terça-feira, 24 de agosto de 2021

Prefeitura de Itabuna vacinou cerca de 370 cães e gatos no início de campanha contra raiva

Cerca de 370 animais receberam doses do imunizante nos dois primeiros dias de execução da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos na sexta-feira e sábado, dias 20 e 21. Um balanço parcial foi apresentado hoje pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo foram vacinados 298 cães e 70 gatos sob os cuidados de ONGs e dos protetores de animais e na zona rural nas proximidades da Fazenda Progresso, margem direita do Rio Cachoeira, e nos assentamentos Manoel Chinês e Agrafam, situados ao longo do semianel rodoviário. 

A diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, explica que uma triagem e agendamento via telefone foi feita com as ONGs cadastradas no sistema da  Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ). “Aqueles que não atenderam a ligação ou não estão cadastrados devem entrar em contato pelo (73) 3212-3439 para novo agendamento”, orienta.

Durante a campanha, que vai até o mês de setembro, devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, com exceção para os que estiverem doentes. “Para atender a toda população de cães e gatos da cidade foi montado um calendário de imunização dividido em módulos. Cada módulo engloba várias Unidades Básicas de Saúde”, explica Maristella Antunes.

A vacinação no mês de setembro foi dividida em quatro dias “D”, sempre aos sábados. Por isso, no dia 4, o módulo I contemplará as UBS Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), Corbiniano Freire (Santa Inês), João José Soares (Vila das Dores), Raimundo Freire (Nova Califórnia), Ricardo Rosas (Fátima), Baldoíno Lopes (Fátima), José Renan Moreira (Parque Boa Vista) e CCZ (Antique).

No dia 11 de setembro o módulo II contemplará as UBS Möise Hage (Lomanto), Calixto Midlej Filho (Nova Itabuna), Jorge Amado (Centro Industrial, BR-415 ), Manoel Leão (Manoel Leão),  Élson Duarte (Urbis IV), Manoel Rodrigues (Ferradas), Mário Peixoto (Jorge Amado) e Ubaldo Dantas (Nova Ferradas).

No dia 18 de setembro, o módulo III alcançará as unidades Aurivaldo Sampaio (São Lourenço), José Maria de Magalhães (antigo Sesp), Dilson Cordier (São Roque), Isolina Guimarães (Zildolândia),  Jacintho Cabral (Novo Horizonte), Nilton Ramos Almeida (Mangabinha) e  Roberto Santos (Santo Antônio).

Por fim, o módulo IV será atendido no dia 25 de setembro nas UBS José Edites dos Santos (São Caetano), Amália Lessa (Novo São Caetano), Antônio Menezes Filho (Vila Anália), Cândido Pereira (Maria Pinheiro), João Monteiro (Pedro Jerônimo), John Leahy (Zizo), Lavínia Magalhães (Conceição), Lourdes Alves (CAIC), Simão Fiterman (São Pedro) e unidade volante Sítio 2 da Fundação Marimbeta (Novo Fonseca). 

8 comentários:

  1. Eu nem vi nisso tô vendo agora. Tenho gato e cachorro pra vacinar deveria ter anunciado aqui.

    ResponderExcluir
  2. Castração é o que interessa, Zoonoses é só cabide de emprego! Não gosta de animais pobres, tem que fazer mutirão de castração pra normalizar a super população de bichos abandonados !!! vacinar é o mínimo do mínimo !!! Prefeito abra os olhos pra os animais de rua!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A cidade precisa de um projeto de castração urgente!! Não adianta só propaganda essa é a pior gestão do Centro de zoonozes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que limpar é a bosta dos cães nas ruas de itabuna a cidade tá largada em relação a animais criados soltos tem que multar os donos tbm.

      Excluir
  4. Tem que deixar uma reserva de vacinas contra raiva para aplicar em alguns petistas.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza falou tudo ufa fica a dica

    ResponderExcluir
  6. SOBROU PRA OS PETISTAS?
    ESSES TEM QUE SEREM VACINADOS COMO SEM FALTA.🐎🐎🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir