quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Prefeitura faz Pit-Stop visando chamar atenção para Outubro Rosa em Itabuna

Nesta sexta-feira (15), Pit-Stops nos principais semáforos da cidade  de Itabuna vão chamar a atenção da população, particularmente das mulheres em idade fértil, para o Outubro Rosa na série de eventos organizados pelo Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Nesses locais haverá distribuição de panfletos.

Os impressos alertam a comunidade sobre o câncer de mama e do colo do útero e a importância dos cuidados preventivos. Também haverá exposição de faixas, lembrando a importância do Outubro Rosa. A ação contará com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A programação inclui ainda o “Outubro Rosa com Educação em Saúde”,  na próxima quarta-feira, dia 20. O evento será realizado das 8 às 12h30min na Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e contará com uma série de palestras ministradas por mastologista, ginecologista, psicóloga e os integrantes do Grupo Se Toque. 

As palestras serão destinadas aos professores da Rede Municipal de Ensino e têm o objetivo de orientar a categoria a repassar, em sala de aula, o conhecimento e informações sobre a doença e a forma de prevenção para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) 

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher do Departamento da  Atenção Primária, Katiane Reis Andrade, explicou que o Outubro Rosa, celebrado anualmente, é uma campanha de conscientização que tem como principal finalidade alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Katiane destaca a necessidade de se compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, que resultam na redução da mortalidade. “O Outubro Rosa também chama a atenção das mulheres para a importância da consulta médica e da mamografia, além de estimular o autoexame das mamas por meio do toque”, ensina.  

Para concluir, Katiane informa que o câncer uterino também tem diagnóstico preventivo, por meio do exame de citologia. Ela lembra que esse tipo de exame é simples e pode ser realizados nas Unidades Básicas e de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. “Não faltam cotas para o exame citológico, o que significa que pode ser feito todos os dias”, afirma a coordenadora.

14 comentários:

  1. TODAS SÃO LINDAS, MAS A DE SAIA ROSA E A DE BLUSA ROSA SÃO D+++++!!!!

    COM TODO RESPEITO É CLARO!!

    ResponderExcluir
  2. As vezes se engana ..as vezes as que ñ tá de saia rosa tem corações melhor e são mais bonitas por dentro dentro é por fora.

    ResponderExcluir
  3. É porriso que muitos homem crebar a cara com mulher ..porquer vai atrás da bonita..e deichar a que ele achar feia e depois vem o castigo.

    ResponderExcluir
  4. Eu n estou aquir p criticar..si estou falando o que é certo...vejo muitos pasar porriso.

    ResponderExcluir
  5. Quando tinha dinheiro só pegava gata,agora estou liso ,não pego nem dona Bela da Escolinha do Professor Raimundo... sofrido!

    ResponderExcluir
  6. A prefeitura tem é que fiscalizar a regulação e marcação de exame em pleno no outubro rosa tem mulheres a meses esperando por uma mamografia.

    ResponderExcluir
  7. Verdinho tá com ciúmes da de blusa rosa? Pq não postou meu comentário? Cuzao.
    A de calça jeans e blusa rosa é uma delícia mesmo. Gostosa.

    ResponderExcluir
  8. O prefeito agora só quer maquiar a cidade,
    Reformando praças pra mostrar os visitantes,
    Vem na Roberto Santos prefeito,no Pedro Jerônimo, tá em miséria, agora vai dizer que é por causa da chuva,
    Tomara que caia água da EMALSA já que chove.

    ResponderExcluir
  9. Se a prefeitura quer mobilizar o outubro rosa, então que comece pela passarela do módulo center..pois anos anteriores era visto as cores. Atenção prefeitura!

    ResponderExcluir
  10. Tinha que facilitar as consultas nos postos de saúde faz um mutirão em todos os bairros facilita prefeito....

    ResponderExcluir
  11. Fica facil fazer campanha sem disponibilizar vagas de exames. Duas coisas que derruba prefeito em itabuna. Saude e transito. Todos que tentaram emplacar familiares na politica nao conseguiram ser reeleito.

    ResponderExcluir
  12. com todo respeito, más sóm tem gatas na foto! coração embalou aqui! só gatas!

    ResponderExcluir
  13. tira mariana logo prefeito nao faz nada como sempre!

    ResponderExcluir
  14. No odontocentro não tem anestesia pra extrair um dente,que vergonha!!!

    ResponderExcluir