldade se eu perpetuar a violência? N o final parceiro, você é a vítima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva pra Sua casa mesmo, dá sua mulher a ele divide tudo assim.

      Excluir
    2. Quando um estuprador se aproveitar desta oportunidade para se aproximar da sua filha que é estudante da instituição e consequentemente estupra-la aí você vai entender e lembrar da passagem da Bíblia que diz: Faça por ti que Eu te ajudarei!!!
      A instituição não pode simplesmente colocar qualquer tipo de criminoso para estudar no meio de mulheres ou até dos outros. A instituição tem obrigação de oferecer SEGURANÇA e/ou um projeto que PROTEJA os alunos ou que atenda exclusivamente essa demanda.

      Excluir
    3. Anônimo de 22 de julho às 20:39.

      Você cita que pessoas se tornam criminosas por falta de oportunidades e por viverem em bairros periféricos.

      Seguindo o seu contexto, gostaria que você explicasse porque eu, morador do Condomínio Jubiabá em Nova Ferradas, Itabuna-Ba, estudei toda vida em escola pública, formado por instituição pública em administração, fazendo numa segunda graduação em instituição pública, tenho 41 anos, estou terminando de pagar minha casa e a casa da minha filha, sempre trabalhei... Diz para mim, qual a oportunidade que eu tive na vida se eu sempre trabalhei? Como eu não virei traficante ou entrei para a vida do crime se eu não tive, assim como os criminosos, a oportunidade que você citou?
      Sem tempo, irmão! Hipocrisia reina! Estra na vida do crime quem quer, entram por que gostam de luxo, de ostentação... Entram porque são empolgadinhos e porque quererem vida fácil, não querem ralar...
      Não vem com esse papo de "ah, são vítimas da sociedade" porque a vida é dura para quem é mole, cidadão!!!
      Passar bem.

      Excluir
    4. Opa! Até que enfim um debate a altura. Gostei da sua história de vida e de superação, inclusive a sua trajetória comunga com a minha. Mas faltou pra você apenas uma coisinha... Já pensou se todos nós que tivemos uma mini oportunidade, segregássemos os nossos irmãos do gueto por eles seguirem caminhos errados? Será que somos tão melhores do que eles por termos "vencido" na vida? Será que à essas pessoas não falta um pouquinho de empatia ou politicas públicas como essas para que a educação lá na infância dele seja mais atrativa do que o crime? Abraços.

      Excluir
    5. Queridão... Quem citou que um cidadão de bairro periférico que venceu na vida é melhor do que não venceu e/ou caiu no mundo do crime foi você, portanto, não sou responsável pela forma que você interpretou. A minha narrativa cita de forma objetiva, que o indivíduo faz o uso do livre arbítrio da forma que ele quer, eu preferi seguir o caminho mais difícil que é trabalhar para alcançar os meus objetivos, mas existem pessoas que preferem seguir o caminho mais "fácil", só que para todo ato, uma consequência, afinal, não é novidade o preço que se paga por este tipo de escolha.
      Políticas públicas sempre existiram e sempre vão existir, para que a empatia seja aplicada de forma que se tenha resultados, depende que o outro se deixe ajudar, o que não ocorre com a classe, e digo com certeza, porque aquí na comunidade onde moro, o pessoal da secretaria de assistência social disponibiliza vários projetos, inclusive com cursos que ensinam a se portar em uma entrevista de emprego, para que tenham facilidade para arrumar um emprego, com psicólogos disponíveis, e por curiosidade, fui lá ver como estava a procura ontem, quando cheguei lá, não tinha ninguém, só a equipe. Não fiquei surpreso. Se fosse paredão o condomínio inteiro iria. Garanto que esse pessoal não está nem aí para a vida, é só paredão e come água no final de semana, não trabalham mas têm dinheiro para fazer farra todo final de semana. Empatia não resolve com gente desse tipo. Muitos tentam sair dessa vida mas não conseguem ficar de fora porque são pessoas fracas, sem estrutura para enfrentar a vida, não tiveram esse preparo e esse preparo é de responsabilidade dos pais e não da justiça, da sociedade, da empatia, da instituição de educação, nem do sistema prisional Essas pessoas precisam inicialmente de acompanhamento e tratamento psicológico, para só então estarem preparados para essas oportunidades. Quando envolve o coletivo, envolve uma série de coisas, várias responsabilidades... O Brasil tem mania de fazer as coisas a facão, por isso que a maioria das coisas não dá certo. Esse será mais um projeto que não vai dar certo, ainda vai gerar muitos problemas graves. Pode printar e guardar.
      Grande abraço!!!

