sábado, 4 de setembro de 2021

Prefeito Augusto Castro fecha parceria com empresa dinamarquesa para despoluir Rio Cachoeira

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou Termo de Cooperação para projetos de despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira envolvendo as Secretarias Municipais de Planejamento, de Agricultura e Meio Ambiente, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e o Portal Santo Agostinho.

O ato de assinatura no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves na noite da última quarta-feira (01), teve a participação de representantes da empresa dinamarquesa Ramboll, que atua com soluções ambientais no Brasil.

“O Rio Cachoeira é um patrimônio de Itabuna. A Emasa tem projeto pronto de expansão da cobertura do saneamento e preservação do Cachoeira. Este projeto tem três eixos centrais, prevê quatro estações de captação de esgoto em tempo seco. Ou seja, o esgoto não cairá mais no rio. Não será solução 100%, mas em torno de 60% e vai conservar o rio. Com isso, Itabuna sai na frente em capacidade operacional”, disse o prefeito Augusto Castro.

Para o prefeito de Itabuna, os outros municípios da bacia hidrográfica vão se juntar a esse projeto, com as universidades, a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e o setor privado. “Quando se investe em saneamento, diminui o custo da saúde pública”, afiançou. A união das esferas público e privada nos projetos é resultado do 1º Encontro para Apresentação de Propostas de Preservação Ambiental do Rio Cachoeira, que durante dois dias ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O diagnóstico ambiental foi apresentado pela arquiteta Alejandra Devecchi, uma das representantes da empresa Ramboll Environ, contratada pela Portal Santo Agostinho. Na avaliação dela, os excrementos do rebanho bovino em alguns municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira contribuem para a poluição do rio. “A bacia tem 425 mil cabeças de gado, o que já é um alerta, pois, não é somente o lançamento do esgoto urbano que polui o Cachoeira”, explicou.

A arquiteta também apontou os lixões como um problema grave, com exceção de Itabuna, que hoje tem o apoio de um aterro sanitário certificado que processa todo o resíduo que sai da cidade. “Precisamos fazer a gestão das reservas legais. Cada proprietário rural é obrigado a recuperar 20% de sua área com mata”, afirmou Alejandra.

Para o prefeito Augusto Castro o seminário foi fundamental para discutir a poluição com especialistas. “Para nós foi muito importante essa troca de experiência com a empresa dinamarquesa”, comemorou.

Na Uesc também participou do seminário o gerente regional da Embasa, Felipe Madureira, que informou ter sido renovados os contratos de programas e de concessão com os municípios regionais. “Cobrimos 27 municípios que influenciam na Bacia do Rio Cachoeira. Nesta renovação, já colocamos novas metas, entre as quais ter 90% de tratamento de esgoto em cada sede urbana até 2033. A outra meta é ter 99% de água tratada nas cidades atendidas pela Embasa”, garantiu.

56 comentários:

  1. E os animais do antigo lixão que o prefeito Augusto Castro prometeu ajudar,até hj não fez nada! Os animais estão sofrendo.Se não fosse a Bicharada que tá ajudando os bichinhos já estariam todos mortos de de fome!Já perdeu meu voto na próxima eleição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cagar é uma sensação profunda, o trôço bate na água, a água bate na bunda.

      Excluir
    2. Prefeito está cagando e andando pra parente próximo dele quiçá com animais de lixão! Se quer ajudar os bichos indefesos tem que arregaçar as mangas e tirar do próprio bolso e ter a paz de quem faz a coisa certa! Porque político nenhum está preocupado com nada que não seja a sua ascensão
      .

      Excluir
  2. MP investigue o prefeito com essa nova empresa de ônibus, prometeu várias coisas e a empresa é uma porcaria, prejudicou a classe rodoviária, vários pais de família desempregados. Cadê a licitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou explicar aqui o porque não houve a licitação ainda: quem autoriza a abertura do processo de Licitação para o transporte público é a Justiça Estadual, pois no caso aqui as duas empresas reicindiram o contrato só que a a justiça ta demorando pra liberar.. agora vejo que a maioria do povo tem memória curta... quem complicou tudo ai foi a gestão anterior, foi essa gestão anterior que deixou a Cidade sem ônibus e vários motoristas desempregados.. o prefeito atual até conversou com as antigas empresas, mas NENHUMA demonstrou interesse em operar no transporte coletivo daqui...

