sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Covid-19: CIB autoriza que cidades baianas apliquem 2ª dose para moradores de outros municípios

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) regulamentou nesta quinta-feira (19) que cidades baianas podem aplicar a 2º dose da vacina contra a Covid-19 para moradores de outros municípios após apresentação de justificativas para não haver atraso na imunização.

De acordo com a coordenadora adjunta da CIB, secretária de Saúde de Madre de Deus, Stela Souza, ficou assegurado a reposição das doses dos municípios que derem essa 2º dose para moradores de outras cidades.

"Todos os municípios, conforme até a orientação do Ministério da Saúde, poderão aplicar a segunda dose de pessoas que tomaram a primeira dose em outros municípios ou outros estados", disse Stela Souza.

Segundo informações da CIB, o objetivo da medida não é a migração do local de vacinação da segunda dose de forma livre. A intenção é fazer com que as pessoas não deixem de se vacinar caso tenham se mudado ou tenham algum compromisso importante.

"A própria Sesab garantiu para nós que os municípios que tiveram um número muito grande de pessoas que vieram de mudanças ou estão em tratamento de saúde que estejam no seu município e tenham tomado a primeira dose em outro município, poderão encaminhar essa listagem com a justificativa de que será reposta", explicou.

Nesta quinta, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) revelou que a Bahia vai receber mais 714 mil de vacina contra Covid-19 na sexta-feira (20). No entanto, exclusivamente para essas remessas, haverá uma mudança no critério de divisão.

A Sesab detalhou que a mudança de critério foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite. Conforme a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, desse total, 80% serão destinadas conforme critério populacional e 20% como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos.

A diretora da vigilância epidemiológica da Bahia salientou que a ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária.

Segundo a Sesab, outra definição acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para os municípios em condição inversa.

2 comentários:

  1. ALGUÉM PODE ME EXPLICAR, PORQUE O POSTO DE SAÚDE DO SÃO CAETANO DA RUA FLORESTA, VACINOU UMA PESSOA FALTANDO 30 DIAS PARA A SEGUNDA DOSE, E NEGOU ATENDIMENTO HOJE DIA 20.08 PRA UMA PESSOA COM SEGUNDA DOSE PRA DIA 02.09, SE ESTÃO ANTECIPADO? ESTÁ TENDO POSTO COM VACINAS SOBRADO.
    ESSE POSTO DO SÃO CAETANO PRECISA MUDAR ESSES FUNCIONÁRIOS, TEM UNS QUE SÃO PÉSSIMOS, OUTROS SE ACHAM DR. E OUTROS UNS JUMENTOS. GERALDO SIMÕES E CUMA ENFIOU GENTE PELA JANELA A CULHÃO. 😡😡😡UM MONTE DE DESGRAÇA LÁ DENTRO. PRECISANDO DE UMA VARREDURA

    ResponderExcluir
  2. Não acha um pouco tarde não SESAB? Quantas pessoas precisaram disso, morando na cidade e não podia se vacinar em outro bairro, mesmo com as vacinas PANGUANDO! QUERENDO MOSTRAR SERVIÇO ESSE FI DUMA ÉGUA👹

    ResponderExcluir