sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Governadores devem entrar com ação no STF contra mudança na tributação sobre combustíveis

Governadores se articulam para entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o projeto que muda a regra de tributação sobre combustíveis, aprovado pela Câmara na quarta-feira (13). Segundo informações da Folha de São Paulo, caso o Senado também aprove a proposta, os governadores vão entrar com a ação.

O cenário no Senado aponta que a proposta consiga avançar, apesar da resistência a alterar impostos que possam prejudicar estados e da visão de que o projeto aprovado na Câmara confirma o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que culpa governadores pelo preço dos combustíveis. Lideranças das principais bancadas acreditam que “algo precisa ser feito”.

Encabeçado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o projeto prevê que o ICMS (imposto estadual) passe a ser um valor fixo. Os estados e o Distrito Federal poderão definir anualmente as alíquotas específicas. A taxa do tributo será calculada com base no valor médio dos combustíveis nos últimos dois anos.

Hoje, o ICMS é calculado com base em um preço de referência, conhecido como preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), revisto a cada 15 dias de acordo com pesquisa de preços nos postos. Sobre esse valor, são aplicadas as alíquotas de cada combustível.

Com a mudança, Lira e aliados do governo afirmam que o preço da gasolina deverá cair 8%. No caso do etanol, a queda seria de 7%, e de 3,7% para o diesel. O método de cálculo, no entanto, não foi divulgado.

Governadores, que perderão receita, e parlamentares da oposição dizem que a medida não ataca o real problema da alta dos preços dos combustíveis, que está relacionada à desvalorização do câmbio e ao aumento do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

8 comentários:

  1. OBSERVEM BEM OS SENADORES DA BAHIA,
    JACKES WAGNER
    ÂNGELO CORONEL
    OTTO ALENCAR,. TODOS ALINHADO COM O PT, SÓ VOTAM CONTRA A ANSIEDADE E NECESSIDADES FO POVO TRABALHADOR,. AGUARDEM.

    ResponderExcluir
  2. Esses canalhas não são administradores públicos interessados em proporcionar o bem estar do povo, são abutres que desejam a morte para fartarem-se com a fartura de carniça. E o povão ainda os reelegem! É muita ignorância ou ausência de cérebro?

    ResponderExcluir
  3. Agora fala que Bolsonaro tá errado.!

    ResponderExcluir
  4. Esses governadores do Brasil parecem um monte de cachorro de madame,é só os deputados aprovarem alguma lei,que eles (governadores)vão chorar no STF.
    É a turma do mimimi,fica em casa e não aglomere!

    ResponderExcluir
  5. Vejamos, o combustíveis e um quarto da receita dos Estados, pegue seu salario e divida por 4 e após devolva uma parte para o seu chefe. ( situação Difícil ), se precisamos de combustíveis e o brasil tem, por que vender ao estrangeiro! e só tirar todos os impostos e taxa e entregar ao seu verdadeiro dono o Povo Brasileiro ao preço de custo de fabricação!

    ResponderExcluir
  6. Bolsonaro o evangélico cheio do espirito Santo

    ResponderExcluir
  7. Esse excroto,só pq não vai ser reeleito tá enchendo o rabo de dinheiro as custas da população.

    ResponderExcluir
  8. Para entender, um pouco, a politica de preços da Petrobras adotada pelo governo.
    https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2021/07/politica-de-precos-da-petrobras-colabora-para-descontrole-da-inflacao/

    ResponderExcluir