quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Ação do MP-BA pede saída de secretária de Saúde de Porto Seguro por recomendar remédios sem eficácia contra Covid-19

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com ação na Justiça, solicitando que a secretária de Saúde de Porto Seguro, no sul do estado, deixe o cargo, por incentivar e recomendar o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19. O órgão também pediu que a prefeitura pare de usar e distribuir as medicações.

A ação é da promotora de Justiça Lair Faria Azevedo, que entrou com processo por ato de improbidade e lesão ao erário contra a secretária, Raíssa Oliveira Azevedo de Melo Soares, por atentar contra os princípios da administração pública e violar deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

O MP-BA detalhou que tentou um acordo com ela, antes de entrar com ação judicial. No entanto, a secretária não mostrou interesse em dialogar com o órgão. O G1, responsável por essa matéria, tentou contato com a secretaria por telefone e e-mail, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta.

O Ministério Público destacou também que, além de incentivar o uso de medicamentos que não têm eficácia comprovada contra o coronavírus, Raíssa Soares também desestimula a população a tomar a segunda dose da vacina, mesmo com os fabricantes prescrevendo duas aplicações para imunização completa.

Nas redes sociais, conforme o MP-BA, Raíssa propagava a falsa informação de que, quem já contraiu a Covid-19 deveria tomar apenas uma única dose de vacina, "porque o sistema imunológico do organismo já estaria estimulado pela infecção, tornando desnecessária a segunda dose".

“Importante destacar que a orientação [da secretária] não encontra respaldo nem na bula de quaisquer das vacinas atualmente ministradas no Brasil, nem em publicação científica de amplo reconhecimento, tampouco em orientações das secretarias de Saúde municipal, estadual ou do Ministério da Saúde", reforçou a promotora.

O órgão também solicitou que a Justiça bloqueie até R$ 50 mil em bens da secretária, para ressarcimento do dano coletivo, pela lei anticorrupção. No documento, o Ministério Público também descreveu que o Estado da Bahia representou ação contra a secretária, para que ela parasse de divulgar informações erradas em entrevistas e pronunciamentos públicos.

Ainda conforme a promotora, a secretária Raíssa "possui perfil de influenciadora digital", com "postura oposta à política municipal, estadual, federal e mundial de enfrentamento à pandemia do coronavírus, confundindo a população, fomentando indiretamente a disseminação do vírus e promovendo um descaso com a coisa pública e prejuízo ao erário”.

Na ação, o MP-BA pediu em caráter de urgência que a prefeitura de Porto Seguro se abstenha de adquirir, receitar, pagar ou reembolsar os medicamentos, e destacou que o uso dos remédios do chamado "kit Covid" pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é permitido apenas com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que não ocorre nesse caso.

O Ministério Público solicitou ainda que a Justiça proíba a prescrição e distribuição de medicamentos do "kit Covid" pelas farmácias dos hospitais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19, sem outro diagnóstico que justifique o uso.

53 comentários:

  1. Querem ver o povo morrendo mesmo. Essa mulher, é a Dra Raissa, responsável por evitar a morte de centenas de pessoas, com o uso da Cloroquina sim. Por recomendar a IVERMECTINA sim. Por não aceitar entubar todos os pacientes, e assim conseguir reverter o quadro ,salvando a vida de muitos.

    Covardes!
    Fazendo política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de ser puxa saco... Rapaz, esse remedio nao serve, muitas pessoas morreram por causa desses mitos... Muitas pessoas ficaram em casa tomando essa medicaçao se eficacia.. Por causa de um louco e nao foram procurar ajuda médica a tempo.

      Excluir
    2. VOCÊ É OUTRO DOENTE IDIOTA!! SÓ QUER DEFENDER ESSE GOVERNO BANDIDO, SEU ALIENADO!!,VER SE VAI ESTUDAR!!!

      Excluir
    3. Seu toba fedido cê lavou kk se saia mercenário

      Excluir
    4. Só doente mental pra tomar remédio sem EFICÁCIA

      Excluir
    5. Isso mesmo eu e meu marido fomos tratados e curados pelo protocolo.Louvamos a Deus por Dr canal de benção para ajuda o povo

      Excluir
  2. Doida e desequilibrada, apoia quem?
    Bozo miliciano genocida assassino!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que essa maluca Bolsonarista quer se aparecer, cadeia pra ela.

    ResponderExcluir
  4. Qual a quantidade de casos em Porto Seguro e quantidade de mortos?

