quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Operação Unum Corpus: confira prisões e apreensões feitas em Ilhéus, Canavieiras e Aurelino Leal

Nesta quinta-feira (02), a Polícia Civil da Bahia, especificamente de 26 coordenadorias, dentre elas a de Ilhéus, realizou uma operação que visa cumprir diversos mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o estado. 

A Operação foi batizada de Unum Corpus, que significa em latim, "um corpo só". Cerca de 40 Policiais da 7ªCoorpin/Ilhéus já estavam em ação nas primeiras horas desta manhã. 

Em Canavieiras, cidade vizinha a cerca de 115km de Ilhéus, os agentes prenderam três pessoas envolvidas em homicídios, em cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos pela justiça. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados a crimes de homicídio, e objetos foram apreendidos para averiguações. 

No Município de Aurelino Leal, acerca de 80km de Ilhéus, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas. Nesta cidade, não houve prisões ou apreensões. 

Renato Eridilho Suzarte Neto

Em Ilhéus, dos sete mandados de busca e apreensão cumpridos pelos agentes, seis referem-se à investigação de um homicídio ocorrido em 20 de setembro de 2020, em que foi assassinado por arma de fogo Renato Eridilho Suzarte Neto, vulgo Renatinho. O crime aconteceu por volta das 23h, na Rua Dr. Júlio Brito, no bairro Pontal. 

A operação também foi efetiva em Ilhéus. A ação resultou na prisão em flagrante de duas pessoas por trafico de drogas, em busca realizadas em bairros da zona sul. Em um outro imóvel foi apreendido um revolver de calibre .38, arma esta também relacionada à investigação de homicídio. Um dos investigados foi preso em flagrante por tráfico de drogas, mas já havia também um mandado de prisão preventiva contra ele.  

Já no bairro da Conquista, um outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência, relacionada à crimes cibernéticos. Uma mulher é suspeita de criar , desde maio de 2018, diversos perfis nas redes sociais Instagram e Facebook , a fim de praticar reiteradamente crimes contra a honra de uma médica da cidade. A situação perdurou por mais de três anos. 

A vítima vinha sendo sistemicamente atacada por diversos perfis criados em redes sociais, bastando bloquear um perfil para outros surgirem, causando novas importunações indevidas e reiterações de práticas delituosas. Durante o cumprimento deste mandado de busca e apreensão, foram apreendidos quatro aparelhos celulares e um notebook. As investigações tiveram o imprescindível apoio do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil da Bahia – CiberLab/CIT/DIP/PCBA.

A Polícia Civil do Estado da Bahia tem mantido a atenção a novas demandas sociais, especialmente decorrentes das inovações tecnológicas, visando cessar agressões e discursos de ódio (Hate Speech), com o desiderato de pacificar a sociedade.



Um comentário:

  1. Os BOZOlóides que se cuidem porque muita gente morre enquanto estiver o presidente BOZO.

    ResponderExcluir