      Excluir
  4. é muita merda essa UFSB viu, vergonha dessa instituição

    ResponderExcluir
  5. Vergonha. Pq não destina essas vagas para quem estuda e são dignos?. Eles fodem a nossa sociedade, toubam, matam nossos entes queridos e ainda têm benefícios. Brincadeira isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples. Estude, tire nota maior que o cara que saiu da cadeia e entre.

      Excluir
    2. O problema não é tirar nota maior, o problema é que um detento e violador da lei, que consequentemente vai contra as normas jurídicas e contra o Estado, sendo que o Estado vai e dá prioridades, facilidades e maiores oportunidades para um indivíduo como este, ao invés de dar a oportunidade para um trabalhador, que colabora e ajuda a manter o Estado, diferente do marginal, que não contribui, dá trabalho e prejuízo para o Estado, para o meu bolso e para o seu.
      Você concorre na ampla concorrência.(maior nota de corte)
      O marginal concorre em cotas (menor nota de corte)

      Essa é a questão, na ampla concorrência você vai tirar a nota maior do que ele, isso e fato, lembre-se que sua nota de corte é maior, óbvio que sua nota vai ser maior que a dele, mas ele tem a maior probabilidade de entrar, ele praticamente já está dentro. Isso se vocês concorressem um contra o outro, o que não vai acontecer porque ampla concorrência não concorre em quantidade de vagas com o pessoal que concorre por cotas.
      Você provavelmente nunca fez ENEM na vida, e se fez, com certeza não tinha o menor conhecimento de como se funciona o sistema, se tivesse não estava aquí pagando mico. Estude.

      Excluir
  6. Tanta gente digna precisando se qualificar para buscar um emprego digno e ajudar sua família e vem essa prosa de ajudar criminoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanta gente digna q n quer e n gosta de estudar... As vagas são p quem quer mudar de vida através da educação, pois é um direito de todos, inclusive de encarcerados.

      Excluir
  7. A UFSB já possui reserva de vagas para transexuais, travestis e transgêneros, além dos povos indígenas aldeados, povos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais e pessoas de origem cigana portanto é a universidade da inclusão, onde TODOS tem vez e voz. Essa Universidade te faz abrir a mente com relação ao preconceito, te faz enxergar o quanto nossa criação fez com que crescêssemos intolerantes aos hábitos e costumes alheios ao nosso convívio, religião, aparência, educação, etc.
    E o melhor, te mostra que formação acadêmica não se resume em DIREITO, MEDICINA OU ENGENHARIA, existe uma gama de formações profissionais que podemos seguir tendo amor pelo que faz, não apenas pelo dinheiro que se ganha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao "Anônimo22 de julho de 2021 22:14".... Você está conversando carga d'água...E as porcarias da FGs...que são puras doutrinação...Uma BOST@....Fui aluno de lá e sair porque os cursos são uma verdadeira falácia...

      Excluir
    2. Tá desatualizado querido. As fgs.. Não existem mais. Hoje você faz o Exame Nacional e entra no curso que tiver nota suficiente pra entrar. E a sua raiva quando fala em doutrinação é porque você não suporta o fato de a única Universidade pública da região foi trazida pelo governo do PT. Mas não deixe o ódio tomar conta do seu coração vote no velhinho.