      Excluir
  3. DINHEIRO JOGADO FORA DA PORRA. SAI ESGOTO DA TORNEIRA NINGUEM RECLAMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk. Verdade, essa Amada é uma esculhambacao. Quer uma prova disso? Lave seu tanque, deixe tampado, com 6 meses vá ver como está, se não tiver um palmo de resíduos, então tá melhorando!

      Excluir
  4. Kkkkk

    Não entendo a necessidade de um outro país intervir nessa questão. Isso é uma prova de que até agora todos os gestores municipais não sabem e nem procuraram conhecimento para resolver questões ambientais. Nomeiam secretários incompetentes ao invés de técnicos. Com certeza haverá uma contrapartida para a respectiva empresa internacional... Não existe almoço de graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... aí sim agora Agostinho vai triplicar seu patrimônio! Votei em vc augusto, não achando que vc era o melhor, más para acabar com o ciclo FG...vc nunca foi santo, más agora deu a tacada de mestre..mim recorda Maluf em São Paulo despoluindo o Rio Tietê... Maluf vai morrer junto com o Rio .kkkk

      Excluir
    2. Fala uma empresa brasileira que faz isso ae animal

      Excluir
  5. O GOLPE ESTA AI CAI QUEM QUER. MAS É CADA UMA QUE ESSE VENDIDO TINHA QUE INVENTAR PARA ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO. ITABOCAS CHEIA DE BURACOS.SEM SAUDE E SEM SEGURANÇA E ÁGORA ELE CEM COM UMA DESSA DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE OUTRO PAÍS PARA DAR VIDA À UM ESGOTO QUE SE CHAMA FINADO CACHOEIRA. TOME VERGONHA NA CARA RAPAZ E VÁ CUIDAR DA CIDADE. E NÃO GASTANDO DINHEIRO COM COISAS SEM FUTURO.ESSE VAI SER PIOR QUE LULADRAO NOS ROUBOS.

    ResponderExcluir
  6. Imagina o tanto de dinheiro gasto pra se dizer uma coisa óbvia kkkk

    ResponderExcluir
  7. Não me iludam com falsas esperanças, ainda preciso vê este Rio ESTE NOSSO PATRIMONIO em estado de limpeza. o meio ambiente agradece e a população colherá essses bons frutos. que esses dinamarqueses façam o melhor deles

    ResponderExcluir
  8. Vamos vê na reunião é uma coisa depois esquece tudo, várias reuniões foram feitas só pra encher linguiça e nada.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Prefeito, não virou só promessa de campanha como os antigos, é preciso despoluir a natureza, triste ver o rio com esse mal cheiro.

    ResponderExcluir
  10. AI SIM,ESSA É O TIPO DE PARCERIA QUE NÓS APOIAMOS O GOVERNO DE AUGUSTO. AGORA QUERER COLOCAR NO SEU GOVERNO GENTE DO PCdoB, Ñ VAI TER MEU VOTO PARA SUA ESPOSA.ONTEM MESMO FALEI COM NEGO JÓ LÁ NO ESPETINHO. TÔ COM VCS NEGÃO MAIS SE ESSA RAÇA DOS CAPETAS ENTRAR NO GOVERNO, VOTO EM OUTROS CANDIDATOS A DEPUTADOS. ESSES VERMES BAGUNÇARAM NA GESTÃO DE VANE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. augusto ñ é doido e nem fuma bosta de burro. pra colocar esses vagabundos. wenceslau e sua quadrilha.

      Excluir
  11. Prefeito, contrata essa empresa pra tapar a buraqueira que tá ITABUNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk tapar buraco não dar retorno pra corrupção..eu votei em vc augusto..sou de ibicaraí e amigo das suas tias da primeiro de maio

      Excluir
    2. vc já vil colocar asfalto em epoca de chuvas analfabeto. é jogar dinheiro fora seu burro. olha o asfalto de cuma.

