sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Programação em Itabuna marca comemoração do Dia do Guarda Civil Municipal

Em comemoração ao Dia da Guarda Civil Municipal, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), promove uma celebração com um minitrio elétrico, acompanhado pelo ônibus da GCM e viatura. Nesta manhã, o comboio saiu da Sesop,  na Rua Jorge Amado, no, Bairro Lomanto, passa pela rodovia BR-101, nas  avenidas Manoel Chaves e Avenida Princesa Isabel, Jardim do “Ó” e Avenida Cinquentenário.  

O objetivo foi homenagear os Guardas Civis Municipais de Itabuna visando reconhecer o desempenho e competência desses profissionais. Os GCMs promovem o bem-estar da população, mantém a ordem pública, protegem e fiscalizam o patrimônio público.  Atualmente, a GCM é integrada por 205 efetivos, sendo 47 mulheres e 158 homens que atuam na Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), Patrulha Guardiã Maria da Penha, GCMS patrimoniais e dos setores administrativos. 

Contudo, uma programação ampla prevista para o próximo dia 22 marcará as festividades com uma breve apresentação do histórico da guarda, através de dados estatísticos; apresentação de vídeo das ações da GCM, a exemplo da atuação durante a pandemia como a Operação Oxigênio e distribuição de máscaras; atividades em datas como a Páscoa, Dia das Mães, Agosto Lilás e Setembro Amarelo, Outubro Rosa, etc.; apresentação do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA); homenagem aos parceiros do GOPA; entrega de certificados aos integrantes da Patrulha Guardiã Maria Penha; entrega das funcionais; e homenagem ao amigo da Guarda.

No período do Brasil Império, a Regência promulgou a Lei de 10 de outubro de 1.831, autorizando as Províncias a criar um corpo de Guardas Municipais, as quais tinham a finalidade de manter a tranquilidade pública e auxiliar a Justiça de acordo com os efetivos necessários. Por isso, nesta data é comemorado o Dia Nacional do Guarda Municipal, que foi instituído em 1993 no Congresso Nacional de Guardas Municipais, em Curitiba. 

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.

26 comentários:

  1. ITABUNA PRECISA É ACABAR COM ESSA PORCARIA DE EMASA,. ISSO NUNCA PRESTOU, É SÓ PRÁ PREFEITO FAZER CABIDE DE EMPREGO,
    NÃO EXISTE NA BAHIA CIDADE DEPENDENDO DE RIOS,
    TODAS TEM BARRAGEM,
    ESSA NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER UMA BARRAGEM PROPIA, AI ENTREGA PRA EMBASA,
    MAS QUEREM VIVER SEGURANDO O SOFRIMENTO DO POVO SEM ÁGUA EM BENEFÍCIO PROPIOS,COM SEUS ALTOS SALÁRIOS DE TANTO CHEFES E POUCOS ÍNDIOS.
    ACORDA POVO PRA ESSA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO,JUNTO COM ESSA CÂMARA CONIVENTE,ANO QUE VEM ELES QUEREM VOTOS, VÃO ACHAR NOS QUINTOS.

    ResponderExcluir
  2. A guarda quer fazer o papel da PM e da Polícia Civil, os patrimônios públicos estão sucateados, as Upas levaram tudo, os posto nem se fala. PRA QUE SERVE A GUARDA?
    Pra nada em nossa cidade.
    Ah,lembrei! Serve para bater no cidadão de bem, quando alguns da guarda já foram até traficantes e usuários de drogas. Hoje estão na guarda, se achando o bam,bam,bam!.
    Graças a Deus e sorte deles nunca mexeram comigo ,nem com os meus.
    Aí, vai aparecer um bestao falando que tem uma lei municipal, que dar o direito a guarda fazer o que faz.
    Essa leisinha aí, não está acima da Constituição, mané. Na verdade só pra arrecadar dinheiro nessas secretarias.
    Mudando de pau pra cacete. O perfeitinho de vocês, entrou com uma liminar agregando a Embasa a prefeitura. O que isso que dizer? Mamar, mamar mamar... Quer dinheiro para a campanha da mulher a candidata a deputada. Quero ver se Itabuna vai eleger essa mulher e tal do Guinho. VAMOS DA UM BASTA ITABUNA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. guarda so entra atraves de concurso publico, uma das fases do concurso é investigacao social ou seja ficha limpa, va se informar analfabeto

      Excluir
  3. Esses fdp só sabem agredir pessoas de bom

    ResponderExcluir
  4. INTRUÇÃO A ESSES GUARDAS CIVIL

    ResponderExcluir
  5. Quem é essa delícia ai de calça jeans? Gostosa da porra!!!

