segunda-feira, 5 de julho de 2021

Vítimas fatais de Covid-19 têm corpos trocados em hospital na BA e quase são enterradas por famílias erradas

Duas pessoas que morreram com Covid-19 em Salvador tiveram os corpos trocados no Hospital do Subúrbio na última sexta-feira (2) e quase foram enterradas pela família do outro.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a irmã de um dos pacientes autorizou o primo a realizar o reconhecimento do corpo. O homem teria feito o procedimento por volta das 14h45, autorizando os agentes da funerária a retirar o corpo do local e levar para o município de Ubaíra, que fica a cerca de 270 km da capital baiana.

Entretanto, segundo a Sesab, por volta de 19h30, familiares de outra pessoa que morreu, chegaram ao hospital para fazer o reconhecimento do corpo e afirmaram que não se tratava da pessoa correta.

O órgão de saúde informou que a equipe do Hospital do Subúrbio entrou em contato com a irmã do primeiro pacientes identificado e informou que o corpo levado à cidade de Ubaíra era, na verdade, de outra pessoa, o que permitiu a troca dos corpos antes que eles fossem enterrados.

A Sesab relatou que como a funerária contratada pelos familiares dos pacientes era a mesma, o serviço funerário encaminhou diretamente o corpo da paciente que estava em Ubaíra para a cidade de origem, onde foi realizado o sepultamento.

O corpo do paciente que havia permanecido no hospital, foi então levado corretamente para a cidade de Ubaíra.

Em nota, a Sesab explicou que para ser feita a liberação do corpo de qualquer paciente, é preciso que seja realizada uma dupla checagem: do familiar responsável pelo paciente, realizando a sua identificação, e da equipe de segurança do Hospital do Subúrbio.

Também disse que o Hospital do Subúrbio lamentou profundamente o ocorrido e informou que agiu de imediato, quando constatado o erro de reconhecimento do corpo, para evitar maiores prejuízos e sofrimento às famílias envolvidas.

Ainda informou que o procedimento para liberação dos corpos de pacientes está sendo reforçado como garantia de que situações semelhantes não se repitam.

5 comentários:

  1. DESGOVERNO TAMANHO GG #foraruicosta

    ResponderExcluir
  2. Essa mesma situação aconteceu aqui em Itabuna o corpo de uma senhora foi trocado a família teve que ir na outra cidade buscar acho isso uma falta de respeito do hospital com os familiares

    ResponderExcluir
  3. Aqui no hospital de Base um parente morreu vítima de Covid, não deixaram ver o corpo.

    ResponderExcluir
  4. Misericórdia com certeza já aconteceu isso com muitos e os familiares sem saber que é o seu parente pessoal quando morrer alguém dá nossa família tem que fazer abrir para vê se é o seu parente msm

    ResponderExcluir
  5. O parente autoriza outro a fazer o reconhecimento da vítima,essa confirma que o morto é seu parente, ficam culpando o hospital e outros(as).
    Só muita borracha de pneu.

    ResponderExcluir