sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Sem salários há três meses, médicos de Ilhéus enviam carta de demissão à Secretaria Municipal de Saúde

Na manhã desta sexta-feira (01), mais uma "bomba" explode relacionada a gestão da cidade sul baiana de Ilhéus. Não bastassem os altos índices de violência na cidade e o descaso com que a gestão trata o município, refletem, sobretudo, na população, que corre riscos e pouco pode fazer. 

Desta vez, 15 médicos contratados pelo município decidiram publicar uma carta de demissão, destinada à Secretaria de Saúde e justificam que a decisão, se dá, em decorrência dos atrasos salariais que já perduram três meses. 

Confira, na íntegra, o documento enviado pela classe: 

À

Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus C/c ao Ministério Público do Estado da Bahia

Assunto: Exclusão da escala do regime de plantões dos serviços de urgência

Senhor Secretário,

Vimos, por meio deste instrumento, solicitar que os 15 nomes abaixo assinados sejam retirados da escala de serviços de urgência do município de Ilhéus, quais sejam, SAMU, Pronto atendimento, COVID, UPAs e PAS, a partir do dia 01/10/2021.

Posicionamo-nos desta forma em decorrência dos atrasos constantes no pagamento dos vencimentos desde julho do corrente ano, bem como pela falta de previsão no pagamento das competências desde então.

A equipe médica é qualificada e comprometida com a boa prática da medicina, no entanto o próprio sustento está sendo ameaçado diante do atual quadro em que os profissionais encontram-se há aproximadamente 90 dias corridos sem receber o seu respectivo pagamento e sem qualquer previsão para tal, por parte do Poder Público Municipal. Salientamos que a ausência de informação, vinda da coordenação e administração municipais, causa ainda maior insegurança ao quadro já instável vivenciado pela classe médica envolvida em tais atividades no município.

Esperamos que tais débitos atrasados sejam pagos aos profissionais envolvidos e que assim, as atividades habituais possam retornar para garantir o atendimento aos munícipes da cidade.

Destacamos não tratar-se de paralisação ou greve de profissionais de saúde, mas tão somente da retirada de seus nomes da escala de serviços até a regularização dos pagamentos, lembrando não haver entre o município e os médicos qualquer vínculo formal ou contratual, que pudesse configurar tal retirada de nomes da escala, como greve ou paralisação.

Assim, ratificamos que a equipe médica cumprirá somente a escala de plantão ora existente, prevista para o mês de setembro de 2021, retornando, caso seja do interesse deste município, com o pagamento dos vencimentos atrasados aos profissionais envolvidos, que frisamos, trabalharam dignamente e não foram remunerados pelos serviços prestados, tornado insustentável a relação ora existente.

Em tempo, aguardamos um posicionamento da Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus, evitando maiores consequências aos munícipes e resgatando o mínimo respeito à classe médica que tanto se dedica e trabalha em prol da manutenção e melhora da saúde dos cidadãos de Ilhéus.

Ilhéus - BA, 24 de setembro de 2021.

Os médicos que assinaram o documento são: César Henrique Santos Cairo, Clara Nascimento Passos Silva, Daiane dos Santos Santos, Débora Zolet Boneta, Flaviane da Silva do Espírito Santo, Guilherme Martins Pereira Alves, Layse H. N. Almeida, Ludmilla Pires Vieira, Rafaela Rodrigues do Nascimento, Rafael Barbosa Carneiro, Romerito S. A. Duarte, Thainan Lopes Seara, Tiago Barroso Cassar da Silva e Viviane Cunha Souza.


27 comentários:

  1. Ilhéus e Itabuna tá uma fartura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk os prefeitos esquecerão o povo pra bota suas mulheres como candidatas

    ResponderExcluir
  2. O povo gosta é disso, os de Eunápolis e Porto Seguro...deitaram e rolaram com o dinheiro público, o eleitor reelegeu ele em Eunápolis e elegeu a mulher dele pra reforçar a fartura deles, portanto, não reclamem. Ah, pra não esquecer vote em Lula novamente, 🤫🤫🤫🤫🤭🤭🤭🤭🤭🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣...

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro só atrasa o País, tá repreendido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então muda de país, porque ele vai ganhar outra vez. Se não gostar enfia o dedo no na geladeira e rasga.

      Excluir
    2. o que tem haver Bolsonaro com esse caso aí? kkkk Bolsonaro é prefeito de Ilhéus agora é?

