sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Estiagem nas bacias dos rios Almada e Cachoeira preocupa a Emasa

 Estiagem nas bacias dos rios Almada e Cachoeira preocupa a Emasa

O longo período de estiagem nas bacias dos rios Almada e Cachoeira, responsáveis pelo abastecimento de água de Itabuna, tem preocupado a Gerência Técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). O Brasil vem passando por uma das maiores crises hídricas dos últimos 90 anos, correndo grave risco de haver apagão elétrico em função da falta de chuvas.

Segundo o gerente Técnico da Emasa, João Bitencourt, a diminuição do volume das calhas dos rios que abastecem a cidade já apontam a diminuição da vazão. “É muito importante que com a chegada das estações mais quentes – Primavera e Verão, que todos façam o consumo de água consciente, evitando o desperdício para que a Emasa não seja obrigada a realizar um programa de racionamento no futuro”, apela.

Bitencourt já manteve contato com a direção da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que administra a barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, para aumentar o volume da vazão que vem por gravidade até a estação de captação e tratamento de água da Emasa no Bairro Nova Ferradas, na zona oeste da cidade.

“O aumento da vazão da Barragem do Rio Colônia, além de ajudar no abastecimento de Itabuna, contribuirá para manter o nível do espelho d’água do Rio Cachoeira no centro da cidade”, sintetiza João Bitencourt.

9 comentários:

  1. É MUITA CARA DE PAU, INVENTA OUTRA PRA JUSTIFICAR A INOPERÂNCIA,
    A REGIÃO CHOVENDO DIRETO, ATÉ DIZEM QUE NÃO TÃO RECUPERANDO OS ASFALTO POR CAUSA DE CHUVA.
    SÃO MUITO É IRRESPONSÁVEIS, ENTREGA PRA EMBASA QUE ELA FAZ BARRAGEM,
    DEPENDENDO DE RIO A VIDA TODA SÓ ITABUNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a barragem de itape..parece que é só pra enfeite...

      Excluir
  2. 1º esta barragem não esta operando, o que passa por cima dela...a emasa capta e trata. Não tem adutora pra tal empreitada.

    2º segundo que pior que estar não pode ficar kkkkkkkkkk aqui cai agua de 15 em 15 dias e fora os atrasos. Pega Visão Joao, quando a empresa estadual de agua e saneamento chega pra mostrar serviço, inventam tanta solução que ficamos a deriva.

    3º BANDO DE INCOPETENTE NA CHEFIA E ACHANDO QUE ESTÃO FAZENDO BOA GESTAO.ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA ITABUNA.

    ResponderExcluir
  3. Que estiagem? Quer pegar ponga nos estados que ocorre o tal fenômeno, só tem apenas dois dias que não chove na região, esse prefeito e os adms imcompetentes, porém já era de se esperar, e a propósito a barragem não era justamente por conta das estigens que ocorriam? Vamos trabalhar e parém de enrolar, prefeitos um pior que o outro.

    ResponderExcluir
  4. Rui Costa engano o povo com barragem até hj falta água em Itabuna tem quem defenda esse cara . Governador Itabuna parou no tempo seu ladrão. Ilhéus uma ponte um hospital

    ResponderExcluir
  5. Devem tá querendo alguma armação!
    Porque o rio Almada está normal,
    Devem tá querendo alguma Din Din por fora,
    Emasa sempre mal administrada.
    Cabideiro de emprego,
    No são Caetano, parte alta final de linha só cai água de 15 em 15dias, ruma de irresponsáveis, inoperantes

    ResponderExcluir
  6. Cadê a barragem ruma de ladrões políticos safados?

    ResponderExcluir
  7. Que palhaçada! Nem chegou o verão ainda,e já estão apelando pra começar os roubos!? E KD a tal da barragem de Itape? Que gastou rios de dinheiro pra construir,com o intuito de resolver o problema da seca! Bando de mafiosos isso sim que vcs são!

    ResponderExcluir