      Excluir
    3. Eu falei que teria um pilantra pra justificar os buracos com a chuva, tem quatro dias que chove, e antes,,?? Malandro é malandro, e esse e pilantra baba ovo.

      Excluir
  12. Sou motorista de app.a cidade está tô esburacada.ja não basta os quebramolas.
    Itabuna e a capital dos quebra molas
    Fica nessa reforma da av kenedy.que já está parecendo aquelas novelas mexicanas
    Nunca tem final.kkkkk

    ResponderExcluir
  13. E às ruas cheias de buracos o pior prefeito de todos os tempos que Itabuna já teve.

    ResponderExcluir
  14. Kkkkk já sabem né kkkk

    ResponderExcluir
  15. Zoonoses também precisa ser investigado pelo que fez com a cadela que a bicharada tirou do lixão lá só tem abutres , vi vários animais na jaula chorando de fome pedindo ajuda quando fui vascinar meu cachorro lá povo tudo frio sem nenhum compromisso com aninais

    ResponderExcluir
  16. é pura malandragem parabens malandro

    ResponderExcluir
  17. Pagar um salário digno para os funcionários concursados a emasa não quê mais gasta com empresas terceirizadas pra lavar dinheiro sem o MP interferir a tal da Metrô Engenharia milhões tá sendo gastado pra fazer nada e agora vem essa outra esse sabe encher o bolso dando um a zero no MP pião efetivo ganha 1.300 mensal enquanto. cargos comissionados tirando onda ganha 3 mil pra cima 7 5 10 mil mais antes vender logo pra acabar esse farra.Sou funcionário de lá essa Emasa até hoje só serve pra gabide de emprego.

    ResponderExcluir
  18. Golpe de Mestre em Augustinho vc não é bobo nada kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Tomara que seja a primeira e última vez desse Augusto Carrara!
    Augusto Castro nunca mais!

    ResponderExcluir
  20. Boa prefeito um ótimo projeto merecido, quem tá reclamando é pq não entendi de saúde pública, meio ambiente, espero só que saia do papel,em questão das buraqueira realmente a cidade está precisando de uma operação urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa saco, safado, tá comendo também, quero ver tu arrumar votos pra mulher dele. Kkkkkk.

      Excluir
    2. sim, com certaza estao. e a necessidade da ajuda vem por causa da grande demanda de abandono e maus tratos na nossa cidade, falta de politicas publicas, peço ate sua ajuda pra cobrar essa nova gestao que faço pelo menos o mminimo pelos animais, peço tambem sua ajuda pra cobrar dessa gestao que contrate pessoas qualificadas na area pra trabalhar no zoonoses que verdadeiramente preste um serviço e nao va la ficar sentado o dia todo esperando a hora passar e contrate uma diretora que va cumprir com sua carga horario da qual ela foi contratada, e nao extorquir os cofres publico e passar dia todo trabalhando na sua clinica pessoal, VERDINHO VAMOS FAZER UMA REPORTAGEM SOBRE ISSO, peço a vc tambem que vá visitar os trabalhos conhecer as demandas as necessidade. se relacione com as demandas da nossa cidade EX: PEGUE UM TRANSPORTE COLETIVO EM ITABUNA E COBRE DA NOSSA GESTAO MAS RESPEITO COM NOSSO DINHEIRO. A venho te perdir mas uma coisa se algum um dia ja ajudou a causa animal continue pois as pessoas que a adm sao de mas confiança do que as que vc deu um voto pra gerir a cidade. vamos ser justo com nossas cobranças

      Excluir
  21. Se essa proposta sair do papel aí sim, esse prefeito vai ser o primeiro a ser reeleito em Itabuna

    ResponderExcluir
  22. Vamos vê isso aí ministério público, pra não acontecer o que aconteceu a Av.Presidente Kennedy que divulgaram um projeto e fizeram aquela porcaria que ja está se deteriorando .

