quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Vereadores podem perder mandato por possíveis irregularidades com cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) deu início a apreciação de uma ação que investiga possíveis irregularidades na formação de candidaturas a vereador que disputaram as eleições municipais de 2020, em Itabuna. 

De acordo com informações do site Políticos do Sul da Bahia, a ação é movida pelo PDT contra o PTC e o Cidadania por possíveis fraudes na cota de gênero.

A Justiça Eleitoral em Itabuna julgou improcedente a ação, mas o PDT decidiu recorrer à instância superior da corte eleitoral baiana.

O relator do processo, desembargador Freddy Lima votou favorável ao pedido do PDT, mas houve pedido de vista e o julgamento foi adiado.

Se for julgada procedente pelo TRE-BA, três vereadores itabunenses podem perder os mandatos: Ricardo Xavier (Cidadania), Marcelo Souza (Cidadania) e Alex da Oficina (PTC).

A denúncia se baseia em uma possível fraude na cota de gênero, quando teriam sido inseridas candidaturas femininas apenas para atingir a cota reservada para mulheres – 30% das candidaturas proporcionais –  sendo que as postulantes não teriam disputado o pleito e não obtiveram votos.

36 comentários:

  1. Tem que investigar e as rachadinha em itabuna muitos vereadores corruptos gilso da oficina Piçarra solon Pinheiro investigar fraudes de verdade verdade ( rachadinha é coisa de ladrão)

    ResponderExcluir
  2. TRE investiga também vereadores que foi eleitos por oposição, como DEM, PT, PSOL etc, hoje são aliados ao prefeito para facilitar manobras da máquina pública para favorecer seus mandatos e o povo que foram fiéis que se lasquem

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Xavier, malandro todo,Alex da oficina, Analfabeto.fora! Fizeram esquema se fuderam.

    ResponderExcluir
  4. Dilma,Adão e nem Bahia ainda são vereadores em itabuna. Depois das.eleicoes eu nunca ouvir falar deles.

    ResponderExcluir
  5. Xavier e Alex da oficina só serve pra assinar pedidos do governo municipal atual pra mamar nas tetas dos mesmo. Esse outro canalha nem conheço

    ResponderExcluir
  6. Fumo entro Alex compro muito volto 50 conto. Cachasa agora fumo vai entra nele

    ResponderExcluir
  7. CADE O SAFADO CORNO DO EX VEREADOR " ZICO DAS GALINHAS " ANDAVA IGUAL UM MEIOTEIRO , LIMPANDO ESGOTO . GANHOU UMA OPORTUNIDADE DE SER PRESIDENTE DO BAIRRO , LOGO APÓS VEREADOR . AI FOI QUE TUDO MUDOU , COMEÇOU SE APARECER PISAR EM TODO MUNDO. A FILHA NEM SE FALA A NOIA RELENTA ... AGORA TA AI DIZ O POVO QUE TA COM DEPRESSÃO NUMA ROÇA BRABA PRA DENTRO DE UNA .... DINHEIRO NAO SE RENDE NA MÃO DE ZÉ NINGUÉM ... SAFADO SAIU DEVENDO AI MEIO MUNDO

    ResponderExcluir
  8. Tem que caça mesmo os mandato encliu aí Cosme resolve ..que anda empenhando carro na mão de agiota pra pagar o tráfico 🤣🤣O vereador que ia resolver a vida da comunidade ..Não tá resolvendo nem a Dele 😂😂😂

    ResponderExcluir
  9. Isso todos sabemos aqui de itabuna
    Mas a culpa é do povo que vota em uma raça desta rocrdo chavier faz oq por itabuna alex da oficina fez oque o povo de itabuna sei n esses caras fazem fortunas empedindo o crescimento de nossa cidade

    ResponderExcluir
  10. Manoel Pórfilio não perdeu ainda porque não depende só de mim, mais das pessoas que ele comprou o voto.
    assim, como tantos outros compraram e que deve ser investigado também, todos eles.
    Espero que tomem coragem e me autorizem a divulgar a conversa de aplicativo, de uns dos que estava a frente da campanha dele. Q ue recebeu mais não votou nele e eles ficaram chateados, disseram um monte para a pessoa.

