segunda-feira, 4 de outubro de 2021

WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a instabilidade

WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

A empresa assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la.

A principal hipótese e que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou "agenda de contatos" responsável por levar os internautas às páginas. 

Antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

“Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, disse.

Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?

Por volta das 12h50 desta segunda, o termo "WhatsApp" tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).

Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.

O que dizem as redes?

O executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a empresa enfrenta um "problema de rede", sem dar mais detalhes.

Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".

No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".

Qual a reação dos internautas?

A instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no vídeo abaixo). Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.

É a primeira vez que isso acontece?

Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.

O Facebook perdeu o domínio 'facebook.com'?

Não. No Twitter, usuários comentaram que a falha teria feito o endereço "facebook.com" ficar disponível para venda em sites de registros de domínio.

Porém, a empresa ainda é a proprietária desse endereço. Segundo o site "Who.is", que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o endereço ao menos até 29 de março de 2030.

O domínio "whatsapp.com" seguirá com o aplicativo de mensagens ao menos até 4 de junho de 2030, enquanto o "instagram.com" vale, no mínimo, até 4 de setembro de 2030.

Telegram e outros sites também caíram?

Após a pane global do WhatsApp, o Telegram também sofreu com reclamações. Usuários disseram que tiveram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a dimensão do problema com o Telegram.

Sem acesso aos aplicativos do Facebook, o Telegram se tornou o modo de se comunicar de muitos internautas, além do TikTok e do Twitter — usado pela empresa de Zuckerberg para comunicar a queda de seus aplicativos.

Além dos aplicativos do Facebook e o Telegram, uma série de serviços apresentaram instabilidade, segundo relatos ao Downdetector.

Entre eles, estão: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Google, Whatsapp Business, Twitter, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger, Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.

O que ainda falta ser explicado:

Qual é o motivo da instabilidade no WhatsApp, Facebook e Instagram?

Até a última atualização desta reportagem, ainda não se sabia o motivo da pane que tirou do ar o WhatsApp, o Facebook e o Instagram. A empresa disse se tratar de um "problema de rede".

Por que os erros 'DNS' e '500/5XX' aparecem nas páginas?

Quando o usuário tenta entrar no endereço de qualquer uma das 3 redes, aparece a mensagem "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN", o que leva a especular sobre um erro desse tipo.

O DNS é a "agenda de contatos" da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos "nomes de domínio" (como "globo.com").

A internet só funciona com números, então essa "agenda" cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de "resoluções de domínio") para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

"Muitas você não lembra o número de telefone da pessoa, mas você tem o nome dela. O que aconteceu com os aplicativos do Facebook é algo bastante parecido. O caminho que se leva ao IP do Facebook se perdeu", explica Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e professor da Uerj, em entrevista à GloboNews.

"Os computadores não conseguem chegar ao site, não conseguem chegar às aplicações do Facebook", diz.

Para algumas pessoas que tentaram acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, apareceu um "Erro 500" ou "Erro 5XX". Esse tipo de mensagem geralmente indica uma dificuldade do computador do usuário se comunicar com o servidor do site ou aplicativo.

A falha tem relação com as operadoras?

Não há informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook à instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também cresceram nesta segunda.

O Downdetector registrou picos de reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi! no Brasil. Nos Estados Unidos, houve queixas para os serviços Amazon Web Services, Google, T-Mobile, e AT&T.

14 comentários:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Esse dono do Facebook ta é bilionário

    ResponderExcluir
  3. Afffs que chato😪😪

    ResponderExcluir
  4. Só asim Zé povinho vai cuida da vida e esquece rede social hoje dias ais pessoas elas não se ver. Mais tudo e ZAP só seu Zé e dona Maira e ais novinhas vai cuida da vida tô adorando fica sem redes sociais

    ResponderExcluir
  5. Galera e só vcs abaixar um telegran mêsmo feito do ZAP telegran tá de boa e mais seguro eu uso

    ResponderExcluir
  6. Rapaz por isso que tô vendo pouco gente sem está num Cel sem está num ZAP pasei pelo Bar ali altos casal trocando uma idéia olhando num olho de pro outro

    ResponderExcluir
  7. Que delícia fica sem ZAP e bom que esse povo de Itabuna vai lavar rouba .Zé droguinha vai vende se droga como pelo delivery ZAP estragran quebrou ais penas de muito gente hj coisa boa

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha tomara q fique mas tempo,Deus maravilhoso trazendo a família novamente jesus está voltando .

    ResponderExcluir
  9. EM ITABUNA SÓ TEM ANALFABETO, VÃO ESTUDAR COMEDORES DE JACA. KKKKK

    ResponderExcluir
  10. kkkkk A esquerda falou q é culpa de Bolsonaro tbm

    ResponderExcluir
  11. Sacanagem tava marcando um cruzamento no
    "Fatal Model" O zap parou kkkkkkkkk.
    Mas tá de boa economizei 200tão....

    ResponderExcluir
  12. Uma ruma de analfabetos que não sabem nem escrever dando opinião,mesmo "feito" do zap é cada gente culta que chegar dar medo de tanta inteligência !!

    ResponderExcluir
  13. Em breve a internet mundial será desligada e todos os incautos que digitalizaram o seu dinheiro perderão num piscar de olhos, pois deixou de ser algo físico, palpável como o dinheiro em cédulas e passou a ser algo que não existe, como os números digitais da internet que de R$ 1.000.000,00 poderá passar a ser R$ 0,00 facilmente com um clicar de botão.

    Os "senhores" do mundo já falaram do "Grande Reset" que o reino Terra passará, com isso o caos tomará conta.

    Ordo Ab Chaos


    Busquem ao Senhor Jesus Cristo enquanto pode achá-Lo.

    Eleitos do Altíssimo antes da fundação do mundo, ouçam o chamado do seu Senhor e Salvador.

    Ora vem, Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza algo relacionado ao governo. Só esperar os próximos capítulos

    ResponderExcluir