quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Empresa dinamarquesa atribui parte da poluição do Rio Cachoeira à agropecuária

A recuperação ambiental do Rio Cachoeira foi o tema do 1º Encontro para debater propostas sobre a Bacia Hidrográfica nesta terça-feira (31). O evento, promovido pela Prefeitura de Itabuna, aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e contou com a participação de representantes da empresa dinamarquesa Ramboll, responsável por desenvolver programas de recuperação do meio ambiente em 75 países.

Na avaliação dos técnicos da empresa, parte da poluição da bacia hidrográfica do Cachoeira vem de detritos da área rural, principalmente onde há criação de gado.

De acordo com a gerente de planejamento Urbano da Ramboll, a arquiteta Alejandra Devecchi, os proprietários rurais já têm recursos para despoluir o rio. Cada um deles é obrigado por lei a recuperar pelo menos 20% da área com mata. “Acho que é necessário que todos trabalhem e tenham a sensação de pertencimento”, declarou.

Devecchi disse ainda que um dos caminhos para a despoluir a Bacia do Rio Cachoeira seria a renaturalização do meio ambiente e o bom convívio com a água. “A principal ação consiste em recuperar matas ciliares, investindo nas reservas legais das propriedades. É algo muito simples, mas é a partir daí que começam as mudanças na área rural”, avaliou.

O Cachoeira nasce na Serra de Ouricana, na cidade de Itororó, com o nome de Rio Colônia, e se forma em Itapé, na confluência do Colônia com o rio Salgado. Considerando os dois rios, a bacia hidrográfica do Cachoeira engloba 12 municípios. O rio Cachoeira percorre grande parte do perímetro urbano da cidade de Itabuna e sua foz no Oceano Atlântico é em Ilhéus.

46 comentários:

  1. Só pode ser piada.
    Quer dizer então que a ausência de tratamento do esgoto de Itabuna e cidades adjacentes que despejam os dejetos diretamente no rio não é a principal causa da poluição?
    Tenha a santa paciência. Pelo arriar das malas essa empresa dinamarquesa é paraguaia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa empresa é contratada pelo governo do Estado ou seja Rui Costa. Tá explicado o trambique.

      Excluir
  2. Pronto! só falta dizer que a poluição é culpa de bolsonaro

    ResponderExcluir
  3. Esperamos que saia do papel que essa conversa não vá pra o arquivo ok

    ResponderExcluir
  4. Agropecuária ou seja a seu Fernando Hitler Mussolini Gomes !!

    ResponderExcluir
  5. Itabuna joga 200% do esgoto direto no rio e a culpa é do povo da roça KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk povo da roã seu toba. Você acha que esses fazendeiros produzem alimentos é? Eles desmatam, criam pastos para o gado o que acaba influenciando na poluição do rio.

      Excluir
    2. Eu ri demais com seu comentário viu,a bosta dos cagões do centro da cidade em peso é jogada no rio,fora as gofodas e a culpa é de seu Zé e dona Maria que moram na roça é coisa viu ķkkkkkķkkkkkkkkkkkk !!

      Excluir
  6. Entendi a conclusão dos Dinamarqueses: os alimentos são produzidos por atividades agropecuárias, os itabunenses consomem esses alimentos, cagam, e as fezes são direcionadas para o rio cachoeira. Essa é a causa da poluição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk só pode viu

      Excluir
    2. Não jegue, os alimentos são produzidos por pequenos agricultores, os fazendeiros desmatam para criar pasto para o gado como você, e acabam desmatando a mata ciliar, sem mata ciliar, o rio seca. Vai estudar antes de falar merda

      Excluir
  7. Meu Deus Quanta desinformação,
    Quer dizer que os esgotos vem das fazendas?
    Já não basta os safados que tem aqui ágora
    Chegou mais...
    Me dê uma garapa de limão Balão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o esgoto não vm das fazendas, mas as fazendas desmatam para criar pasto para o gado, sem mata ciliar, não existe rio, e quem desmata para criar pasto? seu cuuuu? não né, são os fazendeiros mesmo. BALA E FOGO PRO AGRO.

      Excluir
    2. Vou lhe dar essa garapa mas vai ser com a água do rio cachoeira

      Excluir
    3. Vou lhe dar essa garapa mas vai ser com a água do rio cachoeira
      Pra vc deixar de ser besta

      Excluir
  8. Desde tempos imemoriais sabe-se que a revitalização de uma bacia hidrográfica inicia-se pela recuperação e implantação de matas ciliares em todos os afluentes e no curso principal, neste caso, o rio Colônia. Pois este detém o maior número de afluentes, a maioria mortos por assoreamento originado do desmatamento para implantação de pastagens. O estudo deveria considerar que a contribuição do rio Salgado para a formação do Cachoeira não é tão significativa, vez que, o rio Colônia fornece o maior volume de água e, uma vez morto, o Cachoeira também será extinto.

    ResponderExcluir
  9. Velho eu quero ver quando o secretário Talis vai tomar uma atitude com relação ao trânsito na praça do conceição velho ele mora próximo da praça e não faz nada ele só faz bota um agente em cada esquina pra multa ali táxi de um lado aí os carros do outro aperta total ali o secretário porque vc não proíbe estacionamento na quela região pega os taxistas bota na porta da igreja onde vcs fecharão ali e pronto acaba com aquele inferno ali eu gostaria de saber tbm onde vc tá botando o dinheiro das multas porque a cidade tem buraco viu tá na hora de um vereador desse aí chamar vc na camara pra dar uma explicação a população outra coisa tbm que não entra na minha mente o trânsito aqui e de responsabilidade do município porque a estadual faz blitz dentro da cidade na hora que estão fazendo fecha às entradas obrigado a gente passar dentro da blitz vcs estão tirando o direito de ir vim caso ti ver dando um socorro só obrigado a cair queremos sua posição

    ResponderExcluir
  10. acorda meu povoooooooooooooooo Ta vendo que isso é maracutaia pra pedir dinheiro dos governos GF e GE
    O rio cachoeira não tem como ser salvo sem que cidades e Itabuna tenha uma rede de esgoto q nao seja ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou o especialista. Vai catar coquinho verme, não tem jeito para pessoas como você.