    ResponderExcluir
  6. Itabuna é um verdadeiro descaso, essa administração é a pior de todas, só querem roubar e tirar de quem realmente precisa e infelizmente o trabalhador paga a conta.

    ResponderExcluir
  7. Feliz dia seus corvade 🎉

    ResponderExcluir
  8. Brasil terra de doido mesmo, onde nem uma guarda municipal exerce seu papel constitucional, e quer usurpar o papel da policia militar, tudo isso com aval de políticos fdp.

    ResponderExcluir
  9. Quem pagou pela festinha de comemoração? É para isso que pagamos impostos?! 😒

    ResponderExcluir
  10. Guerreiros que diante de tanta dificuldade luta com Honra para defender o povo que aqui necessita. Muitos não dão valor, mas aqueles que clamou e o socorrro SOMOS GRATO. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Alguem sabe informar oque o ministerio publico fala sobre esse pessoal que foi exonerado e recontratado pela barbie ai?

    ResponderExcluir
  12. UM BELO TRABALHO DO MUNICÍPIO, MAS PQ NÃO HOMENAGEIAM OUTROS FUNCIONÁRIOS TBM? ELES NÃO MERECEM?

    ResponderExcluir
  13. Alguém tem que fazer o papel de polícia,
    A polícia militar não vive de fazer arrecadação, trabalho das entidades filantrópicas,
    O governo arrecada imposto e bota a polícia pra pedir pra os outros.
    Porque os policiais não pedem na folga não!
    Pedem nós horários de trabalho e fardados.

    ResponderExcluir
  14. Mariana Alcantara, você ta bem demais, que Mulher...!

    ResponderExcluir
  15. Se acham polícia kkkk a guarda tem q tá e tomando conta dos colégios como vigia nada mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vc morrendo de inveja,recalcado,,,va le a lei federal 13.022 antes de falar besteira

      Excluir
  16. ESSES GUARDA CIVIL SÃO UNS PREGUIÇOSOS, FICA SO NO ZAP GANHANDO DINHEIRO NO FACIL CAMBADA DE SEM O QUE FAZER.

    ResponderExcluir
  17. Mariana Alcântara,sumiu da imprensa,era intrevista a semana toda.Augusto castro, não e besta,cortou as asas dela.kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  18. Não vejo essa tal violência partindo da Guarda Municipal. Sempre leio aqui no verdinho a GM recuperando motos, carros e auxiliando a polícia quando necessário. Já fui abordado numa blitz por eles de maneira educada e respeitosa. Não posso fazer um julgamento tendencioso e precipitado em relação a conduta deles. Nesse momento só posso elogiá-los.
    Já não posso dizer o mesmo em relação a conduta do pessoal do Settran. Esses parecem que ganham somente para multar o cidadão, e, muitas vezes, cometendo injustiça. Parece até que ganham por produzir multas. Eles nunca estão presentes para orientar em horários de picos onde há congestionamento de veículos. Culpo o Secretário de Trânsito que coordena essa fábrica de multas e assessores gananciosos.

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião, bando de inúteis, despreparados, e ainda tem uma LOUCA chamada Roseane pelo meio que só faz comprovar o quão inúteis eles são.

    ResponderExcluir
  20. Tudo com inveja dos GCM , eu vejo o belo trabalho que vocês guerreiros (a) fazem pela nossa cidade, esses comentários negativos são de pessoas frustradas com a vida, sentem inveja de vocês guerreiros.

    ResponderExcluir
  21. Pessoaaaaal... não reclamem!!!na prefeitura e na câmara tem o reflexo do quê é o povo itabunense.. rebanhos de burros.
    Esses caba tem determinado poder,por quê o burro do Fernando cuma os deu e foi vcs que colocaram ele lá.
    Parem de qnd as vésperas das eleições os candidatos chegarem com a cara de cavalo sem vergonha,vcs abrirem o dente e dizer que ele é gente boa."ah teve aqui na rua,teve em minha casa"o retrato disso é lá na câmara ter um vereador feito o mendigo dó Cosme resolve.🖕🤗aqui pra vcs ó!!!

    ResponderExcluir