segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Movimento ‘Vai Ter Gorda’ realiza ato em prol do Setembro Amarelo em Salvador

O Movimento “Vai Ter Gorda”, um coletivo de mulheres que atua pela causa das mulheres gordas no Brasil, realizou um ato na manhã deste domingo (12) no Farol da Barra, em Salvador, em campanha pelo Setembro Amarelo. 

A manifestação não chegou a interferir no trânsito na região e serviu, de acordo com o grupo, para dar voz às mulheres gordas e chamar a atenção das pessoas contra a exclusão social e pedir políticas públicas a favor das mulheres gordas.

“Estamos para protestar contra a gordofobia e a exclusão social que vem assolando nosso país e exigir do poder público um olhar, uma atenção em respeito à diversidade. Dizer não a tudo que vem oprimindo o povo brasileiro. Estamos aqui para mostrar à sociedade que exigimos respeito, políticas publicas inclusivas, mais ações afirmativas e o empoderamento da mulher gorda”, disse Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento.

De acordo com ela, a manifestação também serviu para despertar a atenção para o Setembro Amarelo – um conjunto de ações em combate à depressão e suicídio, que ocorrem neste mês. Adriana destacou que discursos de ódio contra as mulheres gordas são um fator que potencializam esses males.

“Hoje também estamos celebrando o Setembro Amarelo, mês de ações voltadas contra a depressão, o suicídio, que são outros fatores consequências dos atos de ódio, discursos gordofóbicos. A gente precisa ter sensibilidade e humanização e amor às pessoas. Cada vida significa muito para cada um de nós”, declarou.

Embora seja um movimento apartidário, o Vai Ter Gorda se reuniu neste domingo a outros movimentos sociais que se mobilizaram no Farol da Barra, em protesto contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

“O movimento Vai Ter Gorda é suprapartidário. Mas não podemos nos calar diante de todas as opressões que estão ocorrendo em nosso país, com o nosso povo. E estamos aqui também gritando Fora Bolsonaro”, disse Adriana.

Na sexta-feira (10), Dia da Pessoa Gorda, o movimento havia se reunido também no Farol da Barra, para celebrar a data. As informações são do G1-BA.

17 comentários:

  1. essa postagem foi tão pesada que não carregou no meu celular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi tão insignificante quanto o ser q vc é, podre e nojento

      Excluir
    2. Troca que celular, querido!!! Aproveita e troca de cérebro também, que esse aí está pior que diarréia...

      Excluir
    3. Apenas mais um otário!!!!

      Excluir
  2. Uma ruma de baleia encalhada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. E desde quando é proibido?

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de baleias da espécie feminista deixarem de existir

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma piada kkkk, pq acho que o grande problemas das gordas e dos gordos não é gordofobia e sim os problemas graves que excesso de pessoa trás.

    ResponderExcluir
  6. Era proibido gorda na praia?

    ResponderExcluir
  7. O tempo q elas perderam aí querendo chamar atenção, poderiam estar realizando atividades físicas no próprio local. A saúde delas ia agradecer!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu era gordo tbm, porém ao invés de me vitimizar, resolvi, fazer caminhadas e mudar minha alimentação. Alguém tem q avisar a essas mulheres q o excesso de peso pode trazer consequências a saúde. A lacração está adoecendo as pessoas

    ResponderExcluir
  9. Por isso que o talibã não cede poder as mulheres. Sempre aparecem essas misérias financiadas para acabar com o nome das verdadeiras mulheres.

    ResponderExcluir
  10. estamos sim excluindo por puro preconceito nossas gordinhas, lindas,maravilhosas, todas são sim um amor de pessoas!! parabéns para nossas gordinhas!

    ResponderExcluir
  11. Quais políticas públicas? Dietas, cirurgias bariátricas...?!

    ResponderExcluir
  12. Quero ver quando todas de vez entrarem no mar...

    ResponderExcluir
  13. Vão procurar uma lavagem de roupas gordas nogentas kkk

    ResponderExcluir