      Excluir
    3. Você saiu porque escreve errado. Kkkkkk

      Excluir
    4. Anônimo do dia 22 de julho às 22:14

      Sou a favor de inclusão social, porém, o índio já nasce índio, o negro já nasce negro, o quilombola já nasce quilombola, o cigano já nasce cigano, estes sofrem preconceito por causa de uma condição genética, por cultura, os trans apesar de nascerem nesta condição, é uma questão mais profunda inclusive porque envolve a alma, todos nós sabemos ou podemos imaginar como deve doer nascer em "corpo errado". Mas a questão de quem comente crime é totalmente diferente. Ninguém nasce estuprador, ninguém nasce pedófilo, ninguém nasce assassino. A pessoa ESCOLHE SEGUIR ESTE CAMINHO E TEM QUE ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS. E uma das CONSEQUÊNCIAS É O MEDO QUE A SOCIEDADE TEM DE CONVÍVIO COM ESTAS PESSOAS. Existe uma diferença entre medo e preconceito. Ninguém tem medo de índio ou de quilombola ou de trans... A instituição não pode obrigar a ninguém conviver com marginais. Já não basta o medo que as mulheres tem quando saem às ruas? O medo de ser estuprada e morta na vida da mulher é constante!!! A instituição tem por obrigação dar SEGURANÇA para seus alunos. Vocês vão fazer uma turma especial para esse tipo de demanda? Óbvio que não, senão não seria inclusão social... A instituição vai colocar estupradores e criminosos sexuais para estudar no meio das mulheres? Assassinos vai estudar no meio de todos?
      Sinceramente...
      Você fala isso porque com certeza não tem nenhuma folga estudando nessa porra, se tivesse você com certeza estaria com seu cu no ponto.
      Pimenta no cu dos outros é refresco.
      Que no mínimo a instituição ponha essa demanda para estudar na modalidade remoto. Não temos obrigação de aceitar nos filhos em meio a marginais. E sem essa que eles entraram no mundo do crime por falta de apoio do Estado, moro em bairro periférico e nunca cometi nenhum crime, sigo trabalhando para ganhar minha vida honestamente, assim como inúmeras pessoas nesta condição.
      Sou a favor da inclusão social mas neste caso é necessário que haja a responsabilidade por parte da instituição, tem que haver limites.

      Excluir
    5. RESERVAR VAGAS PARA DETENTOS? ME POUPE! A ESCOLHA DELES JÁ FOI FEITA. QUEM TRABALAHA, RALA FEITO UM CONDENADO, PAGA POR UMA INSCRIÇÃO E A OPORTUNIDADE É ZERO,MUITAS VEZES Ñ É APROVADO POR TÃO POUCO😡😡😡

      Excluir
    6. Leia direito a matéria ASNO! É EGRESSO.

      Excluir
    7. Anônimo de 23 de julho às 23:13, ASNO É VOCÊ!!!

      O título da matéria diz:

      "Universidade do sul da Bahia aprova reserva de vagas para DETENTOS, egressos do sistema prisional e refugiados."

      O ASNO É VOCÊ!!! PONTO.

      Excluir
  8. Agora vai dá bom!! As faculdades federais já está uma bosta,com essa reunião de pessoas de todos movimentos sociais ligados a esquerda , ninguém vai vai conseguir estudar e só doutrinação comunista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é faculdade b. É Universidade, procure saber a diferença porque nós já não temos mais saco de explicar. E o comunismo não existe no Brasil, faz o seguinte: Estuda um pouquinho, presta o exame pra tentar uma vaga, depois você volta pro debate.

