quinta-feira, 14 de outubro de 2021

STF tenta acordo entre União e estados do Nordeste sobre Bolsa Família

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes marcou uma audiência de conciliação entre União e estados do Nordeste para tratar de ação sobre cortes no Bolsa Família. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Os estados alegam que, em 2019, houve redução de 1,1 milhão de famílias beneficiadas pelo programa. No Nordeste, onde estão 50% dos vinculados ao Bolsa Família, 428,5 mil deixaram de receber o benefício.

Em dezembro de 2019, o Nordeste tinha 939,5 mil famílias em condição de pobreza extrema sem o benefício. No mês seguinte, foram concedidos pouco mais de 3 mil bolsas (0,32%). No Sul, segundo a ação, foram atendidas 15,7% das famílias na mesma situação.

Segundo a publicação, a audiência será feita na tentativa de um acordo entre as partes. Em 2020, então relator do caso, Maro Aurélio Mello deferiu liminar acolhendo pedido dos estados pela suspensão dos cortes durante a pandemia.

Wellington Dias, um dos autores da ação, diz que “o povo não pode pagar pela richa política do poder central contra governadores e prefeitos do Nordeste”.

2 comentários:

  1. é o bolsonaro acabando com os pobres nordestinos ao qual ele tem coceira de pobre, acha que pobre não é gente, empregada domestica não pode andar de avião, a terra é plana, a puta que pariu ele é vagaba! assim por diante

    ResponderExcluir
  2. Aqui é bolça pedra de crack. Os traficantes agradece

    ResponderExcluir