sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Mais de mil pássaros silvestres são resgatados em carro na BR-116

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 1.067 pássaros silvestres amontoados em um carro, no Km 677 da BR-116, no trecho da cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, na noite de quinta-feira (14). Duas pessoas estavam no veículo e foram autuadas por crime ambiental.

A dupla foi encontrada em uma abordagem, quando os agentes solicitaram os documentos para consulta. Durante a fiscalização, os policiais fizeram uma revista no veículo e encontraram as aves, das espécies coleira, papa-capim, trinca-ferro, canário-da-terra e pássaro preto.

Elas estavam aprisionadas e amontoadas em pequenas gaiolas e também em embalagens para guardar leite, em um local escuro e sem ventilação. A PRF detalhou também que os pássaros aparentavam sinais de maus tratos e má higiene.

A dupla confessou ter feito a captura das aves e disse que não possuía autorização e guia de transporte para criação. Os dois informaram ainda que lucrariam R$ 15 mil com a venda dos animais. Nove deles foram encontrados mortos.

As aves saíram da cidade mineira de Montes Claros e seriam levadas para Recife, capital de Pernambuco. De acordo com a PRF, essa é a maior ocorrência de resgate de pássaros neste ano. No total, mais de três mil animais silvestres já foram resgatados este ano na Bahia.

Os animais resgatados foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e passarão por reabilitação, antes de serem soltos de volta à natureza.

Os suspeitos foram levados para uma delegacia, onde assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Eles poderão pagar multa de até R$ 5 mil por animal, além de um ano e seis meses de prisão.

6 comentários:

  1. FDPPPP quem maltrata animal merece a pior morte possível! Parabéns, PRF!

    ResponderExcluir
  2. Deixa esses fi da peste apodrecer numa solitária

    ResponderExcluir
  3. Outra pouca vergonha também não vai dar em nada as penas são tão mínimas e Eles continuam se arriscando e praticando menos tivesse uma pena Severa Aí sim poderia inibir mas esse apenas mais uma apreensão de pássaros vai continuar existindo para começar esse cidadão deveria ser processado e cumprir pena esse carro deveria ser confiscado leiloado Entrega o dinheiro para entidade de caridade Um Abrigo dos velhinhos ou coisa parecida só assim vai inibir a pessoa só teme e só respeita aquilo que ele sabe o que vai dar dor de cabeça vai dar problema pensão alimentícia da cadeia Lei Maria da Penha funciona aí o sujeito tem agora que não dá nada ninguém teme

    ResponderExcluir
  4. a polícia cumpre seu papel muito bem, só que deveria tem uma lei única já que a carga não tem como o motorista ser enganado, retirava e soltava as aves e animais, algemava o motorista no volante do caminhão, e tocava fogo no veículo com ele dentro, quero ver mais ninguém cometer esse tipo de crime!

    ResponderExcluir
  5. Estava bom de colocar esse viado numa gaiola! E encher o toba dele de alpiste

    ResponderExcluir
  6. Só pode ser doença uma pessoa manter um animal silvestre preso
    E se sentir feliz.

    ResponderExcluir