    ResponderExcluir
  23. Será o acontecimento do século, despoluir o doce Rio Cachoeira para o bem da humanidade, o meio ambiente e preservar a biodiversidade é prioridade universal é além das fronteiras e Itabuna será exemplo para o planeta.
    Que o prefeito de Itabuna faça uma rodovia ligando Mutuns que no meio desta estrada edifique um posto da Polícia Rodoviário Municipal e entre em contado com o prefeito de Ilhéus que faça o mesmo e abrirá uma grande alternativa para o turismo ecológico e uma alternativa viária entre Ilhéus e Itabuna.
    Já pensou que salto progresso e alternativa de enriquecimento com o turismo, o Rio cachoeira voltar a ser fonte de lazer, pesca, banho, barco etc e tal. Vamos em frente Itabuna, rumo aos dias melhores, amém"

    ResponderExcluir
  24. "FORAM ME CHAMAR, EU ESTOU AQUI QUÉ QUE HÁ"? Quando da minha despedida, disse que vocês taboquenses, iriam sentir minha falta. Querem o meu retorno? Estou à disposição, pois não estou suportando a ociosidade e uma dinheirama por contar.

    ResponderExcluir
  25. Porra!!!!gente é uma DISGRAÇA... miseráveis...
    Isso aí prefeito,não gosto muito de política não,eu pensei que ia entrar DISGRAÇA e sair DISGRAÇA e ninguém iria ao menos olhar pra nosso Rio,nossa natureza.faz pena gente vê esgoto desaguando ali,peixes morrendo e itabunense porcos... porquê pense numa raça ruim é a raça dessa cidade.!!só sabem cobrar...uma viadage e sapatão pra porra,cheiradores de pó da DISGRAÇA.
    Isso aí prefeito �������������� tá de parabéns.
    Se concretizar,tem meu próximo voto.

    ResponderExcluir
  26. Mais uma do prefeito lero lero,tbm p povo dessa cidade gosta de ser enganado,tudo propaganda,a realidade é outra

    ResponderExcluir
  27. A cidade tem mais buracos que a lua.
    Prefeito e secretários vcs se locomovem de helicóptero?
    Cadê a operação tapa buracos?

    ResponderExcluir
  28. Rapaz,empresa de longe viu,aí fica mais fácil tirar a parte dele né Augusto?

    ResponderExcluir
  29. Espero que não seja mais um obra para atrasar o trânsito como fez na princesa Isabel. Um absurdo vc não consegue passar de carro pq o povo ficar na meio da rua bebendo e dançando, fora os bares que toma metade da avenida com mesas. Quem governa Itabuna?? Cadê o Setram para organizar o trânsito??

    ResponderExcluir
  30. Sou mais a proposta de ODUQUE quando disse que se foi prefeito iria trazer a praia de Ilhéus para Itabuna!!!!.kkkkkkkkk. Tá vendo que esse negócio de depoluir o rio cachoeira é estória pra boi dormir!!!?????. Cambada de gente idiota!!!. Aí não custa somente dinheiro mas também cultura; costume; estrutura. Os cagatórios dos bairros ferradas, nova itabuna, lomanto, mangabinha,,jaçana, b.raso, ceplac, centro, conceição, bde fátima ,,,em suma esses cagatórios são todos apontados para o rio cachoeira!!!!.kkkkkkkkk. Portanto é mais fácil nascer dente nas galinhas do que despoluir esse rio!.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. TEM UNS IDIOTAS QUE NÃO SABE DA IMPORTACIA QUE É CUIDAR DO RIO CACHOEIRA ,BQNDO DE ANALFABETOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cuidar do rio e jogar os esgotos nao vai ser trabalho de lavar dinheiro no esgoto ou digo rio

      Excluir
    2. saber o povo sabe, mas o povo so quer entender por nao os esgosto que caem no rio,

      Excluir
  32. Esse Prefeito fez valer o meu Voto parabéns Augusto se continuar assim vai entrar para historia de itabuna

    ResponderExcluir
  33. Pra cima prefeito nossa cidade precisa sair do atrasos de 40 anos rumo ao desenvolvimento

