terça-feira, 17 de agosto de 2021

Não há registro de brasileiros no Afeganistão, diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota oficial, na noite desta segunda-feira (16), em que informa não haver registro de cidadãos brasileiros residindo ou em trânsito no Afeganistão. O país do Oriente Médio vive um momento de caos completo com a tomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã, pouco mais de um mês após o início da retirada das forças militares dos Estados Unidos, que ocuparam o país em uma guerra que durou 20 anos.

Como não há embaixada do Brasil no país, o apoio diplomático a brasileiros que porventura estejam em solo afegão está sendo feito pela Embaixada do Paquistão, país vizinho.

“Os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão (+92 300 8525941), que tem a jurisdição consular sobre o território afegão e da Divisão de Assistência Consular do MRE (+55 61 98197-2284) estão disponíveis para qualquer nacional que se encontre no país e necessite urgentemente de auxílio”, informou o Itamaraty.

Na nota, o governo brasileiro expressa “profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos”. O Itamaraty também pediu “rápido engajamento” da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer canais de diálogo e disse esperar que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar para assegurar a paz na região.

“O governo brasileiro conclama os atores envolvidos a proteger os civis, respeitar o Direito Internacional Humanitário, garantir o acesso desimpedido da ajuda humanitária e respeitar os direitos fundamentais do povo afegão, em especial de mulheres e meninas. É necessário preservar os ganhos obtidos nas últimas décadas em matéria de proteção de direitos humanos, fortalecimento da democracia e desenvolvimento socioeconômico no Afeganistão”, diz a nota.

Mais cedo, em pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a decisão de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão. A saída dos militares dos EUA precipitou a tomada de poder pelos talibãs. Milhares de civis desesperados para fugir do Afeganistão lotaram a única pista do aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, depois que o talibã tomou a capital Cabul, o que levou os Estados Unidos a suspenderem os voos de retiradas de funcionários da diplomacia e militares.

6 comentários:

  1. Absurdo uma guerra de 20 anos e nada ser resolvido e ao final ainda entregar o ouro ao bandido.

    ResponderExcluir
  2. QUEM TEM BOLSONARO AQUÍ NO BRASIL NÃO PRECISA IR PARA AFEGANISTÃO NENHUM, DIGA-SE DE PASSAGEM, VOTEI NESSA MISÉRIA E ME ARREPENDÍ AMARGAMENTE! FALEI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu nunca votou no mito mentiroso, tu é um dos que comia a custa do pobre seu miserável, agora fica tentando enganar as pessoas dizendo que votou no homem que quer acabar com a corrupção? Sai fora maldito, só quem acredita em você, é os coitados que vocês enganaram por anos.

      Excluir
  3. Manda os participantes de parada gay e simpatizantes pra lá, que eu quero ver se essa bicharada são valentes e retados!! Pois só são valentes aqui, quero ver a valentia lá !! 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  4. é certo que tem um baiano por lá
    em todo lugar tem um baiano
    seja de feira de santana, de ipiau, ou de morro do chapeu

    ResponderExcluir
  5. Os brasileiros que estão lá, são os da esquerda que estão aprendendo a guerrilhar, para sacrificar o povo brasileiro, portanto não tem nem um brasileiro lá. Kkkkkk fique por la mesmo.

    ResponderExcluir