    ResponderExcluir
  5. Não entendi,o próprio secretário o bagunçeiro também recomendou também, eu peguei até invermectina no posto.
    Dá pra se notar que isso é política suja da Bahia.
    Mandada pelo alcaide,. Mais ele vai cair,as cidades maiores vê mais esclarecidas, tão dando pau nele,
    Conquista,
    Itabuna,
    Teixeira
    Porto,
    Feira,. E Muitas outras quer distância desse flagelo.

    ResponderExcluir
  6. Tem que ir pra cadeia! Isso é crime contra saúde pública. Que horror! Mais idiota sibda5, é quem acredita numa vigarista dessa, que, deve está recebendo dos laboratórios e do pilantra maior, o Rei Do GADO. Cadeia já

    ResponderExcluir
  7. Gostaria que o MP-BA, explicasse duas coisas: a) Por que pessoas que tomaram a segunda dose há meses estão morrendo de Covid? b) Eu fui curada da Covid com tramento? Não fui em hospital, na minha vida mando eu. Tive sorte de ter ido em um médico competente e sem ideologia. Eu gostaria de saber quantas vidas foram perdidas por falta de tratamento. Sinto muito por esta médica, que lutou tanto para salvar pessoas, agora está na mídia como se fosse uma charlatan. As pessoas tem que se posicionar. Quantas vidas mais vão ser perdidas por falta de tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS SOBRE OS MILHÕES SUMIDOS DOS RESPIRADORES, SILÊNCIO, NADINHA. SOBRE AS MORTES, MESMO APÓS A 2ª DOSE, ABAFA O CASO. POR QUE EXCLUÍRAM OS VAGABUNDOS DOS GOVERNADORES DA CPI, CALUDA. OLHA, NOS POUPEM.

      Excluir
    2. Ignorante, a maioria das pessoas contaminadas se recuperam sem grandes problemas.N existe tratamento para à covid, assim cm para a maioria das doenças virais. Essa médica mata pela desinformação, os números de pprto seguro seguem a tendência do resto do país, pelo q ela fala ng deveria ter morrido em Porto Seguro, mas conheço gente q saiu de itabuna, acreditando nela e morreu lá.

      Excluir
    3. ENFIA SEU TRATAMENTO NAQUELE LUGAR.

      IDIOTA.

      PANACA.

      PULE DA BORDA DA TERRA PLANA e nos livre de você.

      Excluir
    4. TA MAIS FÁCIL O CORPO SE CURAR SOZINHO DO QUE COM A MERDA DA CLOROQUINA!!!

      Excluir
    5. Se saia hipócrita

      Excluir
  8. MAIS UMA LOUCA BOSONARISTA, VERGONHA PARA A NAÇÃO, AINDA BEM QUE ESSE POVO ESTÃO DE MALAS E CUIAS ARRUMADAS, AGORA É SÓ AGUARDAR A HORA

    ResponderExcluir
  9. A CELA DE BOZO JÁ ESTAR PRONTA, SÓ AQUARDANDO ELE SAIR DO PODER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENQUANTO ISSO, OS LADRÕES, BANDIDOS CORRUPTOS PETRALHEIROS ESTÃO SOLTOS E DOIDINHOS PARA VOLTAR A ROUBAR. E , PIOR, TÊM FÃ CLUBE DE COMPARSAS E APOIADORES.

      Excluir
  10. Os ESTADOS UNIDOS ESTÃO APLICANDO A 3° DOSE.


    E ESSA SUJEITA NEM QUER A PRIMEIRA.

    PRISÃO PARA ESSA TALEBÃ.

    e leve o MIKO dela junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOLSONARO 2022 VOCES QUE GOSTAVAM DE MAMAR PROCURA UM JEGUE QUE A TORNEIRA FECHOU, VAO TRABALHAR VAGABUNDOS

      Excluir
  11. O que mais me espanta que hoje em dia a justiça não prende mais político ladrões corruptos mas sim.quem fala alguma.coisa na Internet, resumindo ninguém vê prefeitos e governadores que roubou milhões se quer passar uma.noite na CADEIA, ou seja cadeia é para pobre no Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Qual critério o MP está seguindo?

    Qual o artigo em que se baseia.

    Há o vídeo do Fábio Vilas Boas, o ex secretário determinando a distribuição do medicamento para o tratamento precoce.

    No mínimo estranho esse posicionamento do Ministério Público.

    É político porque a médica é candidata pelo lado de Bolsonaro?

