quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Prefeito Augusto Castro recebe pequenos agricultores em busca do fortalecimento do setor

Ao receber em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves lideranças e representantes das associações rurais, do Sindicato da Agricultura Familiar e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabuna, o prefeito Augusto Castro (PSD) garantiu atender a curto e médio prazos as reivindicações apresentadas durante o encontro ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 15. 

Dentre as principais demandas estão água encanada para algumas das associações e o retorno de ambulâncias para atender emergências dos pequenos produtores, uma prioridade já encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde. Augusto Castro se disse feliz em receber os agricultores por reconhecer a importância do trabalho que exercem, cotidianamente, para o desenvolvimento das economias local e regional.

O prefeito informou que 98% da população itabunense está concentrada na zona urbana, mas que a agricultura, embora em menor número, faz a diferença na economia. Por isso mesmo, precisa ser fortalecida. “O governo municipal está aberto para apoiar em tudo o que for necessário. Estamos trabalhando para atender as necessidades dos agricultores familiares e médios produtores”, destacou.

Segundo o prefeito Augusto Castro existem políticas públicas do Governo Federal para o setor, tendo anunciado, inclusive, que a Prefeitura vai receber um caminhão para dar suporte à agricultura familiar doado por meio de emenda parlamentar no valor de R$180 mil com contrapartida de R$ 80 mil do município. A documentação, inclusive, já foi assinada nesta quarta-feira. 

“A agricultura em nosso município precisa ser fortalecida. Não podemos deixar de atender as justas e necessárias reivindicações para que o setor se desenvolva, aumente sua produção, gera emprego e renda, garanta uma melhor qualidade de vida para os que trabalham no campo e que estes tenham acesso a novos mercados”, declarou o prefeito de Itabuna que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, e do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.  

Sobre a construção de uma ponte de acesso a Itamaracá, pedida pelo representante da associação de agricultores da localidade, o prefeito informou que já existe um antigo projeto que está sendo objeto de análise. Ainda durante o encontro, o prefeito conversou com a diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) sobre o que precisa ser feito para que o projeto seja concretizado pelo Governo do Estado. 

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, anunciou algumas conquistas para os agricultores, a exemplo de dois tratadores doados pela Secretaria de Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), adquiridos por meio de emenda parlamentar, apresentadas neste ano pelos deputados federais Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA) neste ano. Além disso, a locação de dois carros com tração para o escoamento da produção agrícola e a distribuição de alevinos. 

A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), que intermediou o encontro entre o prefeito e os representantes das associações rurais, disse que veio do campo. Por isso mesmo, entende as necessidades enfrentadas no dia a dia pelos pequenos produtores. “Muita gente vive da produção, por menor que seja. São vocês que levam parte do alimento que chega à mesa dos cidadãos. Por isso, têm o nosso apoio”, garantiu.

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Sindicato dos Agricultores da Agricultura Familiar de Itabuna, Maria Cristina Vitória da Silva, ficou satisfeita com o resultado do encontro, agradecendo ao prefeito Augusto Castro e à vereadora Wilmaci. Ela disse que acredita nas propostas e projetos da Prefeitura de Itabuna em favor da melhoria e do fortalecimento da agricultura familiar. 

Já o presidente da Associação dos Agricultores de Mutuns, Edcarlos Silva, também disse que o encontro superou as expectativas e sentiu grande interesse por parte do prefeito em atender as solicitações apresentadas. “Saímos satisfeitos desse encontro. Acreditamos nas ações apontadas pelo prefeito Augusto Castro que se mostrou sensível,” finalizou.

9 comentários:

  1. Olha o secretário aí Sousa ele e Franklin estão roubando combustível lá no posto bavil e vendendo pro meu patrão terra sul do guincho da cidade atenção polícia civil de Itabuna e procuradoria da prefeitura de Itabuna Sousa e Franklin ladrão

    ResponderExcluir
  2. QUERO VER SÓ QUE DIA VÃO FECHAR A CIDADE PARA PEGAR ESSES BADERNEIROS DE ESCAPAMENTOS BARULHENTOS,TA UM SACO SUP0RTAR ISSO,NÃO PRECISA DESSE BARULHO TODO

    ResponderExcluir
  3. Prá quê essa ruma de mato em cima da mesa? É para os eleitores do PT comer? Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Roça do povo precisa de um projeto de desenvolvimento sustentável..só politicagem água potável não chega nunca.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso, as ruas cheias de buracos. Convido o secretário para passar da avenida ilhéus até o Sta Inês. Uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza meu brother ou minha amiga.
      Aquela região merece uma ação da secretaria de infra-estrututa.

      Excluir
  6. Tudo propaganda, o prefeito de buracolandia, só quer
    Fazer reunião pra tirar foto, vai pra rua Prefeito.
    Vai na Alameda da juventude ver tiros e traficante, vai iluminar a cidade, vai tapar buraco, ou vc virou
    Dono de oficina?

    ResponderExcluir
  7. Prefeito de mídia,Já me arrependo amargamente de votar nele,muito fraco,Só faz propaganda

    ResponderExcluir