quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Prefeitura assiste famílias prejudicadas pela enxurrada em dois bairros de Itabuna

As fortes chuvas da noite desta terça-feira (12), em acumulados de 31,5 milímetros alagaram ruas e imóveis, deixando um rastro de destruição em várias casas dos bairros Mangabinha e Novo Mangabinha. A situação mais crítica foi em uma localidade popularmente conhecida como Casinhas da Bananeira. 

Lá, uma enxurrada de lama e água desceu de uma obra de construção de um condomínio atingindo várias residências. Não houve registro de feridos, apesar dos graves danos materiais aos móveis e utensílios domésticos atingidos e que ficaram até 40 centímetros submersos.

De acordo com a Diretoria da Defesa Civil de Itabuna, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop), nove casas da Quadra M foram as mais atingidas pela lama e as águas das enxurradas, além de uma avenida com oito quitinetes na Rua Ubaldino Brandão, no Mangabinha. Também teve outro imóvel na Rua São José, que teve sua garagem invadida pela lama, danificando carros e motos. 

Era por volta das 20 horas quando a vendedora Roseneide Figueiredo, moradora da Quadra M, em cerca de 10 minutos viu a casa ser totalmente invadida pela lama. Ela perdeu quase todos os móveis. “Foi tudo muito rápido. A enxurrada quase levou minha geladeira e ainda derrubou o muro do meu quintal”, lembrou. 

Simone Santos, que também é moradora da mesma Quadra, disse que viveu momentos de desespero. “Cerca de 30 crianças estavam na minha casa, por conta do aniversário de minha filha de 4 anos. Foi um desespero total quando a enxurrada começou a invadir. Para piorar, meu marido fraturou a clavícula na tentativa de abrir um bueiro, quando se acidentou”, contou.

O casal Sirleide Santana e Dorgival Santos levou um susto não só por conta da enxurrada. “O barulho do muro da vizinha caindo no meu quintal, a lama entrando na minha casa e eu sem conseguir abrir a porta de casa para a lama sair me deixou desesperada. Só Deus sabe o que passei”, disse Dorgival Santos. 

A situação não foi diferente na Rua Ubaldino Brandão, nº 308. A artesã Adriana Silva Oliveira, mãe de uma criança de 10 anos, perdeu todo o material de trabalho que guardava em casa. “Deixei de pagar o aluguel para comprar o material, mas agora perdi tudo. Quando eu estava me reerguendo acontece isso. Além disso, foi muito desesperador ver meu filho chorando e ao mesmo tempo orando com medo de morrer”, relatou, Adriana clamando por ajuda.

PREVENÇÃO

A Diretoria da Defesa Civil da Sesop e os Bombeiros Militares (4º GBM) estiveram no local atendendo ao chamado dos moradores das áreas atingidas. O engenheiro Yuri Bandeira informou que o incidente ocorreu por conta da falta de um sistema de drenagem e muro de contenção da obra de construção do condomínio.

“Mas a empresa responsável está dando a assistência necessária às famílias prejudicadas e se comprometeu em agilizar a construção do sistema de canalização da água e do muro de contenção para que novos alagamentos e deslizamentos sejam evitados. Continuaremos acompanhando”, declarou.

A diretora da Defesa Civil, Elciane Reis, informou que nas últimas 24 horas três chamados foram atendidos pela unidade da Sesop. Sendo o de maior gravidade o das Casinhas da Bananeira. Segundo ela, a previsão é de mais chuva para os próximos dias em toda região Sul do Estado. 

15 comentários:

  1. Bozo trás só tragédia.

    ResponderExcluir
  2. Só assiste e nada faz, quero Fernando Gomes de volta.

    ResponderExcluir
  3. A prefeitura gastou 600 mil com enfeite de plástico para o São João que nem teve, imagina quanto não vai gastar com a iluminação de Natal, Aldo da FICC é especialista em desviar dinheiro, sem falar em Almir que é gatuno todo. Não tem cidade que aguente!

    ResponderExcluir
  4. .

    VERDINHO,

    ENVIAMOS EMAIL, POR FAVOR NOS DÊ ATENÇÃO. DIVULGUE A SITUAÇÃO.

    É SOBRE A PROFESSORA DO MUNICÍPIO, TEM TODA SITUAÇÃO NO EMAIL. Imagens comprovando


    PROFESSORA MUNICIPAL EM REDE NACIONAL. Em BREVE E NÃO É COISA BOA NÃO

    ResponderExcluir
  5. Mas quem fez a terraplanagem não foi a empresa do VOG ? que que a prefeitura tem a ver? Eles podem ter sido omissos na fiscalização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc mesmo respondeu, esse governo é omisso e negligente com a população de Itabuna, só quem está ganhando dinheiro nesse governo é promotor de eventos, um tal de Dentinho está lavando a jega juntamente com Aldo da FICC.

      Excluir
    2. MAS VC ACHA QUE DENTINHO E ALDO FICAM COM A GRANA TODA?
      DENTINHO É UM LARANJA
      SO TEM POSE
      UM QUEBRADO
      ALDO SIM É MACACO VELHO
      ALI GOSTA MUITO DE EXPLORAR OS OUTROS EM BUSCA DO DINHEIRO SUADO DO TRABALHO ALHEIO
      E SE VE UMA OPORTUNIDADE DE TER MUYITO DINHEIRO NA FRENTE DELE, ESSE TANTO DE DINHEIRO RAPIDINHO VIRA MIXARIA
      PQ ELE GOSTA MUITO DE DINHEIRO

      Excluir
  6. Assistindo o programa do Bacci ,vi a história da senhora Rosangela com 5 filhos que já tinha roubado pela segunda vez no mesmo estabelecimento e foi presa por 15 dias. Ainda disse achar um absurdo ser presa pelo roubo. Quem é honesto não pega o que é dos outros. Enquanto estava presa, os filhos ficara com a vó. Que exemplo dando aos filhos.E ele é auxiliar de enfermagem. Em fim, vai ficar sem confiança.
    Idade dos filhos. 16 8 6 3 2

    ResponderExcluir
  7. Vamos amargar um ano com essas reformas bestas nessas duas rotatórias,criando um caos nós horários de trânsito em pico,
    As praças nunca falaram mal de ninguém,
    AGORA PARTE PRA OS BAIRROS SO ENGANAÇÃO, SÓ BURACOS, E ESTÃO FAZENDO UM CALÇADÃO PROS DONOS DONOS DE BARES,SO PARECE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, qual a necessidade de reforma dessas 2 rotatórias?

      Excluir
  8. O prefeito trouxe uma empresa de transporte sucateada para Itabuna pagando um contrato milionário, MP favor investigar essa situação, ajuda o o povo. Prefeito, daqui a 3 anos você voa.

    ResponderExcluir
  9. Isso podia ter sido evitado se os engenheiros tivesse feito um planejamento melhor, agora depois da burrada feita vem com história de fazer sistema de drenagem e muro de contenção

    ResponderExcluir
  10. Nunca um prefeito foi reeleito em duas eleições seguidas em Itabuna.Augusto Castro tá seguindo o mesmo rumo...Não faz nada de útil pra população q mais precisa.

    ResponderExcluir
  11. o título diz tudo "assistir" fazer nada esse augusto castro, furada da porra o eleitor deu votando nesse cara!

    ResponderExcluir