    ResponderExcluir
  13. Muito triste ver opiniões destrutivas apenas fica uma dica até o mes de junho de 2022 todo u planenta vai estar em quarentena por uma variante muito agressiva que ceifara milhares de vidas e todos culparam os não imunizados. Mas os culpados são todos aqueles que aceitaram ser cobaias inconsciente e manipulados fica a dicar acorda povo sai do engano politica religião anda de mãos dadas levando milhões de cativos e submetendo a suas vontades estar se cumprindo diantes dos nossos olhos o que estar escrito nas pedras da georgias que pede aos lideres mundiais que não pode passar de 500 mil de pessoas no planeta e por intermesio de alimentos medicamentos água estamos morendo a cada dia em nossa falta de buscar conhecimentos verdadeiros e não manipulados por midias ou lideres políticos ou religiosos

    ResponderExcluir
  14. Talibâ..ok essa foi boa. Prisão a ela.

    ResponderExcluir
  15. Louca querendo aparecer de qualquer jeito,,,, doidinha para ser governadoora da Bahia,,,,tá repreendido cruz credo ,,,,,doida,,,e quem apoia ela deveria andar sem máscara e recusar atendimento médico,,,,

    ResponderExcluir
  16. MP-BA DEVERIA ERA PROCURAR OS LADRÕES Q DESVIARAM O DINHEIRO DOS RESPIRADORES Q MATARAM MUITOS NORDESTINOS SEM ATENDIMENTO!!! KD OS $48 MILHÕES DE DÓLARES PAGOS ANTECIPADOS E MAIS DE UM ANO E NADA!!??? MP FAJUTO A MANDO DO RUI BOSTA!!! E ainda tem IMBECIS contra uma médica q está na frente do combate desse vírus CHINÊS até hj! Tá com medinho dela ser candidata à governadora!??

    ResponderExcluir
  17. Porvcausa dessa idolatra Bostonara que muita gente morreu indo na onda dela.

    ResponderExcluir
  18. Este vagabundo deste RUI BOSTA ladrão cade o dinheiro dos respiradores vagabundo, perseguidor, Dr. RAISA salvou muitas vidas , e você vagabundo está perseguido a médica porque ela é uma forte concorrente ,para ser a futura governadora da BAHIA

    ResponderExcluir
  19. MP-BA TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA, E BRIGAR, POR PESSOAS QUE FICAM HORAS NAS FILAS DOS HOSPITAIS, IR AOS POSTOS DE SAÚDE FISCALIZAR A COTA DE EXAMES, QUE FUNCIONÁRIOS DOS POSTOS RESERVAM PARA PARENTES, AMIGOS,VENDEM.
    PROCURAR FAZER ALGO QUE TRAGA BENEFÍCIO A POPULAÇÃO CARENTE, NÃO FICA AI MP EM BUSCA DE POLITICAGEM, POR ISSO O POVO DESSE PAÍS SOFRE QUEM DEVERIA CUIDAR,DEFENDER E PROTEGER A POPULAÇÃO QUE É O SEU PAPEL.
    BRIGAR POR MORADIA DOS MORADORES DE RUA.
    GARANTO QUE TEM UM MONTE DE DEMANDAS AI SEM VOCÊS APRECIAREM NA MESA DE VOCÊS.
    TUDO NESSE PAÍS É PELO AVESSO.
    É DESEMBARGADOR, SECRETARIO DE SEGURANÇA PÚBLICA,ADVOGADOS, POLÍTICOS, POLICIA FAZENDO PARTE DO MAL. E O POVO PAGANDO A CONTA DELES, DOS ROMBOS QUE DEIXAM NO COFRE PÚBLICO.
    MUITO VERGONHOSO.
    SE TEM ALGUMA CLASSE, DESSAS CITADAS ACIMA, QUE QUEIRAM FAZER O CERTO,CORRETO, É PERSEGUI E MORTO.
    FALEI NA POSIÇÃO DE UMA DESSAS CLASSES ACIMA.

    ResponderExcluir
  20. Estou aqui me perguntando, qual foi o médico que medicou e recomendou o medicamento correto, já que trata-se de uma doença nova e a classe médica estava mais perdida do que cego em tiroteio. Analisem tem cabimento :(

    ResponderExcluir
  21. Estão nos obrigando a tomar a vacina, eu não sou obrigado a nada, tanta gente tomou esse experimento chamado vacina e morreram, mesmo com a segunda dose. Não acham que tem um erro, ai? PARA CHAMAR DE VACINA!