    ResponderExcluir
  34. Parem de falar besteira! Fernanfo Gomes aprontou horríveis vocês ficaram calados! Essa bicharada só sabem, pedir dinheiro, CUIDAR DOS ANIMAIS, NÃO CUIDA…OLHE OS ANIMAIS QUE MORRERAM, NAQUELA CHUVA! ESSAS BICHARADA NÃO ME ENGANA! DEVEMOS INVESTIGAR ESSA BICHARADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A C INDO PELO MESMO CAMINHO, parabens pra vcs que colocaram essa safado la que nao gosta nem de gente quanto mas de bicho ou rio. ele quer e lavra dinheiro na lama

      Excluir
  35. ESSE BICHARADA ,PEDEM DINHEIRO DEMAIS, SERÁ QGE ESSES ANIMAIS ESTÃO BEM CUIDADO MESMO?

    ResponderExcluir
  36. ESSE BICHARADA ,PEDEM DINHEIRO DEMAIS, SERÁ QGE ESSES ANIMAIS ESTÃO BEM CUIDADO MESMO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, com certaza estao. e a necessidade da ajuda vem por causa da grande demanda de abandono e maus tratos na nossa cidade, falta de politicas publicas, peço ate sua ajuda pra cobrar essa nova gestao que faço pelo menos o mminimo pelos animais, peço tambem sua ajuda pra cobrar dessa gestao que contrate pessoas qualificadas na area pra trabalhar no zoonoses que verdadeiramente preste um serviço e nao va la ficar sentado o dia todo esperando a hora passar e contrate uma diretora que va cumprir com sua carga horario da qual ela foi contratada, e nao extorquir os cofres publico e passar dia todo trabalhando na sua clinica pessoal, VERDINHO VAMOS FAZER UMA REPORTAGEM SOBRE ISSO, peço a vc tambem que vá visitar os trabalhos conhecer as demandas as necessidade. se relacione com as demandas da nossa cidade EX: PEGUE UM TRANSPORTE COLETIVO EM ITABUNA E COBRE DA NOSSA GESTAO MAS RESPEITO COM NOSSO DINHEIRO. A venho te perdir mas uma coisa se algum um dia ja ajudou a causa animal continue pois as pessoas que a adm sao de mas confiança do que as que vc deu um voto pra gerir a cidade. vamos ser justo com nossas cobranças

      Excluir
    2. sim, com certaza estao. e a necessidade da ajuda vem por causa da grande demanda de abandono e maus tratos na nossa cidade, falta de politicas publicas, peço ate sua ajuda pra cobrar essa nova gestao que faço pelo menos o mminimo pelos animais, peço tambem sua ajuda pra cobrar dessa gestao que contrate pessoas qualificadas na area pra trabalhar no zoonoses que verdadeiramente preste um serviço e nao va la ficar sentado o dia todo esperando a hora passar e contrate uma diretora que va cumprir com sua carga horario da qual ela foi contratada, e nao extorquir os cofres publico e passar dia todo trabalhando na sua clinica pessoal, VERDINHO VAMOS FAZER UMA REPORTAGEM SOBRE ISSO, peço a vc tambem que vá visitar os trabalhos conhecer as demandas as necessidade. se relacione com as demandas da nossa cidade EX: PEGUE UM TRANSPORTE COLETIVO EM ITABUNA E COBRE DA NOSSA GESTAO MAS RESPEITO COM NOSSO DINHEIRO. A venho te perdir mas uma coisa se algum um dia ja ajudou a causa animal continue pois as pessoas que a adm sao de mas confiança do que as que vc deu um voto pra gerir a cidade. vamos ser justo com nossas cobranças

      Excluir
  37. Você aí do 33:13 não tem como esquecer as atrocidades de FG, o que acontece é que você esquece é Augusto Lero Lero, prometeu até a alma dizendo que tinha que ter mudança em Itabocas, até agora teve mudança mesmo. Mas de bolso! Ou seja, do bolso de FG para o bolso dele!
    Ele está até divulgando algumas obras que ele está realizando, mas a maioria não passa de ele aparecer na mídia!

    ResponderExcluir