sábado, 20 de novembro de 2021

Aparente crescimento local, apagamento nacional: negros na TV só chegam a 20%

 

Ligar a televisão e ver um negro aparecer com frequência em um telejornal há alguns anos era algo utópico. E quando se fala em alguns anos, é no sentido curto do termo: o maior telejornal do país só foi ter um negro em sua banca 33 anos após a sua 1ª exibição, com Heraldo Pereira assumindo a bancada do Jornal Nacional.

Os tempos aparentemente mudaram e, pelo menos no jornalismo local, o público da cidade mais negra fora da África já consegue reconhecer um dos seus ao ligar a televisão e dar de cara com um profissional negro passando a informação, e não obrigatoriamente fazendo parte de uma estatística dolorosa. 

Este é o caso do recém chegado Felipe Oliveira, repórter da TV Bahia, que emocionou os seguidores ao compartilhar com o público as mensagens de apoio que recebe ao ostentar seu black power no "horário nobre" dos baianos.

Ao completar 1 mês na emissora, o jornalista, que já teve passagem pela Band Bahia, celebrou ser mais um dos rostos que inspiram jovens negros a seguirem seus sonhos. //Bahia Noticias

16 comentários:

  1. Não sei porque não entendo porque aquela mulher foi assinar aquele lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fascista só se esconde no anonimato, lixo humano não reciclável.

      Excluir
  2. Negros merecem todo respeito do mundo , mais acho errado cota de negros onde quer que seja ,assim como os brancos os negros têm capacidade intelectual para ser o que quiserem. Vai me dizer que não existem negros bem sucedidos na vida ? Sou afro decendente com muito orgulho e bahiano .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por essas e outras que tem que ter cota... olha seu português, amigão!!

      Excluir
  3. Curioso isto, a mídia no geral, principalmente o império Globo sempre combateram a discriminação, não só da cor da pele, mas também, sobre vários outros tipos de discriminação? O povo burro infelizmente acredita neste contos de fadas, as novelas, tudo o que existe na mídia, televisão, a porra que for, sempre terá o intuito de deixar bem claro que a discriminação é estabelecida por eles do próprio sistema. Conta de vagas para negro, indígenas, pardos etc.

    ResponderExcluir
  4. bestage manoo.Isso vai da compatencia das pessoas.Negocio estar chato já

    ResponderExcluir
  5. Desse jeito tem que voltar para África lá e melhor do que aqui né Zé povinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem q voltar pra África pq eles são brasileiros, e por seus antepassados terem sofrido toda sorte de abusos, o que os impede hoje de ter uma vida melhor, merecem sim todo tipo de reparação.

      Excluir
  6. Se tratar de desigualdade racial oferecendo cotas para pessoas de pele negra, isso é um absurdo, afinal de contas todos nós somos capazes intelectualmente..
    Devemos ter equidade social independente de sua etnia, não é a cor da pele que define o caráter, então é preciso parar com essas divisões negros e brancos, todos nós temos uma raiz africana..pois o que define a cor não é a cor da pele e sim o cabelo, há muitos que se dizem brancos mais o cabelo é afro e aí? Então parem de ficar dividindo a nação brasileira, todos nós somos iguais perante ao criador...

    ResponderExcluir
  7. A própria matéria é discriminatória pois não menciona a capacidade individual de cada elemento, uma vez que, independente da cor da pele, cada pessoa tem a sua vocação. Não se enganem, neste caso tem alguèm do lado que vai sussurar: tome cuidado para não cagar na câmera! As pessoas são maldosas por natureza e não reconhecem a capacidade de alguém, especialmente se for pobre e oriundo da periferia. Afinal, qual a diferença entre os humanos?

    ResponderExcluir
  8. pra quê essa materia babaca? cobrar o quê? sou negro e não preciso de cotas ,ou melhor! não precisamos.
    sem contas conquistamos todos os pódios do mundo, melhor em todos os esportes; rei do futibol,do jazz,basquete,blues,rei do pop,melhor do golf,presidente dos estdos e não preciso nem citar os autores e atores de hollywood.nós negros somos infinitamente capazes sem precisar querer diminuir quem quér que seja.

    ResponderExcluir
  9. Existe somente uma raça que é a humana, o resto é mimimi!

    ResponderExcluir
  10. "Representam apenas 20%". Deve ser porque, segundo os últimos censos, o número de negros no Brasil não chegam nem a 15%. São pouco mais de 10%.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que o racismo só irá acabar quando essa imprensa medíocre parar de fazer essas matérias diferenciando as pessoas e acabarem de vez essa coisa de cotas para negros. Todos somos iguais, então deveremos ser tratados de formas iguais, que contratem os mais qualificados independente de raça, cor, religião ou opção sexual. Todos somos filhos do mesmo pai.

    ResponderExcluir
  12. idiotice e MENTIRA. OS DE PELE ESCURA SÃO EM MAIOR NÚMERO SÓ NOS JORNAIS DA BAHIA, EXCETO NOS OUTROS ESTADO. A NÃO SER LÁ NO RIO GRANDE DOS UL EM QUE A POPULAÇÃO EM SUA MAIORIA, BRANCA. ISSO PORQUE A GRANDE MAIORIA LÁ É BRANCA MESMO. E OUTRA, SE A MAIORIA DOS CRIMINOSOS SÃO NEGROS, É PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS NO BRASIL SÃO NEGROS. NÃO TEM COMO NÃO SER DIFERENTE. BABAQUICE!!"

    ResponderExcluir