    ResponderExcluir
  22. Perseguição política petistas safados, pilantras

    ResponderExcluir
  23. Aqui em Itabuna, no posto do SÃO CAETANO, precisa se fiscalizar as cotas, a forma de distribuição e marcação de exames, ta uma bagunça.
    tem uma coisa de espera virtual, para marcação de exames.
    Aqui eles ficam guardando para os parentes, amigos nunca tem cota para marcar.
    Tem uma senhora , que se diz aposentada aqui pelo posto, que só faz atrapalhar o nosso serviço.
    Trata as pessoas mal, ja fiz denuncia contra a ela na ouvidoria ano passado;
    UMA PERGUNTA, PQ A OUVIDORIA DAQUI É NO ESTADO DO PERNAMBUCO?

    ResponderExcluir
  24. Quando mamãe estava dodoi de covid até bosta servia né, agora quer crucificar uma pessoa que tem amor ao proximo.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de perguntar aos médicos aí ,qual o remédio que existe para a covid,? Até agora uma bosta de a vacina, a doutora tá certa em prescrever a medicação, vai saber se as utis não ultilizaram?

    ResponderExcluir
  26. Um absurdo q essa maluca travestida de médica tá fazendo na saúde de porto seguro, um caus total, falta tudo, e ainda receitando remédio e matando o povo desinformado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo nível do seu PORTUGÊS, certamente você é um especialista muito bem conceituado numa latrina de feira livre.

      Excluir
  27. #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!
    #DrRaissaGovernadora ELES TREMEM!!!









    ResponderExcluir
  28. Olha o nivel de ignorância das pessoas. Se auto medicam todos os dias, mal vão ao médico e ficam aí criticando pessoas que estão tentando salvar vidas. Mandaram vcs tomarem vacina e olha quantas pessoas morreram após a segunda dose. O problema de se emitir uma opinião sem pensar ou sem conhecimento é essas asneiras que são faladas... QUANTA IGNORÂNCIA.

    ResponderExcluir
  29. Vergonhosa a postura da Justiça desse país.Sao guiados pela ideologia. Quantas pessoas tiveram covid e usaram esses remédios receitados pelos médicos??? O médico David Uip teve covid e tomou essa medicação. O Otto Alencar receitou para colega e depois criticou a medicação. Infelizmente a doença foi politizada. Estão matando pessoas, acabando com o país no intuito nde derrubar um homem. É muita sujeira

    ResponderExcluir
  30. Ridículo ,esse comportamento dos opositores dessa médica. Todos com viés político,nenhum profissional da saúde ,contestou nós comentários. Aceita que doe menos. kYGel

    ResponderExcluir
  31. Sou de Porto, peguei covid e usei os medicamentos orientados por um MÉDICO, cabe ao paciente decidir se toma ou não. Infelizmente politizaram tudo no país. Aliás e os respiradores que o governo do estado comprou e não entregaram? Dinheiro público, que poderia estar sendo investido em leitos não só para a Covid mais pra outras enfermidades.

    ResponderExcluir
  32. Vidas foram salvas com o tratamento precoce, brasileiros tem que ter a consciência que brigar para ser jumento ou gado è o que os políticos querem .Enquanto os eleitores ficarem endeusando Bolsonaro e Lula ,o Brasil sempre vai ser curral eleitoral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com comprovação animalesca de vc? Nao seja idiota a comunidade cientifica do mundo inteiro já comprovou a inexistência de eficacia desses seus medicamentos de tratamento precóce seu animal, na parte da defessa dos dois ladrões imbecis "bolsonaro e lula" por parte de grande parte da população concordo plenamente

      Excluir
  33. Oxi eu tomei foi a vacina tenho 18 anos tô aqui mó felizão se tiver a terceira dose tamo junto . VACINA NO BRAÇO

    ResponderExcluir
  34. Mais uma criminosa bandida aliada a bozó novidade que não é kkk Adriano de no brega foi queima de arquivo assassino foi morar com o capeta .

    ResponderExcluir
  35. KKKKKK A RICHA DOS IDIOTAS AQUI É PORQUE O LADRÃO DECLARADO COMEU CADEIA, AI QUER WUE OS OUTROS COMAM TAMBÉM,
    LADRÃO É LADRÃO PARCEIRO ISSO NUNCA VAI MUDAR.
    FAZER DESCASO COM VIDAS POR CAUSA DE POLÍTICA UMA HORA A CONTA Chega DO DIVINO, PODE TER CERTEZA.

    ResponderExcluir
  36. MEU VOTO É DE BOLSONARO DE NOVO.... CHUPA PT DE MERDA

    ResponderExcluir