quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Vulcão capaz de gerar tsunami na Bahia e devastar Salvador entra em estado de alerta

Um vulcão capaz de gerar um tsunami e atingir a Bahia, com força para devastar Salvador, entrou em estado de alerta e está preocupando oceanógrafos que atuam no Brasil.

O Cumbre Vieja fica situado nas Ilhas Canárias, no litoral da África, e tem apresentado aumento significativo nos movimentos sísmicos desde sábado (11). As atividades tectônicas, que seguem ocorrendo ao longo desta semana, são um indicativo da proximidade de uma erupção.

Dos quatro níveis de alerta, o risco está no nível 2. Nele, a população é orientada para que fique atenta e vigilante no monitoramento da atividade vulcânica e sísmica. O terceiro é um “alerta máximo” de uma erupção iminente. Já o quarto é quando o evento já está em andamento.

Apesar de a possibilidade de erupção explosiva ser considerada remota, é real e digna de atenção. Um comunicado enviado pela Pevolca (Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias) na manhã desta quinta-feira (16) destaca que o processo de tremores é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo.

Ocorrendo uma erupçao explosiva, a onda de choque provocaria a formação de tsunamis que atingiriam todo o Atlântico, do Estados Unidos ao sul do Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, com ondas que poderiam chegar a cinco metros de altura. Um vídeo simula como seria a chegada das ondas ao litoral brasileiro.

Esse vulcão é considerado a chance mais real do Brasil ser atingido por um tsunami, explica o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade do Ceará (UFC). “Após a erupção, as ondas chegariam ao litoral brasileiro em apenas seis horas. Por isso, a preparação para um tsunami precisa ser feita com bastante antecedência para dar tempo de evacuar toda a população. Se não, o banhista vai estar no Porto da Barra e será surpreendido pela onda gigante”, explica o professor.

14 comentários:

  1. Eu quero é que entre em erupção mesmo.
    só assim acaba com essa ideia do Governador de fazer Réveillon e Carnaval na Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Eita que agora lascou!
    Não tem vacina,nem mão de homem nenhum capaz de parar a fúria da natureza...Jesus nos socorra,pq a China só pode vender insumos para as vacinas anti Covid.

    ResponderExcluir
  3. Realmente está comprovado, se existiu um paraíso, este é o Brasil. Uma imensa área de terra da nelhor qualidade, com minerais diversos, solo propício a diversas atividades agrícolas, um clima excelente, florestas, rios por todo o território, uma fauna e flora diversificadas. Em contrapartida, o Deus Todo Poderoso desgnou um povinho de merda para ser escravizado por criminosos da pior espécie fantasiados de políticos e respeitáveis autoridades.
    Os outros povos aprenderam e acostumaram-se a, literalmente, GUERREAR pela LIBERDADE e DIREITOS, enquanto nós, nos acostumamos a quedar de joelhos pedindo misericórdia e estender as mãos suplicando uma migalha dos banquetes dos nossos escravagistas.

    ResponderExcluir
  4. O Salvador esta chegando

    ResponderExcluir
  5. ERA SÓ O QUE FALTAVA...!

    ResponderExcluir
  6. Oxe vou logo meter o Jet então, uma canoinha e fazer arrastão no shopping

    ResponderExcluir
  7. Tem mesmo esse marcelo sousa colocou uma familia toda fucionario fantasma deixa ele vim atras de voto aque esse safado mintiroso uma mafia da porra mais 4 anos passa marcelo vem de novo aque pra invasao pedir voto aque agora quem comanda eh manuel profir de verdade

    ResponderExcluir
  8. Venceram democraticamente ée a vontade popular é maior que a cota de gênero.

    ResponderExcluir
  9. "No nível" run run kkkk

    ResponderExcluir
  10. devastar Salvador seu cu, verdinho

    ResponderExcluir
  11. PIOR QUE ISSO TEMOS O BOSTA-NARO, O DEM, O PSL, OS PASTORES EVANGÉLICOS, ESSES SIM SÃO TERRORISMO!!!

    ResponderExcluir
  12. vai morrer todo mundo e não é de covid

    ResponderExcluir