      Excluir
    3. Quem paga os médicos é o prefeito de Ilhéus e não o presidente....

      Excluir
  4. Não entendi essa, estava atendendo sem vínculo ou contrato, tava atendendo a convite de boca? Ninguém presta serviço para prefeitura sem formalidade, história mal contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vêis vc chegou la na uti de covid sem respirar e não achou quem lhe atendesse. Ai vc não precisaria de ninguém para contar o acontecido. Passador de pano do carai

      Excluir
  5. Se os técnicos de enfermagem de Itabuna tomassem vergonha na cara e fizessem o mesmo, esses políticos... tentariam resolver com eles também.
    Nós trabalhamos feito burros nesses postos sem nenhuma condição de trabalho pra ganhar um salário mínimo. Aí fica um monte de sem o que fazer cobrando empenho.
    Com qual motivação podemos nos doar para o povo, que merece lógico, sendo mal tratados por esses vermes ano após ano????
    Infelizmente não dá pra fazer muito.

    ResponderExcluir
  6. Um absurdo. Se fosse eu que atrasasse o salario, já teria me complicado na justiça. Herança do governo do PT. Mal pagadores. Aproveitando, FORA PTITE!

    ResponderExcluir
  7. Um absurdo, a gestão de Marão é uma vergonha para todo o Brasil e a Bahia também. Petista fudido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve estar na praia enquanto os profissionais médicos silascam trampando

      Excluir
  8. O povo de Ilhéus não tem vergonha, sofreu 4 anos com esse cidadão, achou pouco e o elegeu novamente...absurdo!!
    Acho é pouco....

    ResponderExcluir
  9. Você bdeve ser um vagabundo e igual ao miliciano bozo

    ResponderExcluir
  10. Vamos atrás dos crentes de assembleia de Deus. Foi os que mais fez campanha desse prefeito. O curral eleitoral evangélico está cada vez mais contaminando esse país. Ver diabo em tudo, menos no pastor da igreja

    ResponderExcluir
  11. Não votaram nesse FDP? Então aguentem bando de jumentos ........

    ResponderExcluir
  12. Sistema todo corrompido , roubam , humilham e perseguem o pião c a certeza q dá em nada , quem se lasca é o pião , bando de FDP.Governo de perseguidores ....e os funcionários demitidos com mais de 25 anos de luta ?Senenhum direito ? Perseguidores👎👎

    ResponderExcluir
  13. Prefeito Esquerdista aliado do Governador. Só podia dar nisso.
    Se essa Administração corrupta faz isso com os médicos imaginem com outras classes de servidores públicos? A esquerda no poder só sabe mentir e roubar. Os exemplos estão escancarados. Quem apoiar políticos corruptos o resultado sempre será esse.

    ResponderExcluir
  14. Uma vergonha vê uma igreja outrora séria, servir de palanque eleitoral para uma trupe de comunistas... Eu vi com meus próprios olhos na campanha passada, Jaques Wagner, Isidorio, Ângelo Coronel, Marão, Angela Souza e muitos outros em cima do"altar" sendo apresentados por um "pastor" que pedia voto descaradamente para os comunistas que ali se encontravam. Onde já se viu pessoas envergar o título de cristão e votar em comunistas... Na próxima reveja seus conceitos. Cristianismo é completamente antagônico ao comunismo. Cristo é liberdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que lugar da Bíblia Jesus pediu votos para COMUNISTAS ou CAPITALISTAS?
      Jesus era um homem sério.
      Contudo, fedorentos e doentes políticos como vc comentarista das 07:44 coloca o nome de Jesus e porcaria defendendo candidatos.
      Jesus sempre criticou a exploração do povo pelos poderosos.

      Excluir
  15. Acéfalos continuem apoiando a esquerda corrupta.

    ResponderExcluir
  16. E tem outros funcionários na mesma condição porém se denunciar serão demitidos.

    Cadê a verba pra pagar os servidores prefeito corrupto e cara de pau.

    ResponderExcluir
  17. A culpa toda são desses Imbecis que reelegeram um parasita por uma cesta básica e dois sacos de cimento.

    ResponderExcluir
  18. ESSE TAL BENTO,VALE NADA!

    ResponderExcluir
  19. Ilhéus tá entregue as baratas com esse governo. O que salvou e salva são as obras do governo estadual e federal.

    ResponderExcluir