quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Delegacia da Mulher itinerante é criada na Bahia e iniciará atendimento em Ipiaú e mais três cidades

A primeira Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) Itinerante é criada na Bahia. Um ônibus da Polícia Civil, com equipe especializada no atendimento de casos de violência contra mulher, visitará quatro cidades baianas até o começo de outubro: Ipiaú, Jaguaquara, Itatim e Itapetinga. 

O ônibus ficará, em média, três a quatro dias em cada município. As quatro cidades foram escolhidas por demandas de representações políticas locais.

O objetivo é reduzir a subnotificação destes crimes, principalmente no interior, assim como acolher e explicar às vítimas sobre seus direitos. A expectativa, segundo a delegada-geral Heloísa Campos de Brito, é que haja, pelo menos, 10 atendimentos por dia, em cada cidade.

Em toda a Bahia, existem somente 15 delegacias especializadas para a mulher – duas em Salvador, nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Periperi, e duas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com a Deam Itinerante, cidades que não têm essa estrutura poderão se beneficiar, mesmo que por alguns dias, desse serviço. Daí que surgiu a ideia para a ação. 

A apresentação do projeto ocorreu durante o 1º Encontro Estadual das Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento às Mulheres, nesta terça-feira (14), no auditório do prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no CAB.

“Esse projeto veio da necessidade de estarmos mais próximos em comunidades onde não tínhamos uma estrutura voltada diretamente para a violência contra mulher”, explica Heloísa. 

A delegada também esclarece que uma equipe de fora da cidade pode incentivar possíveis denúncias. “A ideia é que as mulheres se sintam mais à vontade para fazer o registro, porque a equipe não é da cidade. Normalmente, em cidades pequenas, o policial conhece a família e a pessoa fica inibida de ir à delegacia”, acrescenta.

7 comentários:

  1. Aquilo que convencionamos chamar de político, realmente é criativo para inventar novos cabides de emprego para nada. Ora, se as delegacias fixas estão com a estrutura caindo aos pedaços, devido ao desgaste provocado pelo tempo sem nenhuma manutenção, e os serviços inexistem, imaginemos o futuro deste ônibus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluguel do automovel deve ser: "Tão, mas, tão caro!" Reformaria à delegacia convencional e ainda uma gratificaçao para o pessoal da policia.😂😂😂😂

      Excluir
  2. FOGE, CORRE BOLZONARO CORNO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para essa iniciativa,e meus parabéns para a Doutora Heloísa pela forma de pensar corretíssima e pela forma de agir mediante a essas situações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa saco isso se chama lavagem de dinheiro sujo, lá em Itabuna tem uma delegacia da mulher que não serve de nada.

      Excluir
  4. Bestaje isso,,, já vi caso da mulher prestar a queixa,. E ser marcado a audiência com o cára pra um ano e dois meses,

    ResponderExcluir
  5. DEVERIA VALER TAMBÉM PRA ESSES CASOS DE PEDÓFILOS DE CIDADES PEQUENAS, QUE OS AMIGOS DA FAMÍLIA SÃO DAS POLÍCIAS TAMBÉM,E JUNTAMENTE COM AS FAMÍLIAS ACOBERTAM OS CASOS,
    E SÃO MUITAS NO INTERIOR.

    ResponderExcluir