domingo, 19 de setembro de 2021

Vulcão capaz de gerar tsunami na Bahia entra em erupção

Um vulcão localizado no parque nacional Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias (ESP) entrou em erupção neste domingo (19), lançando uma nuvem de fumaça e cinzas na região sul do arquipélago. As autoridades locais já haviam iniciado os trabalhos de retirada dos moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes mesmo da erupção, que aconteceu às 11h15 no horário de Brasília.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING), antes da erupção, cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional. O governo local solicitou aos moradores da região que “tenham extrema cautela” e fiquem longe da área e das estradas.

De acordo com o governo das Ilhas Canárias, a erupção é de pequena intensidade e o risco de tsunami é baixo.

Caso ocorra uma erupção explosiva — cujas chances são remotas, segundo especialistas — a onda de choque provocaria a formação de tsunamis que atingiriam todo o Atlântico, do Estados Unidos ao sul do Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, com ondas que poderiam chegar a cinco metros de altura.

Esse vulcão é considerado a chance mais real do Brasil ser atingido por um tsunami, explica o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade do Ceará (UFC). “Após a erupção, as ondas chegariam ao litoral brasileiro em apenas seis horas. Por isso, a preparação para um tsunami precisa ser feita com bastante antecedência para dar tempo de evacuar toda a população. Se não, o banhista vai estar no Porto da Barra e será surpreendido pela onda gigante”, explica o professor.

2 comentários:

  1. Na Bahia é verdinho??? Pela mor...vai estudar geografia!

    ResponderExcluir
  2. Só rindo mesmo...

    Primeiro que para um vulcão causar tsunami, ele tem que ser gigantesco, e segundo, está debaixo do mar.


    Vocês sabiam que uma bomba nuclear explodida debaixo do mar pode causar um tsunami?

    ResponderExcluir