terça-feira, 14 de setembro de 2021

Serviços recuaram 0,7% de junho para julho na Bahia; índice foi o 10º pior do país, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (14) que o volume do setor de serviços teve uma queda de 0,7% na Bahia, no mês de julho em comparação com junho.

Esse desempenho ficou abaixo do nacional, que teve alta de 1,1%, sendo o 10º pior resultado entre os estados brasileiros. Além disso, o recuo mostra um segundo resultado negativo consecutivo, já que o setor também havia tido uma queda de 0,5%, na passagem de maio para junho.

De acordo com o IBGE, o segundo semestre foi iniciado com um patamar inferior, para o setor de serviços na Bahia, se comparado ao que foi registrado antes da pandemia da Covid-19.

A preocupação é que, em julho, o Brasil estava estava 3,9% acima do nível pré-pandemia. Esse foi o patamar mais elevado desde março de 2016. Com isso, o estado baiano segue em direção contrária aos dados nacionais.

No entanto, mesmo com a queda em comparação a junho, os serviços tiveram crescimento de 28,7%, se comparados a julho de 2020, no primeiro período da pandemia. Em 12 meses de acumulado, o serviço na Bahia teve a primeira variação positiva em seis anos: 0,2%. 

O IBGE detalhou que, desde 2015, o setor tinha recuos seguidos no indicador anual. Mesmo com a elevação, o percentual segue bastante abaixo do nacional, que foi de 2,9%.

Com relação a julho do ano passado, julho deste ano teve crescimento em quatro das cindo atividades de serviço que mais avançam no estado. A principal delas é o setor de serviços prestados às famílias, que registrou 381,3%.

O segundo maior crescimento foi do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que correspondeu a 35,3%. Esse é o quinto avanço seguido do segmento. Os serviços turísticos também despontaram e cresceram m 6,1%.

Esse percentual é um novo recorde frente a julho de 2020, e registra a maior alta da série histórica e do país, que fechou nacionalmente em 271,7%.

5 comentários:

  1. Rui Costa vai assumir o lockdown ditatorial junto com os Prefeitos que decretaram para prejudicar a população e culpar o Governo Federal?

    Isso não é fazer oposição.

    Tem outro nome.

    ResponderExcluir
  2. Se continuar com rui correria a bahia nao vai pra frente.....isso estamos falando do ibge....se for analisar outras pesquisas como educação vai de mal a pior

    ResponderExcluir
  3. Governador e prefeitos da Bahia, estão rindo a toa, pq a grande maioria da população só atribui a responsabilidade ao governo federal em relação a economia, sendo que o governo do estado e os prefeitos, também podem dar sua parcela de contribuição para melhorar a economia local, mas, nada fazem.

    ResponderExcluir
  4. Só pessoas sem conhecimento que criticam os governadores, essas verbas vem do governo federal gente acorda pra vida vcs acham que o que o governo federal ta fazendo é bom para o Brasil. A familia de Bolsonaro é quem comanda sozinhos o Brasil, querem acabar com tudo, os Deputados safados estão cheio de dinheiro para segurar esses canalhas e tbm o Senado. Vai uma pergunta: quem colocou o presidente da Camara dos Deputados federais e o do Senado? Não vamos cubrir o sol com a peneira não.

    ResponderExcluir