      Excluir
  9. O ódio começa quando o pobre preto periférico tem acesso ao conhecimento veja quanto ódio nos comentários das pessoas. A maioria sequer presta um ENEM pra tentar ingressar no ensino superior mas detonar o acesso dos outros vêm um bocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é ódio, é precaução... A instituição tem obrigação de garantir a segurança dos alunos, diferente disto, a instituição estaria descumprindo a lei ferindo o direito de personalidade.
      O que a instituição vai fazer para assegurar a integridade física dos outros?
      Vai fazer uma turma especial para os egressos do regime prisional? Vai colocar um policial na porta da sala onde o egresso estiver estudando?
      O preconceito não pode ser confundido com a segurança, o autocuidado muito menos com o medo. Qual o pai ou a mãe que ficaria feliz em saber que suas filhas estão estudando em meio a estupradores?
      Me poupe, gente! Sem hipocrisia. O medo é real e está acima do preconceito.

      Excluir
  10. Eu sou a favor da inclusão, mas e se um estuprador, um psicopata usar essa oportunidade para fazer novas vítimas? Como ficam suas filhas estudando junto com bandidos? O que a instituição vai fazer para oferecer segurança para os alunos que nunca se envolveram com a criminalidade? O maior trabalho boara afastar nossos filhos da cirminalidade e de repente o governo põe o criminoso junto aos nossos filhos na universidade. Sou a favor da inclusão social mas tem que existir um meio de segurança e de proteção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de bestagem.. você convive com todo tipo de gente e às vezes nem sabe. O ambiente universitário não está nem nunca esteve isento disso.

      Excluir
    2. Anônimo do comentário do dia 23 de julho de 2021 às 10:24 👇🏻

      Conviver entre marginais? Não meu bem... Não convivo não... Já você, meio duvidoso, uma pessoa que acha normal conviver diariamente com marginais, já deve estar acostumado, né!? 🤷🏻 Outra coisa: Por que será que as pessoas que se envolvem com crimes vivem no anonimato na sociedade? Conviver com criminosos sem saber é uma coisa, agora conviver com criminosos sabendo que são criminosos é totalmente diferente."Quem anda com porcos, farelo come", já ouviu falar neste ditado? Não é porque você acha normal os seus filhos estudarem junto a assassinos, estupradores, que as outras pessoas têm que achar normal também. Vocês estão normalizando demais as coisas, é por isso que muitos jovens vai para a cadeia, os pais estão achando tudo normal demais.

      Excluir
  11. Para parar a discussão, vamos fazer o seguinte:

    Os professores da instituição em questão vão dar aula lá dentro do presídio para esses alunos.

    Pronto!!! Resolvido. 😌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ,mas que sejam os professores defensores de bandidos! Eles devem aproveitar e levar comidas para os presos e preservativos,pq serão violentados sexualmente e muito. Kkkkk

      Excluir
  12. Minha filha, precisa de uma vaga essas pestes tem de boa...pais da peste...do cão...FORA RUMA DE MERDA.

    ResponderExcluir
  13. que pais é esse? cidadao de bem nao tem mais valor nesse pais

    ResponderExcluir
  14. Todo petralha, além de ladrão é defensor de bandidos e fornecedor de furico. KKKK
    KKKKKKKKKKKK... KKKKKK... KKKKK. KKKKK... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voto no PT e não estou defendendo isto. Não confunda questão social com ideologia política. Seja inteligente e pense antes de falar, diferente disto você vai apenas cagar pela boca, como você acabou de fazer.

      Excluir
  15. A revolta não é contra pobre e sim contra bandidos.
    Hipócrita adote um ladrão.

    ResponderExcluir
  16. Agora vai ficar blz os maconheiro e cheirador de pó vai ter coleguinhas novos para trocar umas idéias.

    ResponderExcluir
  17. Se já ñ estava bom,ficou pior.Detentos de alta periculosidade:estupradores de crianças e mulheres;assassinos de inocentes;traficantes e psicopatas; estarão lado a lado de seus filhos.Vai ser um filme da vida real cuja temática é: terror e crimes brutais na UFSB.

    ResponderExcluir
  18. E os inúmeros trabalhadores honestos buscando uma oportunidade tem cota? ou vcs não os querem? Que gestão medíocre nessa IES!

    ResponderExcluir