    ResponderExcluir
  11. Se Laskou Ricardo Xavier,Coisa Boa

    ResponderExcluir
  12. Se Quebrou Ricardinho Xavier kkkk

    ResponderExcluir
  13. Bora verdinho publica air o homicidio em itapitanga de ontem pra hj do coroa jó

    ResponderExcluir
  14. O cidadania só fez 01 vereador, foi Ricardo. Se ele perder, lógico q o suplente sai. Presta atenção antes de postar as notícias.

    ResponderExcluir
  15. Nu seguem a lei...se fufu

    ResponderExcluir
  16. Seria um favor a itabuna sair esses 3!

    ResponderExcluir
  17. Se ficar privada a Inregularidade.
    Que a justiça seja feita.
    E se provar que houve má fé, que o partido também seja punido
    Todo dentro da lei

    ResponderExcluir
  18. Novidade,,,,fora as compras de votos,um acabou com o clube Itabuna,

    ResponderExcluir
  19. Verdinho essa reportagem está equivocada o voto do desembargador foi favorável aos vereadores

    ResponderExcluir
  20. Esse site relento deveria ser fechado. Nao atualiza noticias,

    ResponderExcluir
  21. Ver ai cosme resolve tambem esse vagabundo

    ResponderExcluir
  22. Não sei pra que essa babaquice de cotas nas eleições. É lógico q isso acontece né

    ResponderExcluir
  23. POVO DE ITABUNA TEM QUE SE LASCAR, VOTAR EM UMAS PORCARIA DESSA, NAO VER COMO ESTA NOSSO PAIS, AINDA VOTA NUMAS MERDA DESSA, POVO RETARDADO, DEPOIS QUEREM MELHORIA PARA A CIDADE.

    ResponderExcluir
  24. Que Maravilha Deus estar levantando o tapete e mostrando a sujeira.

    ResponderExcluir
  25. Israel Cardoso também ou tá esquecendo que ele e do PTC

    ResponderExcluir
  26. Israel Cardoso também ou tá esquecendo que ele e do PTC🤡

    ResponderExcluir
  27. Tem vereadores com suplentes que nunca pisaram na camara, conheço pessoas que tem outros empregos e ainda recebem como suplentes não é verdade pancadinha?

    ResponderExcluir
  28. Eu sou morador da cidade de Ilheus, e como eleitor eu acho uma grande fraude esses elementos tem que aprenderem a ser honestos e não fraudulentos, eu vi tbm isso no verdinho que aconteceu na cidade de Itajuipe-Ba, e a justiça nada resolveu tornou-se conivente tbm uma mulher por nome Lorane Goes não obteve nenhum voto, e foi oferecida para sair candidata um emprego na Prefeitura e na realidade essa mulher encontra-se trabalhando na prefeitura ela e a mãe, vamos justiça agir com sabedoria e não promessa de politicos por que eu acho que tudo isso a justiça é quem sai ganhando. Que se faça justiça nem ai em Itabuna como reveja isso lá na cidade de Itajuipe .

    ResponderExcluir
  29. Pq não postou o comentário ?

    ResponderExcluir
  30. PQ NÃO POSTOU O COMENTÁRIO SOBRE O VEREADOR MANOEL PORFILIO?
    GANHOU QUANTO PRA NÃO POSTAR?

    ResponderExcluir
  31. Perderam o mandato 1 Cidadania e 2 do PTC, que foram Eleitos Ricardo Xavier que esta afastado como Secretário " Marcelo Souza que assumiu como vereador " e os dois do PTC Alex da Oficina e Israel Cardoso.

    ResponderExcluir
  32. Essa Câmara de Itabuna parece um prostíbulo,Tem ex estelionatário, contraventores e outros tipos. Nunca seremos contemplado com um grupo confiável . Tenha visto a afirmação do vereador Porfírio ,contra ao vereador Solon. Se fosse mentira seria cassado pelo conselho de ética. Tudo transado

    ResponderExcluir
  33. RICARDO XAVIER TINHA QUE PERDER POR CONTA DA QUANTIDADE DE VOTOS QUE ELE COMPROU

    ResponderExcluir