quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Covid-19: painel aponta que 21% dos idosos baianos não estão imunizados

Mesmo com a vacina anticovid disponível em toda a Bahia, 21% dos idosos do estado ainda não tinham tomado as duas doses até o domingo (15), não completando o esquema de imunização. São 1.299 milhão de pessoas com 60 anos ou mais que tomaram as duas doses frente a 1.637 milhão de idosos que não concluíram o processo. Os dados são do Painel Vacinação COVID-19, iniciativa do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dentro do projeto ModCovid19.

Para piorar, 83 mil pessoas com 60 anos ou mais na Bahia não tomaram sequer a 1ª dose. Ou seja, 5% do total dessa população ou um em cada 20 idosos baianos. Dos que tomaram a 1ª dose, 16,42% não retornaram para completar o esquema, cerca de 255 mil baianos.

Professor da Ufal, o doutor Krerley Oliveira também responsável por coordenar o estudo, explicou que a estimativa populacional utilizada é a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020, disponibilizada no Ministério da Saúde através do Datasus. É daí que são coletados, também, os dados com o número de pessoas vacinadas. A equipe do projeto atualiza a base de dados pelo menos duas vezes por semana.

Os dados preocupam os cientistas, uma vez que os idosos fazem parte do grupo de risco da doença. Tanto que, no início da vacinação, em janeiro desse ano, foram os primeiros beneficiados junto com os profissionais de saúde. A prefeitura de Salvador, por exemplo, começou a vacinar os adultos de 59 anos em abril. Como os imunizantes possuem, no máximo, três meses de intervalo entre as doses, houve tempo para que todos os idosos estivessem imunizados.  

“Cada pessoa que não se vacina contribui para que a doença continue existindo. Mas, no caso dos idosos, o perigo é ainda maior, pois eles têm mais chance de sentir os efeitos perversos da doença, já que são grupo de risco. Isso também vale para quem tem comorbidades. Não se vacinar, portanto, é colocar a vida em risco”, argumenta o professor Gesil Sampaio Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e membro do Portal Geocovid MapBiomas.

“Nosso país já começa a ter problemas com a variante Delta e essas pessoas não vacinadas estão mais vulneráveis. Essa cepa, até onde mostram os estudos, pode ser barrada pelo esquema vacinal completo. No entanto, quanto mais o vírus for propagado, maior será a chance de surgir variantes, inclusive alguma que aí sim possa tornar as vacinas inúteis. Precisamos correr com a vacinação antes que isso aconteça”, defende.

A Bahia já aplicou a primeira dose do imunizante em quase 70% da sua populaçã, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Até às 16h dessa quarta-feira (18), eram 7,541 milhões de pessoas com 18 anos ou mais vacinadas frente a população adulta de 11,149 milhões de habitantes.  

No entanto, alguns especialistas não acham que ainda seja hora de comemorar algo. O cientista de dados Isaac Schrarstzhaupt, coordenador da Rede Análise Covid-19, explica que o correto é calcular o percentual de vacinados referente a população total daquela região, não apenas da população adulta.  

“Todos contraem e transmitem (inclusive bebês). Então, não podemos deixá-los de fora da contagem, mesmo que hoje ainda não seja possível vaciná-los, pois se contraem e transmitem, fazem parte do cálculo do limiar da imunidade comunitária”, argumenta.  

Levando isso em consideração e como a população baiana estimada é de 14,931 milhões de pessoas, de acordo a última projeção realizada em 2020 pelo IBGE, o percentual de baianos vacinados com a primeira dose é de 50,5%. Mas Isaac ainda pondera que a imunização só ocorre com as duas doses. 

12 comentários:

  1. ENTÃO DEIXA MORRER, POR FALTA DE VACINA QUE NÃO É! BANDO DE FDP VÉIOS 😏😏😏

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ninguém está. Pois até aqueles que tomaram as duas doses vão ter que tomar a terceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ QUEM TOMOU A CORONAVAC

      Excluir
    2. OS IDOSOS QUE NOA TOMARAM SÃO BOLSONARISTAS IGNORANTES

      Excluir
    3. Só os idodos, e que tomaram a CORONAVAC

      Excluir
    4. Ohhh PATETA, a VEIARADA toda são PETISTA BABACÃO 😂😂😂😂😂😂

      Excluir
    5. Vc sendo um jumento desinformado, com certeza nem sabe de onde partiu a CORONAVAC. PETISTA TINHA QUE SER JUMENTO MESMO 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      Excluir
  3. Nessa contagem aí, entra tbm os casos em que os enfermeiros fingiram q aplicaram a vacina?

    ResponderExcluir
  4. Idiotas. A Turquia já está aplicando a quarta dose.

    E sabe quando vão parar? Nunca.

    A indústria farmacêutica está ganhando bilhões com essa porra que não salva ninguém.

    Cobaias humanas.

    Tem várias pessoas que mesmo após as duas doses morreram ou estão com graves sequelas.

    ResponderExcluir
  5. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/08/18/casos-da-variante-delta-do-coronavirus-devem-explodir-em-setembro-em-sp-aponta-projecao-de-ferramenta-da-usp-e-unesp.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas projeções armadas pela globo nunca se concretizam kkk

      Excluir
  6. O título está errado. Seria 21% não estão vacinados, pq imunizar essas vacinas já provaram o quão são ineficazes...

    ResponderExcluir