quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão preventiva de Zé Trovão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido de revogação da prisão preventiva formulado pela defesa de Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como “Zé Trovão”, nos autos do Inquérito (INQ) 4879. O mandado de prisão não foi cumprido porque, conforme amplamente noticiado, o investigado está foragido no México.

O inquérito foi instaurado a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra um grupo de pessoas, entre elas Zé Trovão, para apurar a convocação da população, por meio das redes sociais, para a prática de atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado da Independência do Brasil, em 7/9.

Em petição no inquérito, a defesa do investigado argumentou a ausência dos requisitos que autorizam a prisão, conforme estabelecem os artigos 312 e 316 do Código de Processo Penal (CPP), considerando que não há mais motivos que justifiquem a decretação da custódia.

Fuga

Segundo o relator, a prisão não foi efetivada até o momento, pois o investigado saiu do território nacional e, atualmente, está escondido no México, após transitar pelo Panamá, de onde continuou a publicar vídeos incentivando atos violentos de protesto e a ofender o STF, “revelando seu completo desprezo pelo Poder Judiciário”. O ministro Alexandre lembrou, ainda, que a PGR, ao se manifestar nos autos, destacou que a fuga revela o absoluto desinteresse do investigado em colaborar com a elucidação dos fatos.

O ministro explicou que o STF tem jurisprudência pacífica no sentido de que a fuga do distrito da culpa é fundamento válido para a manutenção da prisão preventiva, não só para a garantia da ordem pública, mas, também, para assegurar a aplicação da lei penal.

Por fim, o relator ressaltou que há notícias de que Zé Trovão teria solicitado asilo político ao governo do México, “com nítido objetivo de burlar a aplicação da lei penal”, o que corrobora a necessidade de manutenção da decretação da prisão preventiva.

12 comentários:

  1. bandido,vagabundo,genocida,terrorista tem que está na cadeia, e seus chefes também! esse zé bosta que de trovão ele é pau no cú, tem que se foder mesmo ! parabb´pens ao ministro!!

    ResponderExcluir
  2. Ele não pode recuar,se não perde o respeito
    E todos desolcupados vão querer fazer o mesmo,com falta de respeito ao supremo.
    Esse Zé trovão é uma aberração,não tem caminhão e nem habilitação 😂😂😂

    ResponderExcluir
  3. É só falar em Zé Truvão que muito barbado fica todo molinho e apaixonadão.

    ResponderExcluir
  4. O cara se apresenta como líder dos da greve dos caminhoneiros, e na verdade nem tem caminhão... Tem que ser preso mesmo!!!!

    O movimento na verdade foi feito pelos empresários dono das transportadoras e que ainda apoiam o Birobiro que quer dar um golpe pois sabe que não tem como ganhar as eleições novamente.

    ResponderExcluir
  5. Esse aí é um adorador do rabudo!

    ResponderExcluir
  6. VAI TROVÃO,OTARIO, PROCURA BOLSONARO AGORA PÓ RA VER,
    BOZO TÁ POUCO SE LIXANDO, O NEGÓCIO E OS FILHOS,E OS OTÁRIOS IDOLATRAM, TÃO TOMANDO NOS CUS.

    ResponderExcluir
  7. Cadê trovão???? virou uma brisa kkkkkk Valeu Xande é nois

    ResponderExcluir
  8. APRENDE A FICAR NA SUA DESGRAÇA
    ZÉ TROVÃO VIROU ZÉ RUELA
    LEMBRE-SE DO 1º MANDAMENTO DA VIDA
    NÃO VEJA
    NÃO FALE
    NÃO ESCUTE

    AGORA VC SE ARROMBOU

    ResponderExcluir
  9. Alexandreee, você é doidooo, adoroooo.

    ResponderExcluir
  10. estamos com morais !!! tem nosso apoio e respeito ! fora evangélicos, fora bolsonaro genocida!

    ResponderExcluir
  11. Luz e Treva não se combina, Todo vagabundo apoia outro vagabundo.

    ResponderExcluir