      Excluir
  11. sempre batendo no setor que produz alimento.............so pode se coisa de europeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de ser burrroooooooooooooooooo, AGROPECUÁRIA PRODUZ QUE ALIMENTO SEU JEGUE? Produz é desmatamento para da lugar a pastagem pro gado, local onde você deveria se alimentar. O alimento que vem pra
      sua mesa é oriundo de pequennos agricultores que plantam e não de grandes fazendas, animal.

      Excluir
  12. Não seria das empresas e do vi deles?
    Kkkiakkkkkkkkiakkkkkk

    ResponderExcluir
  13. O povo faz coco ai pensando q é privada ruma d tolocaokkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Mais uma empresa sem futuro pra atribuir em itabuna nad a ver com o que ela atribuí entre a pecuária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai estudar para refutar o trabalho da empresa, deixa de mimimi.

      Excluir
  15. Kkkkkkk quantos rios Tem que corta várias fazendas e nuca vir dizer que elas pó Luís rios o e mais verba pra o prefeitura o por prefeito kkkk olhos abertos pra essa gente dinamarquesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aprende a escrever primeiro jegue. Ela não poluem, mas acabam desmatando a mata ciliar, para dar lugar a pastagem pro gado. Desmatamento, mata os rios burro.

      Excluir
    2. Toma vergonha na sua cara que vc e outro burro sabe nem escrever e quer falar dos outros analfabeto

      Excluir
  16. ESSE TÉCNICO QUE FEZ ESSA PESQUISA ESTUDOU EM QUE FACULDADE. DEVE TER PIRADO COM UMA CONCLUSÃO DESSA. ISSO VAI SER A MWLHOR PIADA DO ANO. ESSE É UM ANIMAL.

    ResponderExcluir
  17. Todo governo é essa mesma ladainha,
    Formam uma turma com conversa que vão salvar o rio e só salvam o dinheiro que vem para os estudos que não dá em nada,
    Tem e muito pilantra se aproveitando da situação do rio cachoeira,

    ResponderExcluir
  18. O reflorestamento é sim necessário mas mt mais ainda é a punição ao próprio estado e municípios que jogam os seu esgotos nos rios à saner o proprio presodio que nao tem rratamento de escgoto e joga direto no ribeirao que joga no rio, a construção dos condominoos que tambemmatou o Ribeirão que fluia pro rios

    ResponderExcluir
  19. O toba deles, esse rio e esgoto puro.

    ResponderExcluir
  20. O rio está poluído por causa de dejetos lançados não tratados, para resolver é investimento pesado em saneamento básico e multa para as indústrias e demais que não cumprirem as medidas. A educação da população também é de grande valia, as pessoas não fazem o mínimo, eu já vi geladeira boiando em pleno centro da cidade... O povo é imundo, tudo o que consome joga na rua, no chão, até parece que nunca ouviram falar em lixeiras... Eu já vi um idoso cuspindo dentro do coletivo urbano. Um nojo. O povo é porco demais, só Deus na causa.

    ResponderExcluir
  21. Alguém entendeu os motivos que fazem do nosso Brasil um país de merda?

    ResponderExcluir
  22. É que a merda não está somente nos esgotos inexistentes!

    ResponderExcluir
  23. Kkkkkkkk todo o centro da cidade joga o esgoto no Rio e a culpa é da agropecuária .

    ResponderExcluir
  24. Empresa lixo , seria mais fácil mandar o prefeito tomar vergonha na cara e fazer uma estação de tratamento de esgoto .

    ResponderExcluir
  25. Pense num blog que gosta de postar besteira kkk
    O diretor do verdinho além de ser petista Zé ruela
    Gosta de postar idiotices

    ResponderExcluir
  26. Eduardo Bolsonaro, Flávio Bolsonaro , Carlos Bolsonaro ou até mesmo o cachorro de Bolsonaro em 2026.

    ResponderExcluir
  27. Temos uma das piores coletas de lixo ( privada), não temos uma estação elevatória de esgoto que funcione, dejetos de toda natureza e origem são despejados diretamente no Rio Cachoeira, nos bairros ainda se registram grandes índices de irregularidades no fornecimento de água, ausência de macro e microdrenagem, etc. Muita propaganda, entrevistas, politicalha e um odor de super faturamento. cabe á máxima:" Muito peido e pouca bosta"

    ResponderExcluir
  28. Como pode o esgoto dar cidade todo no Rio vem dizer que povo dar Roça ,esse Rio limpo seria aproveitado de várias maneiras e ia trazer coisas boas a cidade ,mas nunca político nenhum se importo com o Rio morto dar nossa cidade

    ResponderExcluir
  29. Se eu fosse o prefeito, teria vergonha de postar uma notícia dessa. O verdinho recebe o dinheiro e pública. E um comércio normal

    ResponderExcluir
  30. Resta saber se a empresa de loteamento que contratou a empresa dinamarquesa vai lançar o esgoto das casas no rio Cachoeira ou se vai fazer ela mesmo a sua estação de tratamento de esgoto para dar exemplo.

    ResponderExcluir
  31. gente, quando foi que algum fazendeiro se importou com a qualidade da água do RIO CACHOEIRA ?
    Tem que aplicar a lei e multa pesada nessa turma.
    Tão viciados em fazer o que querem.

    ResponderExcluir